domingo, 24 de julho de 2016

Hamilton vence GP da Hungria, passa Rosberg e lidera temporada pela 1ª vez




FÓRMULA 1



Largando em 2º, inglês desbanca parceiro de Mercedes na largada e abre 6 pontos de vantagem. Ricciardo fecha pódio. Nasr e Massa ficam em 17º e 18º, respectivamente




Por
Budapeste, Hungria




Logo na largada do GP da Hungria, Lewis Hamilton deu o bote no pole position Nico Rosberg, tomou a ponta e rumou para vencer a prova, válida pela 11ª etapa da temporada 2016 da Fórmula 1. Assista aos melhores momentos nos vídeos clicando no LINK da FONTE no final da matéria abaixo.

A manobra simbolizou muito mais que o triunfo, o quinto dele nas últimas seis corridas. O inglês passou o companheiro de Mercedes não só na pista como também na tabela do Mundial de Pilotos. Depois de ver o alemão abrir 43 pontos durante o ano, o tricampeão chegou ao Circuito de Hungaroring um ponto atrás do rival, segundo colocado na prova, e sai seis à frente. O placar agora é 192 a 186 a favor de Lewis, que assumiu a liderança do campeonato pela primeira vez em 2016. Confira a classificação completa. Nico Rosberg terá a chance de dar o troco já na semana que vem, no GP da Alemanha, última corrida da F1 antes das férias de agosto.


  Veja o calendário.
FÁBIO SEIXAS: Hamilton abriu o caminho para o tetra. Concorda?VOANDO BAIXO: Como estará a cabeça do ex-líder do Mundial?


Lewis Hamilton vence GP da Hungria e ultrapassa Nico Rosberg no campeonato (Foto: EFE)
Lewis Hamilton vence GP da Hungria e ultrapassa 
Nico Rosberg no campeonato (Foto: EFE)


Enquanto a briga pela vitória em Budapeste ficou restrita aos pilotos da Mercedes, a luta pelo pódio teve um duelo RBR x Ferrari. Daniel Ricciardo conteve a aproximação do ex-companheiro Sebastian Vettel nas voltas finais e garantiu o terceiro lugar. Já a disputa pela quinta colocação entre Max Verstappen e Kimi Raikkonen saiu faísca. Melhor para o prodígio holandês, que segurou o "Homem de Gelo". O finlandês, no entanto, pode sair satisfeito com uma boa corrida de recuperação, após ter largado em 14º. Fernando Alonso (McLaren), Carlos Sainz (STR), Valtteri Bottas (Williams) e Nico Hulkenberg (Force India) completaram a zona de pontuação.


Lewis Hamilton ultrapassou Nico Rosberg logo na largada do GP da Hungria (Foto: Getty Images)
Lewis Hamilton ultrapassou Nico Rosberg logo 
na largada do GP da Hungria (Foto: Getty Images)


Já os representantes brasileiros não têm motivos para ficarem felizes. Felipe Nasr foi o melhor deles.

Com a limitada Sauber, o jovem brasiliense foi o 17º, após largar em 16º. Já Felipe Massa, que largava em 18º em razão de uma batida na classificação, teve um problema no sistema de direção identificado antes de alinhar no grid. A Williams conseguiu minimizar o problema antes da prova. O veterano chegou a tentar uma estratégia de apenas um pit stop, mas não conseguiu se aproximar do top 10 e ainda precisou fazer uma segunda parada no fim, finalizando em 18º.


Resultado GP da Hungria (Foto: .)


ACORRIDA

Largada: Em segundo no grid, Hamilton tracionou melhor e tomou a ponta do pole Rosberg. A dupla da Mercedes, no entanto, quase foi surpreendida por Ricciardo. Por fora, o australiano da RBR chegou a tomar a posição de Nico na curva 1, mas levou o troco na seguinte. Largando em 16º, Nasr ganhou duas posições, enquanto Massa, que partiu em 18º, caiu duas colocações.

4/70 - Imprimindo um bom ritmo, Hamilton abriu quase 1s5 de Rosberg nas primeiras voltas. Enquanto isso, Ricciardo, Verstappen e Vettel buscavam não perder contato com as Mercedes.

5/70 - Com problemas de pressão hidráulica, Jenson Button ficou lento. A McLaren pediu para o piloto não passar marchas e depois falou para ele não abandonar. Por causa das regras que limitam a comunicação pelo rádio, a conversa foi investigada pela direção de prova, que aplicou um drive-through (passagem direta pelos boxes) por causa disso.

10/70 - Após dez voltas, Hamilton seguia na ponta, com 2s5 de vantagem para Rosberg, que mantinha distância parecida para Ricciardo. Verstappen, Vettel e Alonso apareciam a seguir. Nasr era o 14º, e Massa, o 17º.

15/70 - Dos ponteiros, Vettel, o quinto colocado, foi o primeiro a parar nos boxes. O alemão trocou os supermacios pelos macios e retornou em oitavo, logo à frente do parceiro Raikkonen.

16/70 - Terceiro colocado, Ricciardo fez sua primeira parada na volta seguinte. O australiano também colocou os compostos macios e retornou em sexto, atrás de Bottas e à frente de Vettel.

17/70 - A volta 17 marcou as paradas de Hamilton, Verstappen e Bottas. O britânico da Mercedes retornou em segundo, e o holandês da RBR voltou em sexto, atrás de Raikkonen, com quem protagonizou bela briga. Bottas caiu para 13º. Todos colocaram pneus macios. Rosberg assumiu a liderança provisoriamente.

18/70 - Rosberg fez seu pit stop na volta seguinte e não conseguiu ganhar a posição de Hamilton, que reassumiu a liderança. O alemão, ao menos, reduziu a desvantagem para o companheiro de Mercedes de 2s5 para 1s8.

19/70 - Após a primeira rodada de pit stops, a única mudança entre os líderes ficou por conta de Verstappen, que perdeu posições para Vettel e Raikkonen. O finlandês largara com pneus macios, ainda não havia ido aos boxes e tentava rumar para uma estratégia de uma parada apenas.

20/70 - Já tendo feito uma parada, Nasr aparecia em 19º. Massa, que buscava uma tática de um pit stop somente, não havia parado ainda e se encontrava em 13º.

21/70 - Rosberg voltou dos boxes mais veloz que Hamilton. Em poucas voltas, o alemão reduziu a diferença para menos de 1s, o que passou a lhe dar direito de usar a asa móvel na reta.

26/70 - Em 13º, Felipe Massa fez sua primeira parada, trocou os pneus macios pelos médios e retornou em 20º.

28/70 - Daniil Kvyat, 18º, foi pego por excesso de velocidade nos boxes. O russo da STR foi punido com 5s, que poderiam ser acrescidos no próximo pit stop.

30/70 - Raikkonen, enfim, fez sua parada, trocando os compostos supermacios pelos macios. O finlandês retornou em sétimo, mas logo ultrapassou Fernando Alonso e assumiu a sexta colocação.

34/70 - Hamilton se livrou mais rapidamente dos retardatários que Rosberg e aumentou sua vantagem para 2s5. Pelo rádio, porém, o britânico foi informado pela equipe que Ricciardo vinha se aproximando de seu companheiro e que, caso isso continuasse, eles chamariam primeiro o alemão para o segundo pit stop, para não correr risco dele perder a posição para o australiano. O inglês questionou a ordem.

35/70 - A RBR decidiu antecipar a segunda parada de Ricciardo, terceiro colocado, para que o australiano não pegasse o mesmo tráfego que Hamilton e Rosberg. A intenção era tentar ganhar a posição do alemão da Mercedes quando este fizesse seu pit stop. Ricciardo retornou em quarto, atrás de Vettel.

39/70 - Foi a vez de Verstappen fazer seu segundo pit stop. O holandês voltou em sexto, distante do quinto colocado Raikkonen.

41/70 - A Mercedes desistiu de chamar Rosberg antes de Hamilton para os boxes. O britânico colocou outro jogo de compostos macios e retornou em segundo. Nico assumiu a liderança provisória. Vettel também fez seu pit stop nesta volta e caiu para quinto.

42/70 - Rosberg fez sua segunda parada na volta seguinte e conseguiu retornar à frente de Ricciardo, frustrando os planos da RBR. Hamilton reassumiu a liderança, agora com 4s de vantagem para o companheiro.

48/70 - Depois de ver a desvantagem para Hamilton crescer para quase 5s, Rosberg passou a imprimir um ritmo forte e reduziu a diferença para 2s em poucas voltas.
49/70 - Jolyon Palmer, que vinha fazendo boa prova, rodou sozinho. O britânico voltou para a pista de forma imprudente e por pouco não atingiu um carro da Force India que vinha logo atrás.

50/70 - Kimi desistiu da estratégia de duas paradas e colocou um novo jogo de pneus macios

52/70 - Foi então que Hamilton perdeu muito tempo atrás do retardatário Gutiérrez e viu Rosberg crescer em seus retrovisores. O alemão aproveitou para colar de vez no inglês. O mexicano da Haas foi penalizado pela direção de prova por ignorar bandeiras azuis.

54/70 - Ciente da aproximação de Rosberg, Hamilton ligou o sinal de alerta, pisou fundo e aumentou sua vantagem na ponta para 2s5.

57/70 - A grande disputa da prova passou a ser então pelo quinto lugar entre Verstappen e Raikkonen. O finlandês tentou dar o bote, mas levou uma fechada de porta e acabou tocando levemente com a asa dianteira no carro da RBR, quebrando um pedaço da peça. “Ele foi para a esquerda e depois voltou para a direita quando eu já tinha colocado o carro”, reclamou.

60/70 - Enfrentando problemas desde o início da prova, Button recolheu para a garagem

63/70 - A sete voltas do fim, Hamilton errou, deu uma escapa de pista e viu Rosberg voltar a colar. A diferença entre os dois caiu novamente para menos de um segundo. O inglês precisou apertar o ritmo de novo para aumentar a vantagem para acima da casa de 1s.

65/70 - Em 18º, Felipe Massa não conseguiu administrar o desgaste dos pneus até o fim e precisou fazer mais uma parada nos boxes. Ele trocou os pneus médios pelos supermacios e caiu para 20º.

68/70 - Raikkonen tentou dar um novo bote em Verstappen, mas o holandês deixou apenas o lado de fora para o finlandês, que freou tarde e quase saiu da pista.


69/70 - Outra disputa surgiu nas voltas finais. Quarto colocado, Vettel se aproximou de vez de Ricciardo e passou a concorrer por um lugar no pódio.

Última volta - Hamilton administrou a vantagem para Rosberg e recebeu a bandeira quadriculada em primeiro. Ricciardo não deixou Vettel tentar o bote e garantiu um lugar no pódio. Verstappen conteve a pressão de Kimi e assegurou o 5º lugar. Nasr cruzou em 17º, à frente de Massa, o 18º.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2016/07/hamilton-vence-gp-da-hungria-passa-rosberg-e-lidera-temporada-pela-1-vez.html

Nenhum comentário: