sexta-feira, 8 de abril de 2011

Avesso ao perfil psicólogo, Muricy quer profissional para cuidar do Peixe

Treinador afirma que não gosta de pilhar atletas e pede psicólogo do esporte. Ele também planeja palestras sobre arbitragem para os jogadores

Por Adilson Barros e Julyana Travaglia Santos, SP

muricy ramalho santos  entrevista coletiva (Foto: Marcos Ribolli/ GLOBOESPORTE.COM)Muricy quer profissional para cuidar da cabeça dos
atletas (Marcos Ribolli/ GLOBOESPORTE.COM)

Nos outros clubes pelos quais passou, Muricy Ramalho sempre deixou claro que seu perfil não era o de psicólogo. Adepto do "Aqui é trabalho, meu filho", o treinador do Santos afirmou que seguirá essa linha de pensamento na Vila Belmiro. Nada de apelar para o emocional antes de uma partida ou pilhar os atletas para conseguir o resultado. Na cartilha do novo treinador alvinegro, essa é a função de alguém especialista no assunto. Alguém que ele quer ter por perto para ajudá-lo a controlar os jogadores, principalmente os mais jovens.
- De vez em quando dou palestras e falo sobre motivação. Mas é um absurdo um jogador do Santos, com essa estrutura toda, essa torcida, ter alguém para motivar o cara. Por isso não acredito nessas palestras motivacionais. Aí você põe pilha no cara e ele esquece tudo o que treinou. Não gosto de bilhetinho no travesseiro, dizer que é o melhor do mundo, aquelas mentiras que outros treinadores falam. Não tem vídeo com o filhinho ou com a avó, não existe isso. Tem é de estar bem informado - disse Muricy.
O treinador ressaltou, porém, que acredita na psicologia do esporte, "que é a pessoa que conhece e sabe lidar com o atleta". Muricy faz questão de ter um profissional assim na comissão técnica, no trabalho do dia a dia, para conversas reservadas com os atletas.
- É feito um trabalho individual com cada um, uma pessoa que não apareça, que dê poucas entrevistas. São pessoas que têm esse nível e vamos buscar para que ajude o técnico a lidar com o atleta. Só para ajudar quando precisar de uma palavra ou conversa - explicou o treinador.
Conhecido por se preocupar com a disciplina dos seus atletas, Muricy também comentou sobre os cartões vermelhos que Neymar, Zé Eduardo e Elano receberam na vitória sobre o Colo Colo, na última quarta-feira - os três estão fora do confronto com o Cerro Porteño, marcado para quinta-feira, no Paraguai. Para resolver essa questão, o treinador pretende programar conversas com árbitros para que o time não sofra com as baixas inesperadas.
- Em todos os times que dirijo, sempre tem na pré-temporada uma aula de arbitragem aos jogadores. É bom porque mudam algumas coisas, é um trabalho importante. Libertadores é difícil porque o árbitro brasileiro é diferente do uruguaio ou paraguaio. Mas, como técnico, tenho a obrigação de passar como é a arbitragem. Se possível, seria importante trazer esse pessoal.
muricy ramalho santos  treino (Foto: Marcos Ribolli/ GLOBOESPORTE.COM)O lateral-direito Jonathan se apresentou a Muricy durante treino (Foto: Marcos Ribolli/ GLOBOESPORTE.COM)

FONTE:

Nenhum comentário: