sábado, 14 de maio de 2016

Djokovic sofre, mas consegue virada sobre Nishikori e vai à final de Roma



Depois de ter perdido o primeiro set por 6/2 para número 6 do mundo, sérvio reage e após 3h01m de jogo garante lugar na decisão com o britânico Andy Murray




Por
Roma



Novak Djokovic demorou a entrar no jogo. A concentração se perdeu logo no primeiro game. O machucado no tornozelo esquerdo parecia incomodar demais e Kei Nishikori percebia. Se nos outros três confrontos da temporada não havia roubado sequer um set do número 1 do mundo, neste sábado o japonês levou o primeiro do Masters 1000 de Roma. Mas parou por ali. O sérvio acordou a tempo e assegurou a vaga na final após a vitória de virada, em 3h01m: 2/6, 6/4 e 7/6 (5).

Djokovic bate de backhand na vitória sobre Nishikori (Foto: CLAUDIO ONORATI / EFE)
Djokovic bate de backhand na vitória sobre 
Nishikori (Foto: CLAUDIO ONORATI / EFE)


Tetracampeão do torneio e vencedor das últimas duas edições, ele terá Andy Murray do outro lado da quadra, neste domingo, numa reedição da decisão de Madri, disputada na semana passada.
 O britânico ganhou o direito de brigar pelo título ao derrotar o francês Lucas Pouille: 6/2 e 6/1.


+ Chuva leva sorte de Pouille embora, e Murray garante vaga na final em Roma


O jogo
Logo no primeiro game Djokovic levava a mão ao tornozelo esquerdo e pedia atendimento médico. Depois de ter batido com a raquete no local, queixava-se de dor. Um curativo foi feito e após quase sete minutos a partida foi retomada. Mas o machucado seguia roubando sua atenção. Nishikori não vacilava, tirava proveito do momento e conseguia uma quebra (2/1). Apesar da pressão imposta pelo rival, ele salvou o break point e teve a jogada aplaudida pelo número 1. Com um ace, confirmou o serviço e abriu 3/1. Djokovic mancava algumas vezes, não mostrava a energia habitual e era quebrado novamente (5/2). O japonês sacava para o set e não encontrava resistência: 6/2.

Djokovic é atendido durante jogo contra Nishikori em Roma (Foto: Matthew Lewis / Getty Images)Djokovic é atendido durante jogo (Foto: Matthew Lewis / Getty Images)


Ela viria no segundo game, que teve duração de oito minutos. O sérvio criava, mas não aproveitava as chances de quebrar o serviço do adversário. Nishikori resistia às investidas e ganhava ainda mais força. Arriscava, colocava Djokovic para correr e tirava o rival do sério. Dali em diante o sérvio passava a mostrar uma postura mais agressiva. Já subia mais à rede e fazia o japonês, com muita dificuldade, respirar aliviado após a forte ameaça de quebra (4/4).  Na seguinte, não tinha a mesma sorte. Djokovic empatava o jogo: 6/4.

E embalava. Abria 4/1, fazia grandes defesas, vibrava muito e chamava o público. Nishikori se empenhava. Queria devolver a quebra e tinha sucesso (4/3). Deixava tudo igual pouco depois e fazia a luz de alerta acender para o rival. Djokovic confirmava seu saque e tentava pôr fim ao jogo. Com calma, escolhia o golpe certo e conseguia o match point. O japonês salvava, garantia a vantagem e, com um ace, se mantinha vivo. A definição seria no tie-break. Depois de sair perdendo (3-1), o sérvio forçava o empate e contava com uma dupla falta para tomar o comando. Nishikori também cometia outras duas falhas e Djokovic passava a ter três match points. A vitória viria com uma bola na rede do japonês.


FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/masters-1000/noticia/2016/05/djokovic-sofre-mas-consegue-virada-sobre-nishikori-e-vai-final-de-roma.html

Nenhum comentário: