quarta-feira, 4 de maio de 2011

Bernardinho completa dez anos à frente da Seleção

Uma década depois de sua estreia, técnico acumula conquistas de todos os campeonatos disputados pelo Brasil

Bernardinho (Foto: Antonio Lacerda/EFE) Bernardinho: 27 títulos em dez anos na Seleção masculina (Foto: Antonio Lacerda/EFE)

Luiz Paulo Montes
Publicada em 04/05/2011 às 01:10
São Paulo (SP)

Dia 4 de maio de 2001. Cinco meses e meio depois de ser anunciado como novo técnico da Seleção masculina, no lugar de Radamés Lattari, Bernardinho estreava no comando do time nacional.

Receba primeiro as notícias do vôlei no seu celular!

Nos Jogos Olímpicos de Sidney (AUS), em 2000, Bernardinho ficara com a medalha de bronze com as meninas do Brasil. E a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) julgou o técnico capaz de reerguer o voleibol masculino, que contava com jogadores como Giovane e Marcelo Negrão, e vinha de um modesto sexto lugar na Austrália.

Veja as conquistas de Bernardinho nos 10 anos de Seleção

FOTOS:
Os dez anos de Bernardinho na Seleção

Nenhuma mudança poderia ter dado tão certo. Hoje, dez anos depois da estreia de Bernardinho, em um amistoso contra a Noruega, em Portugal, o vôlei brasileiro se tornou o melhor do mundo. Tricampeão mundial, octocampeão da Liga Mundial e campeão olímpico.

Sob a batuta do maestro Bernardinho, os números impressionam. São 349 jogos, com 313 vitórias e só 36 derrotas, – um aproveitamento de 89,6% pela Seleção. Ao todo, são 35 campeonatos disputados e 27 medalhas de ouro no peito. Ou seja: o Brasil foi campeão de 77% dos torneios que jogou sob o comando do técnico. Na era Bernardinho, o país venceu, ao menos uma vez, todos os campeonatos que disputou.
____________________________________________________________
Veja algumas declarações de personagens que ficaram marcados nos dez anos de Bernardinho à frente da Seleção Brasileira:


Gustavo e Nalbert:
símbolos de Bernardinho na Seleção

Hugh Mccutcheon:
'Vencer o Bernardinho foi especial'

 
Ary Graça
'Ele é o melhor do mundo no masculino'
____________________________________________________________

A ESTREIA NA SELEÇÃO E OS 12 COMANDADOS


O jogo
Bernardinho comandou a Seleção masculina pela primeira vez no dia 4 de maio de 2001. O adversário foi a Noruega, no primeiro de três jogos preparatórios para a Liga Mundial, que, posteriormente, o Brasil conquistaria. Foi na Liga, aliás, que Bernardinho fez seu primeiro jogo oficial, no dia 11/05.

Resultado
O Brasil venceu o confronto, disputado na cidade de Faro, em Portugal, por 3 sets a 0 (parciais de 25-13, 25-23 e 25-14).

BONS E MAUS MOMENTOS NA SELEÇÃO

Títulos
Em seus dez anos na Seleção, Bernardinho conquistou 27 títulos em 35 campeonatos disputados. Os principais: três mundiais, uma Olimpíada e oito Ligas Mundiais. Bernardinho destacou-se também por saber conduzir bem o processo de renovação da equipe. Saíram jogadores, entraram outros, e os resultados continuaram sendo muito positivos para o Brasil.

Polêmicas
Em 2007, pouco depois de o Brasil ganhar a Liga Mundial, o técnico se viu em uma polêmica que nunca foi bem explicada. Antes dos Jogos Pan-Americanos do Rio, ele cortou o levantador Ricardinho da equipe e convocou Bruninho. Os dois ficaram três anos sem se falar. Já no ano passado, no Mundial da Itália, o técnico entrou em quadra com um time reserva no jogo contra a Bulgária. A derrota favorecia a Seleção.

Nenhum comentário: