terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Da apreensão à solução: ataque do Bota dispara e quer 'caprichar' mais


Comandante da linha de frente mais positiva do Carioca até aqui, Loco Abreu exalta número de chances criadas e volta a cutucar gramados ruins

Por André Casado Rio de Janeiro

Nas primeiras semanas de Campeonato Carioca, o Botafogo teve dificuldades para criar chances claras de gol e fez o técnico Oswaldo de Oliveira praticar exaustivamente as finalizações, em especial partindo das bolas aéreas. Aos poucos, o panorama foi melhorando e, hoje, na reta final da primeira fase da Taça Guanabara, o clube lidera a estatística de ataque mais positivo, com 14 em seis partidas - mesmo que tenha ficado dois destes confrontos sem balançar a rede. A virada, segundo o atacante Loco Abreu, se deve à sintonia da equipe e às condições dos campos.

- Sabíamos que não era um problema interno, mesmo quando começou a se falar em turbulência. Lamentavelmente alguns campos não deixam nenhum dos times jogar como querem. Quando os campos foram ruins, tivemos atuações ruins. Já em todos os jogos no Engenhão fomos bem. Procuramos melhorar e correr atrás da perfeição. É difícil, mas, quanto mais se trabalhar, podemos chegar perto dela. Não pode se conformar. Tem de haver autocrítica dos jogadores e cobrança do técnico sempre - ensinou o uruguaio, também discorrendo sobre a ponderação de Oswaldo sobre os gols perdidos.

maicosuel botafogo x  bonsucesso (Foto: Satiro Sodré/Agif)Jogadores alvinegros comemoram um dos quatro gols sobre o Bonsucesso (Foto: Satiro Sodré/Agif)

Apesar dos cinco gols na competição - três deles nos últimos dois jogos, sendo dois de pênalti - Loco não tem sido tão efetivo como em outros momentos. Nada que o preocupe, no entanto.

- Ninguém quer errar o gol, mas cada jogo tem uma história. O time está criando, é o que importa. Seria preocupante se eu estivesse correndo para um lado e a bola indo para o outro. Só falta caprichar um pouco mais. A mira está boa, tem de manter assim - crê o jogador, que, isento de vaias, não se considera intocável no Botafogo por ter se tornado um ídolo.

Com 14 gols, o Botafogo supera Boavista, com 13, e Vasco, 12, na lista de melhores ataques da Taça GB até aqui

- Acho que fazer gols, ter carisma e ter chegado já com o título carioca de 2010, isso tudo são situações especiais que marcam o torcedor. Aqueles que ficaram dessa época, que já não são muitos (Jefferson, Antônio Carlos e Fábio Ferreira, dos titulares), vão sempre ter uma lembrança boa guarda na memória. E o o público acaba tendo mais paciência do que com os outros - opinou.

Maicosuel também não vê os números com surpresa. Para o meia, era questão de tempo.

- Esse bom momento ofensivo é fruto do trabalho do Oswaldo e da evolução natural que estamos tendo com o passar dos jogos. Todo mundo está mais entrosado, mais próximo do seu melhor nível técnico. A tendência é que isso seja mostrado em campo. É claro que ainda temos muito para melhorar, que o Campeonato Carioca não é o melhor parâmetro tendo em vista as maiores aspirações do Botafogo para esse ano, mas está claro que o caminho a ser seguido é esse. O mais importante de tudo é termos equilíbrio. É isso que o Oswaldo quer e o que estamos começando a mostrar nos jogos - disse o camisa 7, autor de três gols.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/02/da-apreensao-solucao-ataque-do-bota-dispara-e-quer-caprichar-mais.html

Nenhum comentário: