terça-feira, 22 de março de 2011

Joel Santana pede demissão e deixa o comando do Botafogo

Treinador se reúne com a diretoria e anuncia saída do clube após quase 14 meses de trabalho

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro

Joel Santana na derrota do Botafogo para o Vasco (Foto: Fernando Maia / Agência O Gobo)Joel Santana deixa o Botafogo após 75 partidas
(Foto: Fernando Maia / Agência O Gobo)

Depois de quase 14 meses, Joel Santana não é mais o técnico do Botafogo. Em reunião com a diretoria na manhã desta terça-feira, em General Severiano, o treinador anunciou o desejo de deixar o clube. Apesar da boa relação com a diretoria, falou mais alto a mágoa pelas vaias e xingamentos sofridos na derrota por 2 a 0 para o Vasco, no último domingo, no Engenhão. Os auxiliares Mauricio Albuquerque e Valinhos e o preparador físico Dudu Fontes, todos da comissão técnica de Joel, são os responsáveis pelo treino da manhã desta terça-feira.
Em sua terceira passagem pelo Botafogo, que começou no dia 26 de janeiro de 2010, Joel Santana comandou a equipe em 75 partidas, com 40 vitórias, 23 empates e 12 derrotas. A última delas os 2 a 0 para o Vasco, no último domingo, no Engenhão.
Durante os quase 14 meses de trabalho, Joel Santana foi do status de salvador para o de vilão em sua relação com a torcida. O treinador assumiu o comando da equipe após a derrota por 6 a 0 para o Vasco, no dia 24 de janeiro de 2010, substituindo Estevam Soares, e levou o time a uma virada que culminou na conquista do Campeonato Carioca.
Depois de uma campanha no Campeonato Brasileiro considerada boa - principalmente em meio às muitas lesões que prejudicaram o time na reta final -, a relação de Joel Santana com o grupo começou a se desgastar. O treinador protagonizou dois embates com Loco Abreu, que mostrou-se insatisfeito em ser substituído na partida contra o Grêmio Prudente, no Brasileirão, e reclamou do estilo de jogo do time ainda no início do estadual de 2011.
A insatisfação com o estilo de jogo da equipe também se estendeu à torcida, que passou a vaiar Joel sistematicamente nas partidas no Engenhão. O ápice foi a derrota para o Vasco, no último domingo, quando um setor da arquibancada pediu a expulsão do treinador, que reclamava com a arbitragem. No dia seguinte, ele não escondeu sua mágoa com o tratamento dos botafoguenses.
Joel Santana e o presidente Maurício Assumpção darão entrevista coletiva ainda nesta terça-feira para falar sobre a decisão.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2011/03/joel-santana-pede-demissao-e-deixa-o-comando-do-botafogo.html

Nenhum comentário: