sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Chuva: o adversário mais temido no Desafio 4x4 de vôlei de praia


Em 2011, temporal impediu a realização do jogo final. Sexta começa com
chuva em SP, que deve continuar até sábado. Tempo deve abrir no domingo

Por Alfredo Bokel e Ana Carolina Fontes Rio de Janeiro

De um lado da quadra, estarão as duplas brasileiras Ricardo/Pedro Cunha e Juliana/Larissa. Do outro, os rivais americanos Rogers/Dalhausser e Kessy/Ross. Mas o adversário mais temido da 5ª edição do Desafio 4x4 de vôlei de praia vem de cima: a chuva. Em 2011, um forte temporal no Guarujá (SP) impediu que a partida final, entre os quartetos, fosse realizada. Na ocasião, a premiação foi dividida e o título acabou ficando com o Brasil, que no dia anterior superou o tempo ruim e levou a melhor nos duelos das duplas.

juliana larissa vôlei de praia circuito mundial haia (Foto: Getty Images)Juliana (esq.) e Larissa já enfrentaram a chuva na Holanda, no Circuito Mundial em 2011 (Foto: Getty Images)

Um ano depois e a aproximadamente 90 km de distância, o Desafio deste fim de semana será realizado na Represa Guarapiranga, Zona Sul de São Paulo. Esta sexta-feira, dia reservado para os treinos das quatro duplas, começou com muita chuva e cerca de 15°C em São Paulo. A previsão do tempo para sábado, dia dos jogos de duplas, indica mais chuva a qualquer hora do dia e a expectativa para domingo é de que o tempo melhore pela manhã, quando será realizada a partida 4x4.

Os atletas já se mostram precavidos para lidar com possíveis interferências do clima nos jogos, que vão valer o desempate entre Brasil e Estados Unidos no evento, disputado desde 2008. Até aqui, 2 a 2.
A chuva atrapalha. A bola fica mais pesada e escorregadia, prejudica o levantamento, a visão, fora o risco de empossar a quadra. Podemos sofrer uma lesão... Deus me livre, esse ano tem Olimpíada"
Larissa, parceira de Juliana para Londres 2012

Jogos de Londres 2012, na Inglaterra.
Estreante entre os brasileiros no evento, Pedro Cunha conta com a ajuda dos companheiros para se adaptar à modalidade. Mas quando o assunto é a chuva, ele usa a experiência para dar dicas de como superar a adversidade. Porém, alerta para um risco ainda maior.
- Como a bola fica molhada, eu, que levanto muito de toque, passaria a levantar de manchete. Mas o grande perigo são os raios, já que a estrutura da arena é toda metálica - advertiu.

FRAME chuva cancela desafio 4x4 de vôlei de praia (Foto: Reprodução)Areia em praia do Guarujá virou lama e impediu o jogo final do Desafio 4x4 ano passado (Foto: Reprodução)

Único atleta presente em todas as edições do Desafio, Ricardo conta que já teve partidas adiadas tanto por causa de raios quanto alagamentos.
- A partida do 4x4 ano passado foi cancelada porque a chuva alagou a quadra e ficou perigoso jogar, os atletas não enxergavam os buracos. Outro grande perigo são os raios. Já tivemos jogos adiados numa etapa do Circuito Mundial na Holanda, também em 2011. Será uma pena se chover, mas vôlei de praia é assim mesmo, está sujeito ao clima.

Dos males, o menor: o frio não vem
Se a chuva é motivo de preocupação para brasileiros e americanos no Desafio 4x4, pelo menos o frio não deve dar as caras. A temperatura para este sábado e domingo em São Paulo ficará entre 16° e 27°, segundo previsões meteorológicas.

- Dependendo do lugar, é muito ruim. Nos países frios, a chuva é gelada, parecem cubinhos de gelo. Aqui já é uma chuva tropical, dá até para jogar de biquíni. Mas o vôlei de praia combina com sol, verão, calor, areia fofa - afirma Juliana, que já se colocou na torcida pelo tempo aberto no fim de semana.

Nesta sexta-feira, as equipes vão treinar na Arena Guarapiranga. No sábado, a partir das 14h (de Brasília), serão realizados os dois jogos de duplas, que valem um ponto cada, com transmissão do SporTV. Já no domingo, é a vez da partida 4x4, que vale três pontos e vai definir o campeão do Desafio, ao vivo pela TV Globo, dentro do Esporte Espetacular.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/programas/verao-espetacular/noticia/2012/01/chuva-o-adversario-mais-temido-no-desafio-4x4-de-volei-de-praia.html

Nenhum comentário: