segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Italiana de 17 anos é desclassificada do Aberto da Austrália por acertar boleiro



TÊNIS


Maria Vittoria Viviani deixa quadra aos prantos após punição severa em Melbourne




Por
Melbourne, Austrália



A italiana Maria Vittoria Viviani foi desclassificada do Aberto da Austrália por ter acertado um boleiro em sua primeira partida pela chave de juniores. A tenista de 17 anos não segurou as lágrimas ao ser obrigada a se despedir precocemente do torneio e ganhou o apoio nas redes sociais após o lance polêmico. Depois de perder o primeiro set do jogo contra a chinesa Xin Yu Wang, Maria Vittoria, como num impulso, tirou uma bola do bolso e a atirou para o lado esquerdo da quadra, atingindo o boleiro. Ela levantou os braços e pediu desculpas, mas foi logo punida e não escondeu a sua frustração.

VÍDEO: Sem querer? Italiana atinge boleiro e é desclassificada

Apesar de não ter sido forte, o boleiro sentiu ao ser atingido no peito, e o juiz não perdoou. Viviani havia acabado de perder o set por 6/2 e jogou a bola para o lado numa tentativa de extravasar, só não imaginava que a punição seria tão severa. Jornalistas italianos consideraram "mínima" a força imprimida pela tenista. Nas redes sociais, os internautas mostraram apoio à italiana e consideraram a pena desproporcional ao ato da jogadora.

Italiana  Maria Vittoria Viviani foi desclassificada do Aberto da Austrália por ter acertado um boleiro em sua primeira partida pela chave de juniores. (Foto: Reprodução)
Italiana Maria Vittoria Viviani foi desclassificada 
do Aberto da Austrália por ter acertado boleiro 
(Foto: Reprodução)


Alguns internautas lembraram que Novak Djokovic fez o mesmo em Doha, o que não foi considerado proposital. Outros classificaram a pena como "injusta" e "absurda". Em seu perfil no Twitter, a tenista tem agradecido ao apoio nas redes sociais. No WTA de Auckland, no ano passado, a tenista Jelena Ostapenko, da Letônia, atingiu um boleiro após atirar a sua raquete em um ataque de raiva, porém, teve sorte de não ser punida.

O lance de Viviani gerou ainda mais polêmica por ter ocorrido no mesmo dia em que o japonês Kei Nishikori passou por uma situação parecida. O número cinco do ranking mundial jogou uma bola para o lado na partida contra Roger Federer e também atingiu um boleiro, mas não punido pelo acidente. O suíço acabou vencendo por 3 sets a 2, com parciais 6/7 (4), 6/4, 6/1, 4/6 e 6/3, e avançou às quartas de final do primeiro Grand Slam do ano.

A despedida precoce da italiana fez lembrar a desclassificação de John McEnroe no mesmo Melbourne Park, em 1990, quase 27 anos depois. Na Itália, a mídia criticou a punição à Viviani. Ela não foi a primeira tenista do país a ser desclassificada na Austrália. Em 1992, Stefano Pescosolido atirou a raquete no chão e acabou atingindo um espectador nas arquibancadas, perdendo o direito de continuar na disputa. 


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2017/01/italiana-de-17-anos-e-desclassificada-do-aberto-da-australia-por-acertar-boleiro.html

Nenhum comentário: