quarta-feira, 4 de maio de 2011

Enderson rebate acusações do Sheik e as trata como insignificantes

Treinador tenta minimizar polêmica entrevista de Emerson, mas não deixa de responder declarações que questionam sua liderança no elenco do Flu

Por Cahê Mota Direto de Assunção, Paraguai

Enderson Moreira Fluminense (Foto: Edgard Maciel de Sá / GLOBOESPORTE.COM)Enderson Moreira evita entrar em polêmica
(Foto: Edgard Maciel de Sá / GLOBOESPORTE.COM)

Enderson Moreira bem que tentou se esquivar das polêmicas envolvendo as declarações do Sheik Emerson, disse que não tinha que comentar as acusações de falta de comando no Fluminense, mas acabou levando cinco dos dez minutos de entrevista coletiva, em Assunção, no Paraguai, falando sobre o assunto. Citado nominalmente pelo atacante em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM, o treinador minimizou em um primeiro instante a importância das declarações. Entretanto, não conseguiu esconder o desconforto. Primeiro nas feições. Depois, nas palavras.

- O Emerson perdeu uma grande oportunidade para ajudar a equipe em campo. A partir do momento em que o jogador não faz mais parte do grupo, tudo que ele venha falar é insignificante. É algo indiferente dito por uma pessoa que está de fora. E quem está de fora pode falar muitas coisas. Não tenho que discutir ou justificar nada. Estou concentrado no jogo.

O comandante interino, por sua vez, cutucou Emerson ao relembrar atos de indisciplina, como o atraso a dois treinos nas últimas semanas de clube.
- Ele não me conhece pessoalmente, eu o conheci muito pouco neste período, mas acho que o profissionalismo está acima de tudo. Temos que respeitar as coisas. Não vejo com normalidade atrasos. Não me sinto à vontade com isso. Essa foi a cobrança que foi feita em cima dele. São águas passadas.

Enderson Moreira criticou ainda a forma como o jogador, autor do gol do título do último Brasileirão, se despediu do Tricolor. Mesmo que indiretamente, o treinador deixou claro que o atacante saiu pelas portas dos fundos.

- Temos outros objetivos e a instituição está acima de tudo. Defendo com toda força e vontade a instituição. Não devemos abrir mão disso. Da mesma forma que entrei pela porta da frente, tenho a convicção de que quero sair pela porta da frente. É isso que quero falar.

Interino no comando da equipe, o treinador comanda o tricolor até a provável chegada de Abel Braga, em junho. Diante do panorama, ele se mostrou tranquilo com a polêmica na qual se viu envolvido.

- São coisas normais. Assim como não me entusiasmo com elogio de jogador. Faço o meu trabalho independentemente do que cada um acha.

A ausência de Souza nas duas partidas contra o Libertad também foi apontada por Emerson como represálias por sua amizade com o apoiador. O treinador também abordou o tema.

- De fora, ele tira as coisas da cabeça dele. O Emerson não faz mais parte do nosso dia a dia. O jogador tem que buscar seu espaço em campo, com bons treinamentos e atuações. Se um foi preterido é em função da qualidade técnica. O Souza perdeu a posição para o Marquinho, que está claro que é um jogador muito importante para a equipe.

Sobre o fato de adotar postura democrática até mesmo no que diz respeito a escalação da equipe, Enderson Moreira confessou que recebe, sim, jogadores para debater o assunto. No entanto, deixou claro que teve esse tipo de diálogo, que considera normal, com o próprio Sheik.

- Tenho um diálogo aberto com todos os jogadores, inclusive ele. Já o chamei algumas vezes. Por que ele não falou isso? O chamei em busca de explicações, o motivo de atrasos. É normal. Ele queria que eu não expusesse o que penso? Falo com todos, converso, digo o que acho que cada um pode desenvolver mais. A relação é de muito respeito. Não seria legal eu, como comandante, não ter diálogo com meus comandados. Não é essa a liderança que eu quero exercer, como algo de cima para baixo que deve ser acatado. Troco ideias. Ele também já teve essa oportunidade, mas não deve ter a memória boa.

Em meio a esta polêmica, o Fluminense encara o Libertad nesta quarta-feira, às 21h50m (de Brasília), no estádio Defensores del Chaco, em Assunção, pelas oitavas de final da Libertadores. O Tricolor pode até perder por um gol de diferença para encarar Vélez Sarzfield ou LDU nas quartas.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/fluminense/noticia/2011/05/enderson-moreira-evita-polemica-apos-declaracoes-de-emerson.html

Nenhum comentário: