FÓRMULA 1
Inglês da
Mercedes assume ponta na largada, leva da Alemanha e abre 19 pontos
na liderança. Ricciardo e Verstappen completam o pódio. Massa e Nasr
abandonam
Inglês da Mercedes assume ponta na largada, leva da Alemanha e abre 19 pontos na liderança. Ricciardo e Verstappen completam o pódio. Massa e Nasr abandonam
Lewis Hamilton comemora vitória
no GP da Alemanha (Foto: AP)
Britânico assumiu a ponta na largada do GP
da Alemanha (Foto: Getty Images)
O GP da Alemanha marcou uma mudança significativa no Mundial de Construtores. Pela primeira vez no ano, a RBR passou a frente da Ferrari na tabela de classificação. A equipe austríaca vai para as tradicionais férias da categoria na vice-liderança, atrás apenas da soberana Mercedes. A Fórmula 1 agora só volta no dia 28 de agosto, com o GP da Bélgica, pela 13ª etapa.
Resultado do GP da Alemanha de 2016
(Foto: Divulgação)
ACORRIDAcorrida
Largada:
Partindo em segundo, Hamilton tracionou melhor que o pole Rosberg e assumiu a ponta logo nos primeiros metros. O alemão, aliás, largou muito mal, sendo engolido também pela dupla da RBR. Destaque para Verstappen, que fez uma bela manobra sobre Ricciardo e pulou para segundo. Largando da 21ª e penúltima posição, Felipe Nasr foi quem fez a largada mais espetacular. Sagaz, aguardou os rivais se estranharem na primeira curva, deu um “X” quíntuplo e pulou para 16º.
1/67 - Felipe Massa foi tocado por Palmer na primeira volta, teve o difusor danificado, mas manteve a 10ª posição.
2/67 - Inconformado por ter caído para quarto, Rosberg partiu para cima de Ricciardo. Os dois protagonizaram um belo duelo roda a roda por várias curvas, mas o australiano se impôs e manteve a terceira colocação.
6/67 - Mais veloz, Fernando Alonso deu o bote para cima de Felipe Massa e entrou na zona de pontuação, empurrando o brasileiro para 11º.
8/67 - Já sofrendo com desgaste de pneus, Daniil Kvyat abriu o trabalho nos boxes.
9/67 - Com o carro instável, Felipe Massa perdeu posição também para Carlos Sainz Jr., e caiu para 12º.
11/67 - Massa e Sainz foram para os boxes. Os dois trocam os pneus supermacios pelos macios e o piloto da Williams voltou em 18º, retomando a posição do espanhol da STR.
12 a 15/67 - Com um desgaste mais acelerado do que o esperado dos pneus traseiros, muitos pilotos anteciparam suas paradas. Em um intervalo de três voltas, todos os ponteiros fizeram seus pit stops e adotaram estratégias diferentes. Hamilton colocou pneus macios e manteve a liderança, seguido por Verstappen, que optou pelos supermacios, Ricciardo (macios) e Nico (supermacios). A única mudança de posições ficou por conta de Vettel, que ganhou o lugar de Raikkonen.
19/67 - Após a primeira rodada de pit stops, Massa aparecia em 14º, e Nasr em 20º.
26/67 - Com dificuldades para imprimir um bom ritmo, Massa perdeu posições para Grosjean e Sainz e caiu para 16º.
27/67 - Massa antecipou a segunda parada e perdeu muito tempo no pit stop. Tudo porque os mecânicos tiveram muita dificuldade para trocar o pneu traseiro esquerdo. O brasileiro, que já estava com a corrida prejudicada, perdeu completamente qualquer chance de marcar pontos, caindo para 20º.
28 a 30/67- Em terceiro e quarto, Verstappen e Rosberg fizeram seus pits tops em voltas consecutivas, e o holandês se manteve à frente do alemão. Mas o piloto da Mercedes partiu para cima, colocou por dentro e espalhou o rival da RBR, em manobra semelhante a que fez com Hamilton na Áustria. Tanto que a direção de prova colocou o incidente sob investigação.
33/67 - Os comissários consideraram a manobra de Rosberg sobre Verstappen irregular e aplicaram uma punição de 5 segundos ao alemão, que poderia ser cumprida em um pit stop ou ser acrescida no tempo final de prova.
35/67 - Depois da segunda rodada de pit stops, Hamilton continuou na frente, agora com pneus supermacios. Em segundo aparecia Rosberg (macios), que ganhara a posição de Verstappen (macios) na pista e de Ricciardo (supermacios) nos boxes. O alemão, no entanto, ainda tinha 5s de punição a cumprir, diferença que poderia o jogar para a quarta colocação. Vettel seguiu em quinto, à frente de Raikkonen. Massa era o 18º, Nasr, o 20º.
38/67 - Com problemas no carro, Massa foi chamado pela Williams para os boxes para recolher.
40/67 - Com pneus supermacios, Ricciardo mantinha ritmo muito forte se aproximou rapidamente de Verstappen, que estava com os compostos macios. O holandês não ofereceu resistência e o australiano assumiu a terceira posição.
44/67 - Depois de passar Verstappen, Ricciardo foi à caça de Rosberg. Em poucas voltas o piloto da RBR colou no alemão, que vinha mais lento em razão da diferença de tipo de pneus.
45/67 - Antes de ser ultrapassado por Ricciardo, Rosberg optou por ir para os boxes para a terceira parada. O alemão cumpriu a punição. E com juros, já que os mecânicos acabaram esperando três segundos a mais do que o necessário.
48/67 - Nas voltas seguintes foi a vez de Hamilton, Ricciardo, Verstappen, Vettel e Raikkonen fazerem seus pit stops. O inglês da Mercedes colocou pneus macios e seguiu folgado na ponta. A dupla da RBR optou pelos supermacios, se aproveitou da penalização cumprida por Rosberg e passou a frente do alemão, novamente de compostos macios.
51/67 - Com pneus supermacios contra macios de Hamilton, Ricciardo passou a tirar a diferença para o britânico. O piloto da Mercedes, no entanto, apertou o ritmo e congelou a vantagem na casa de sete segundos.
60/67 - E quando a corrida começava a ficar monótona, alguns pingos de chuva começaram a cair no circuito.
61/67 - Também com problemas no carro, Felipe Nasr foi chamado aos boxes para recolher, mas sequer conseguiu chegar à garagem, parando no começo do pitlane.
67/67 - A chuva se manteve fraca até o final e Lewis Hamilton não teve problemas para levar sua Mercedes até a bandeirada e vencer na casa de seu companheiro de Mercedes. Daniel Ricciardo e Max Verstappen completaram o pódio, enquanto Nico Rosberg cruzou apenas em quarto. Sebastian Vettel foi o quinto, seguido por Kimi Raikkonen.
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2016/07/lewis-hamilton-vence-o-gp-da-alemanha-de-formula-1.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário