segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Federer esbanja técnica, bate Nishikori e avança às quartas na Austrália


TÊNIS


Em jornada épica contra japonês, suíço vence por 3 sets a 2 e pega algoz de Murray



Por
Melbourne, Austrália



A velocidade pode não ser mais a mesma, é verdade. O talento de Roger Federer, porém, não parece ter fim. Em mais uma prova de que ainda tem muito a mostrar dentro de uma quadra, o suíço, 17º no ranking, voltou superar um rival complicado no Aberto da Austrália. Neste domingo, em um jogaço de 3h23m, bateu o japonês Kei Nishikori, número 5 do mundo, por 3 sets a 2, parciais 6/7 (4), 6/4, 6/1, 4/6 e 6/3, e avançou às quartas de final do Grand Slam australiano.

Antes de bater Nishikori, Federer já havia vencido outro top 10, o tcheco Tomas Berdych. Na próxima fase, Federer terá mais um rival complicado. O alemão Mischa Zverev chegou às quartas após derrubar Andy Murray, número 1 do mundo.

+ Murray é surpreendido na Austrália e perde para 50º do mundo nas oitavas

Roger Federer Aberto da Austrália tênis (Foto: Michael Dodge/Getty Images)
Roger Federer comemora ponto contra Nishikori 
(Foto: Michael Dodge/Getty Images)



O JOGO

Ao entrar em quadra, Roger Federer sabia que suas próximas horas não seriam muito fáceis.
As dificuldades começaram logo no primeiro game. Depois de quatro chances, Nishikori contou com um erro do suíço para quebrar o saque rival e abrir 1/0. O japonês não teve problemas para confirmar seu serviço logo na sequência e abrir vantagem. O suíço não parecia num dia muito inspirado. Depois de uma dupla-falta, viu o adversário quebrar seu saque uma vez mais e abrir 3/0.

Roger Federer Aberto da Austrália tênis (Foto: Clive Brunskill/Getty Images)Vai uma aguinha? Federer suportou calor e longo jogo (Foto: Clive Brunskill/Getty Images)


Federer, enfim, reagiu. No oitavo game, finalmente quebrou o saque rival. Confirmou o seu na sequência, e o placar apontava 5/4 para Nishikori. O suíço conseguiu mais uma quebra e deixou tudo igual no décimo game. A luta, porém, não lhe garantiu a parcial. No tie-break, Nishikori foi mais eficiente e fechou o set em 7/6 (4).

O segundo set começou equilibrado. Nos primeiros games, os dois tenistas conseguiram confirmar seus serviços sem muitos sustos. Mas Roger estava lá, à espera. No sétimo game, viu Nishikori falhar em um forehand e quebrou o saque do rival, abrindo 4/3. O japonês ainda conseguiu confirmar um serviço a mais, mas Federer deixou tudo igual na contagem ao vencer a parcial por 6/4.

O bom momento de Federer continuou no terceiro set. No terceiro game, o suíço chegou à primeira quebra. A segunda veio dois games depois, em um erro de Nishikori à rede. À  medida que Roger mostrava seu melhor jogo, o japonês seguia o caminho contrário. Parecia já não ter forças para reagir diante de um dos melhores da história. Com facilidade, Federer quebrou mais um saque do rival e fechou em 6/1.

Kei Nishikori Aberto da Austrália tênis Roger Federer (Foto: Michael Dodge/Getty Images)
Kei Nishikori lamenta durante partida 
contra Roger Federer (Foto: Michael 
Dodge/Getty Images)


Nishikori, porém, acordou. Voltou a dar dificuldades ao rival e tentou se manter vivo na disputa. Chegou à primeira quebra no quinto game, abrindo 3/2. Federer ainda tentou reagir, mas faltou fôlego. Com autoridade, o japonês fechou em 6/4 e forçou o quinto set.

Na parcial decisiva, Federer começou melhor. Confirmou seu primeiro serviço e chegou à quebra na sequência, abrindo 2/0. O caminho seguiu sem sustos. Nishikori não conseguiu manter o ritmo do set anterior e abriu passagem para o suíço. No fim, o ex-número 1 se manteve seguro e fechou o jogo em 6/3.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2017/01/federer-esbanja-tecnica-bate-nishikori-e-avanca-quartas-na-australia.html

Nenhum comentário: