sábado, 20 de agosto de 2016

Meta do COB, top 10 de medalhas vira "missão im




OLIMPÍADAS RIO 2016



Delegação brasileira tem mais duas medalhas certas e boas chances de faturar mais uma, mas precisaria de conquistas improváveis para se igualar ao Canadá no quadro




Por
Rio de Janeiro




Alison e Buno, Brasil X Itália Vôlei de praia Final (Foto: Guito Moreto / O Globo / Nopp)Alison e Bruno conquistaram no vôlei de praia o ouro mais recente (Foto: Guito Moreto / O Globo / Nopp)


Apesar de já ter igualado o número de ouros em relação a Atenas (cinco, com uma campanha até melhor que a daquele ano devido a um número maior de pratas e bronzes conquistadas agora) e estar perto de chegar ao maior número de medalhas numa mesma edição de Jogos Olímpicos (17), a delegação brasileira não atingirá a meta estabelecida pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) de terminar os Jogos Rio 2016 entre os dez países com o maior número de medalhas. É uma "missão impossível". Nesta sexta-feira, escapou o bronze do futebol feminino após a derrota para o Canadá, e Yane Marques, bronze em Londres 2012, ficou longe do pódio no pentatlo moderno.
Com ao menos mais duas medalhas garantidas (o futebol masculino e o vôlei masculino estão na final) e boas chances de subir em outro esporte (canoagem velocidade), o Brasil precisaria de conquistas improváveis, pelos resultados e retrospectos, em outras modalidades nos dois dias restantes de disputas para superar o Canadá, hoje com 21 medalhas no total.


+ Tudo sobre a Olimpíada em Tempo Real
+ Confira todos os resultados da Rio 2016! Clique e escolha a modalidade
+ Veja o quadro de medalhas atualizado



Até aqui, o Brasil tem 15 medalhas (cinco ouros, cinco pratas e cinco bronzes). Tanto no quadro por ouro, como no ranking por número de medalhas, o Brasil aparece em 15º. Já o Canadá, por sua vez, está em décimo por quantidade e em 19º por ouro - são 14 de bronze, quatro de ouro e três de prata. Seriam necessárias mais seis medalhas para alcançar o Canadá. É certo que o Brasil chegará a 17 medalhas. Neste sábado, disputa a final do futebol masculino contra a Alemanha, às 17h30, no Maracanã. Também entra forte na decisão da canoagem C2 1.000m, com Isaquias Queiroz e Erlon de Souza. A final do vôlei masculino será contra a Itália, neste domingo.

Gabriel Jesus Neymar e Gabigol Brasil e Honduras olimpíada (Foto: Agência Reuters)
Futebol masculino tem a chance de garantir 
mais um ouro para o Brasil na Olimpíada 
do Rio (Foto: Agência Reuters)


O Brasil até tem mais de cinco disputas para fazer, mas dificilmente conseguirá um pódio no atletismo, no ciclismo mountain bike, na ginástica rítmica e no taekwondo, por exemplo (veja abaixo a relação das modalidades que o Brasil ainda vai disputar e suas chances). Além disso, teria de torcer para os concorrentes estacionarem até domingo.


+ O DNA Time Brasil
+ Confira aqui todos os Especiais Olímpicos do GloboEsporte.com


A expectativa é que o Brasil feche a Olimpíada em casa com até 18 medalhas. A não ser que outra modalidade surpreenda. Na comparação por ouro, também é difícil terminar no top 10, mas a chance é um pouco maior. A Austrália, atual décima colocada nesse quesito, tem oito.

Ao longo da Olimpíada, alguns favoritos ficaram pelo caminho, como Robert Scheidt, o vôlei feminino e Marcelo Melo e Bruno Soares no tênis de duplas. Em contrapartida, os ouros de Thiago Braz no salto com vara e Martine Grael/Kahena Kunze na vela também não estavam inicialmente na conta e acabaram de certa forma compensando algumas frustrações. Resta saber o que pesará no balanço final.

Jaqueline Brasil x China quartas de final vôlei feminino Rio 2016 (Foto: Divulgação/FIVB)
Eliminação precoce no vôlei feminino 
atrapalhou os planos por mais uma 
medalha do Time Brasil (Foto: 
Divulgação/FIVB)



Disputas que o Brasil ainda tem pela frente:

Atletismo 
Revezamento 4x400 masculino - Improvável
Maratona - Marilson Gomes dos Santos / Paulo Roberto de Almeida / Solonei Silva - Improvável

Canoagem
Isaquias Queiroz/Erlon - Grandes chances

Ciclismo Mountain Bike
Raiza Goulão (feminino) - Improvável
Henrique Avancini e Rubens Donizete Valeriano (masculino) - Improvável

Futebol
Final masculino - Brasil x Alemanha - Medalha certa (ouro ou prata)

Ginástica Rítmica
Conjunto e individual - Improvável

Pentatlo moderno
Felipe Nascimento - Improvável

Saltos ornamentais
Hugo Parisi - Improvável

Taekwondo
Maicon Siqueira - Improvável

Triatlo feminino
Pamella Oliveira - Improvável

Vôlei masculino
Final - Brasil x Itália - medalha certa (ouro ou prata)


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/olimpiadas/noticia/2016/08/meta-do-cob-top-10-por-medalhas-vira-missao-impossivel-para-o-brasil.html

Nenhum comentário: