terça-feira, 22 de março de 2011

Damião supera rejeição e ‘androides’: "Falavam que eu não vingaria"

Centroavante do Inter vibra com convocação para a Seleção Brasileira, lembra dificuldades e comemora superação

Por Alexandre Alliatti Porto Alegre

leandro damião coletiva internacional (Foto: Alexandre Alliatti/Globoesporte.com)Damião sorri: dia inesquecível na carreira dele
(Foto: Alexandre Alliatti/Globoesporte.com)

Leandro Damião, agora jogador de Seleção Brasileira, esteve perto de largar o futebol. Ele cansou das dificuldades, da luta que parecia em vão, do sonho que parecia impossível. Ao rumar para Santa Catarina em busca de uma chance no Atlético Ibirama e ser rejeitado em um teste, pensou em abandonar tudo, em trabalhar em outra área, em usar as chuteiras como mera diversão – não como instrumento de trabalho. Mas insistiu.
Nesta segunda-feira, ao ver premiados os 13 gols que marcou em nove jogos em 2011, Leandro Damião lembrou de tudo isso. Resgatou especialmente as convicções, saídas de bocas alheias, de que não daria certo como jogador de futebol.
- Foi complicado no Ibirama. Todos falavam que eu não vingaria. Saí de casa para ganhar R$ 30,00. Busquei fazer meu trabalho direito, ser um homem dentro e fora de campo. Foi complicado. Podia ter largado a bola, largado o futebol, ido trabalhar para ajudar minha família. Mas com o apoio da minha família e do clube, pude dar continuidade.
Damião ganhou nova chance no Ibirama. E foi aprovado. E acabou no Beira-Rio. E levou um susto...
- Quando cheguei no Inter, olhei pros caras do time júnior e disse que pareciam androides. Eles não erravam passe. Mas foquei no meu trabalho desde a base. Fechei os olhos e disse que agarraria essa oportunidade. Desde que cheguei, o time B me ajudou muito, a diretoria confiou em mim. Sempre trabalhei com humildade.
Damião teve ascensão muito rápida no Inter. Chegou em 2009, pintou no time B em 2010, foi integrado ao elenco principal, fez gol em final de Libertadores e, um ano depois, virou titular. Foi o caminho até alcançar a Seleção.
- Cheguei no Inter com o pensamento de buscar patamares maiores. Chegar na Seleção é o sonho de qualquer jogador. Quando meu pai me deu uma bola para brincar, pensei que era isso que eu queria. Chegar na Seleção não tem explicação. É uma vitória pessoal, com apoio da minha família.
Foi na tarde desta segunda-feira que Damião recebeu a melhor notícia da carreira. No meio do treino, Celso Roth reuniu o elenco no gramado e confirmou a convocação dele. O centroavante foi parabenizado pelos colegas.
- É uma felicidade muito forte. Fiquei sabendo pelo Celso, ali no meio do grupo. Não tenho palavras...
Leandro Damião deixa Porto Alegre na quarta-feira para se juntar à Seleção Brasileira, que no domingo disputa amistoso contra a Escócia em Londres. Ele desfalca o Inter contra o São José-Poa, nesta quarta, e diante do São Luiz, no sábado.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/internacional/noticia/2011/03/damiao-supera-rejeicao-e-androides-falavam-que-eu-nao-vingaria.html

  
  

Nenhum comentário: