sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Djokovic vira partida de 4h50m sobre Murray e volta à final em Melbourne


Número 1 enfrentará Rafael Nadal pela terceira vez seguida em um Slam

Por GLOBOESPORTE.COM Melbourne, Austrália
Não foi bonito, mas sobrou drama, e Novak Djokovic está em mais uma final de Grand Slam. Em um jogo de 155 erros não forçados, muitas quebras de saque e 4h50m de duração, o número 1 do mundo chegou fisicamente melhor no quinto set, derrotou Andy Murray de virada e se classificou à decisão do Australian Open por 6/3, 3/6, 6/7(4), 6/1 e 7/5.

Novak Djokovic tênis Australian Open semifinal (Foto: Reuters)Novak Djokovic tentará seu terceiro título no Australian Open (Foto: Reuters)

Com o resultado desta sexta-feira, Djokovic enfrentará Rafael Nadal em uma final de Grand Slam pela terceira vez consecutiva. O espanhol, que derrotou Roger Federer na outra semi, também decidiu o Torneio de Wimbledon e o US Open do ano passado contra o sérvio. Em ambas ocasiões, Djokovic saiu vencedor em quatro sets.

Trinta e cinco erros no primeiro set
O primeiro set foi marcado por muitas trocas de bola e poucos ataques. Os dois atletas cometiam mais erros do que executavam bolas vencedoras, e Djokovic levou a melhor porque falhou menos. Mesmo agredindo pouco (só cinco winners), o sérvio conseguiu duas quebras no saque de Murray e fechou a parcial em 6/3.

O jogo não mudou no começo do segundo set. Com seguidas falhas de Murray, que já somava 30 erros não forçados no jogo, o número 1 abriu 2/0. De repente, quando aparentava abatimento, o britânico parou de errar. Devolveu a quebra com bons ataques, ganhou confiança e, quando venceu o sexto game também no serviço de Djokovic, abriu 4/2. Com o sérvio adotando uma postura mais passiva, os pontos eram decididos, em sua maioria, por erros e acertos do britânico. Murray ainda cedeu uma quebra no sétimo game, mas conseguiu outra no oitavo. No nono, sacando para o set, teve de sair de 15/40 para fazer 6/3.

Andy Murray tênis Australian Open semifinal (Foto: AP)Andy Murray errou muito no começo e chegou
esgotado ao quinto set da partida  (Foto: AP)

O terceiro set foi dramático, e os dois tenistas, com 2h30m de jogo, davam sinais de cansaço. Djokovic fazia longas pausas após os pontos que perdia, e Murray levava seu isotônico para o fundo de quadra e bebia entre um ponto e outro. Com uma quebra para cada lado, a parcial chegou emocionante aos últimos games.
Sacando em 4/5, o britânico precisou salvar três set points para seguir vivo. Murray aproveitou o momento, quebrou o saque de Djokovic e sacou para a parcial. Faltou, contudo, fechar. O escocês fez uma dupla falta, jogou duas direitas para fora e perdeu o serviço. A decisão foi, então, para o tie-break. Enfim, Murray brilhou. Ganhou os pontos mais importantes e, com um saque que Djokovic não conseguiu devolver, fechou a parcial e tomou a frente no placar.

O número 4 do mundo não conseguiu manter-se na dianteira por muito tempo. Murray começou mal o quarto set e, com oito erros não forçados nos três primeiros games, perdeu o saque duas vezes. Djokovic disparou no placar, e o escocês nem fez força para tentar uma recuperação. Com ótimas devoluções, o sérvio conseguiu ainda outra quebra, fez 6/1 e forçou o quinto set.

Na última parcial, Murray já não estava bem fisicamente. Djokovic, por sua vez, errava pouco e já não se queixava das dores do terceiro set. O sérvio corria com intensidade atrás de todas as bolas até que o britânico não resistiu. Depois de salvar três break points no quarto game, Murray cedeu a quebra no sexto. O número 1 soltou um grito, vibrou e jogou ainda mais solto nos games seguintes para colocar 5/3 no placar.
Última reação
Na hora de fechar o jogo, Nole bobeou. Jogou um game sem arriscar, enquanto Murray partiu para a definição dos pontos e teve sucesso. Sem ganhar um ponto, Djokovic perdeu o saque e viu o oponente confirmar em seguida para empatar a parcial em 5/5. O jogo oscilava, e Murray não só empatou como chegou a mais três break points no 11º game. O sérvio, porém se salvou: um bom saque, uma paralela incrível de direita e um erro não forçado do rival.
Foi a última chance do britânico. Sacando em 5/6, cometeu três erros e cedeu os primeiros match points do jogo. Logo de cara, Diokovic encaixou duas boas direitas, subiu à rede e, com um bom voleio, definiu a partida.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/01/djokovic-vira-partida-de-4h50m-sobre-murray-e-volta-final-em-melbourne.html

Nenhum comentário: