sexta-feira, 8 de abril de 2011

Muricy: 'Escolhi o Santos porque aqui tenho possibilidade de vencer'

Técnico se mostra feliz por iniciar trabalho no Peixe, planeja conversas com Ganso e Neymar, elogia estrutura do clube e a qualidade do elenco

Por Adilson Barros e Julyana Travaglia Santos, SP

muricy ramalho santos  treino (Foto: Marcos Ribolli/ GLOBOESPORTE.COM)Muricy Ramalho comanda primeiro treino no Peixe
(Foto: Marcos Ribolli/ GLOBOESPORTE.COM)

Depois de quase um mês parado, Muricy Ramalho voltou a comandar um treino. Na tarde desta quinta-feira, o treinador fez o seu primeiro trabalho à frente do Santos, visando a partida deste domingo, contra o Americana, pelo Campeonato Paulista. Na sequência, foi até a sala de imprensa, acompanhado do presidente do clube, Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro, para a apresentação oficial.
- Escolhi o Santos porque sei que aqui eu tenho possibilidade de vencer. É disso que eu vivo. Acho que escolhi certo - disse Muricy.
O vínculo do treinador com o clube vai até abril do próximo ano, com possibilidade de ser renovado por mais uma temporada.
Numa entrevista coletiva tranquila, o treinador brincou com a questão do "DNA santista", que é sempre alardeada pelo presidente alvinegro, Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro: o Peixe joga bonito e para frente. Ao ser questionado sobre o qual seria o seu DNA, Muricy foi curto e grosso.
- Meu DNA é ganhar, meu filho (risos). Não tem essa. Se eu não ganhar, vocês me cornetam e o presidente me manda embora.

Papo com garotos
O treinador afirmou que vai ter conversas com as duas maiores estrelas da equipe: Neymar e Paulo Henrique Ganso. Ele está preocupado com o estado emocional dos garotos. Neymar foi expulso contra o Colo Colo-CHI, na última quarta-feira, na Vila Belmiro, por absoluta falta de conhecimento da regra: já tinha o cartão amarelo e, ao marcar o terceiro gol da vitória por 3 a 2, colocou uma máscara para comemorar. Como isso não é permitido, levou o segundo amarelo e, consequentemente, acabou expulso.
- São garotos e oscilam. O Santos é um time que joga futebol diferenciado, do improviso e molesta o adversário. Tem de se acostumar que vai ser como contra o Colo Colo: um jogo duro. Eles têm de estar preparados. No dia a dia, vamos melhorar o lado emocional.
Já o meia Ganso, além de ter demonstrado nervosismo durante esse jogo, também vive momento conturbado fora de campo, com problemas de relacionamento da diretoria, com quem ainda não chegou a um acordo sobre sua renovação.

- Vou conversar com o Ganso, sim. Tem de deixar os empresários dele cuidarem de negociação. Ele precisa se concentrar em treinar e jogar. A diretoria está fazendo o possível para manter jogador. Como técnico, é o que eu posso fazer. Mas temos de entender que o jogador escolhe onde vai jogar.

Elenco de qualidade
Muricy concedeu sua primeira entrevista coletiva como técnico do Santos logo após o primeiro contato mais próximo com os jogadores. O treinador se mostrou animado com a qualidade da equipe e disse que, por enquanto, ainda não vai tratar de reforços.
- É como eu pensava. Um elenco muito forte, que oscilou um pouquinho porque é jovem, mas já está se recuperando. Mais perto do Brasileiro, vamos sentar e ver questão de contratos, quem pode sair, chegar. Mas, agora, vamos pensar no Paulista e na Libertadores.

Estrutura
Quando pediu demissão do Fluminense, Muricy citou como um dos motivos para sua decisão a falta de estrutura do clube tricolor. Em sua chegada ao Peixe, ele se mostrou contente com o que encontrou no CT Rei Pelé. Negou que seja uma pessoa que exija demais, mas faz questão do "mínimo necessário".
- Não sou como as pessoas pensam. Não sou de cobrar muito, não exijo muitas coisas. Mas o mínimo tem de ter. É preciso melhorar o atleta. Conheci a estrutura daqui ontem (na última quarta-feira). É muito bem feito, alimentação perfeita. Isso é importante para o clube, porque, assim, pode manter um Neymar, um Ganso, ter o Elano de volta. Alguns (dirigentes) entendem isso e vão para frente. Outros, não.
muricy ramalho santos  entrevista coletiva (Foto: Marcos Ribolli/ GLOBOESPORTE.COM)Muricy Ramalho prometeu muito trabalho, "meu filho" (Foto: Marcos Ribolli/ GLOBOESPORTE.COM)

FONTE:

Nenhum comentário: