quarta-feira, 4 de maio de 2011

Com ou sem emoção? Flu encara Libertad em nova decisão na Libertadores

Ao contrário da primeira fase, porém, Tricolor entra no gramado do Defensores del Chaco podendo perder por até um gol para avançar às quartas de final

Por Cahê Mota Assunção, Paraguai

Pelo menos na teoria, desta vez não vai ter sufoco. Porém, quando se trata do Fluminense, não custa nada ficar atento e lutar durante os 90 minutos. E é desta maneira que o Tricolor entra no gramado do Defensores del Chaco, em Assunção, no Paraguai, para enfrentar o Libertad, às 21h50 (de Brasília) desta quarta-feira, pelas oitavas de final da Taça Libertadores da América.
treino Fluminense Estádio del Chaco (Foto: Cahê Mota / Globoesporte.com)treino Fluminense Estádio del Chaco (Foto: Cahê Mota / Globoesporte.com)

Se comparada a primeira fase, quando conquistou a classificação nos minutos finais da última partida, com a vitória por 4 a 2 sobre o Argentinos Juniors, em Buenos Aires, a situação desta vez está bem mais tranquila. Com o 3 a 1 diante dos paraguaios na partida do Engenhão, na última quinta, o Flu pode até perder por um gol de diferença que avança às quartas de final para encarar Vélez Sarzfield, da Argentina, ou repetir o fantasma da LDU, do Equador - no primeiro jogo, em casa, os argentinos fizeram 3 a 0, e decidem a vaga quinta-feira, na altitude de Quito -. A repetição do placar da partida do Rio de Janeiro leva a decisão na capital paraguaia para os pênaltis. Mas a situação ainda pode ficar melhor para o Flu caso marque dois gols. Assim, pode até perder por 4 a 2 em diante que segue na competição mais importante das Américas.

Para a partida, Enderson Moreira tem o retorno de Deco, que fica à disposição, mas no banco de reservas. Pela quarta vez, o treinador repetirá a escalação da equipe. Já os paraguaios têm o retorno de seu principal jogador: o meia Sérgio Aquino. O GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real a partida do Defensores del Chaco, que terá arbitragem do uruguaio Roberto Silvera. Os compatriotas Mauricio Espinoza e Marcelo Costa serão os auxiliares e compõem o trio da Fifa.
header o que esta em jogo
Libertad: dono da segunda melhor campanha da primeira fase da Libertadores, o time paraguaio pode ver ruir já nas oitavas de final o sonho de conquistar o título inédito. Com duas passagens pela semifinal na história da competição, a equipe guarani precisa vencer por 2 a 0 ou a partir de três gols de diferença para avançar às quartas de final. Um novo 3 a 1, como no primeiro jogo, leva a decisão para os pênaltis, e vitória por somente dois gols a partir deste placar dá a vaga ao Flu.

Fluminense: após a classificação heroica para as oitavas de final em uma primeira fase irregular, o Tricolor entra em campo "tranquilo". Com a vantagem construída no Engenhão, derrota por um gol garante a equipe de Enderson Moreira na fase seguinte. Por dois gols, qualquer revés a partir de 4 a 2 também é suficiente.
header as escalações 2
Libertad: para partida decisiva, o técnico Gregório Perez tem o retorno de seu principal jogador, o experiente meia Sergio Aquino, desfalque no jogo de ida. O jogador entra na vaga de Rojas no meio-campo da equipe que tem apenas uma dúvida na escalação: Nuñez ou Maciel no ataque para jogar com Pavlovich. O Libertad deve entrar em campo com Vargas, Bonet, Portocarrero, Canuto e Miguel Samudio; Ayala, Cáceres, Aquino e Gamarra; Núñez (Maciel) e Pavlovich.

Fluminense: sem problemas de lesão, Enderson Moreira repetirá pela quarta vez consecutiva a equipe titular. Julio Cesar, que sofreu uma lesão no joelho esquerdo na partida da última quinta-feira, está recuperado e confirmado. Já no meio-campo, Deco, também liberado pelo departamento médico, fica no banco, enquanto Marquinho é mantido. O Tricolor entra em campo com Ricardo Berna, Mariano, Gum, Edinho e Julio Cesar; Valencia, Diguinho, Marquinho e Conca; Fred e Rafael Moura.
header fique de olho 2
Libertad: além de ídolo local, o apoiador Sérgio Aquino é o principal articulador de jogadas da equipe paraguaia. Sua volta ao time titular após lesão que o impediu de jogar no Rio de Janeiro é vista como principal esperança paraguaia para surpreender o Tricolor.

Fluminense: um dos jogadores mais regulares do Flu nas últimas temporadas, Gum completa 100 jogos com a camisa tricolor na partida que será realizada no Defensores del Chaco. E o zagueiro terá papel preponderante para a classificação, uma vez que se a defesa não sofrer gols a equipe estará nas quartas de final.
header o que eles disseram
Gregorio Pérez, técnico do Libertad: "Estamos bem. A parte mental é muito importante para esta partida, e estamos conscientes de que jogamos bem o primeiro jogo. Vamos buscar ser equilibrados em campo para que não nos surpreendam".

Enderson Moreira, técnico do Fluminense:
"Temos que entrar em campo concentrados e envolvidos no jogo. Viemos para o Paraguai com uma vantagem, mas não vamos sentar em cima dela e esperar que as coisas aconteçam. Pelo contrário. Vamos buscar o jogo. Também queremos a vitória. É lógico, tomando as devidas precauções defensivas, mas com boas saídas de contra-ataque".
header números e curiosidades
* Fluminense e Libertad já se enfrentaram cinco vezes na história e o Tricolor jamais saiu derrotado. Foram quatro vitórias contra somente um empate. Os cariocas marcaram nove gols e sofreram três.

* Esta é a quarta vez que as duas equipes se enfrentam pela Libertadores. No retrospecto, mais uma vez ampla vantagem brasileira: três vitórias em três jogos. Duas na Libertadores de 2008 e uma neste ano.

* Desde que Enderson Moreira assumiu o Flu, a equipe perdeu somente uma vez em nove compromissos: diante do Nacional, por 2 a 0, no Uruguai. De resto, são seis vitórias e dois empates.
header último confronto v2
 Fluminense e Libertad começaram a disputa por uma vaga nas quartas de final da Libertadores na última quinta-feira, no Engenhão. Após apagão da luz antes do apito inicial e da equipe no começo do segundo tempo, o Tricolor demonstrou sua superioridade e venceu por 3 a 1, com gols de Rafael Moura, Marquinho e Conca. Gamarra descontou. Assista ao lance no vídeo.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/libertadores/noticia/2011/05/com-ou-sem-emocao-flu-encara-libertad-em-nova-decisao-na-libertadores.html

Nenhum comentário: