sexta-feira, 25 de março de 2016

Pacientes, Medina e Mineirinho batem gringos e vão à terceira fase em Bells


Em um mar pequeno, Gabriel e Adriano sabem a hora de pegar as melhores ondas na Austrália e estreiam com vitórias na segunda etapa do Circuito Mundial de 2016




Por
Bells Beach, Austrália




Únicos brasileiros campeões mundiais na elite do surfe, Gabriel Medina e Adriano de Souza estrearam com vitórias na noite desta quinta-feira (manhã de sexta no horário australiano), na etapa de Bells Beach, a segunda do Circuito Mundial deste ano, a segunda na Austrália. Número 1 do mundo em 2014, Gabriel, que busca do seu primeiro grande resultado neste ano, após ser apenas o 13º colocado na abertura da temporada, encerrada há nove dias, na Gold Coast, soube escolher as melhoras ondas do duelo e somou 13,84 pontos para bater o americano Conner Coffin (11,37) e Timothee Bisso, de Guadalupe, que somou 10,53 pontos, na quarta bateria da primeira fase. Atual campeão mundial, Mineirinho, que foi quinto colocado na Gold, esperou até os minutos finais para pegar sua melhor onda e somar 11,23 para bater o australiano Tim Stevenson (10,60) e o taitiano Michel Bourez (9,00).

- A Gold não foi boa para mim, porque perdi logo. Então, eu vim para Bells com antecedência, trouxe boas pranchas e treinei bastante para fazer um bom resultado. Não é a melhor onda para surfistas goofy (que surfam com o pé esquerdo na frente da prancha), mas estou muito bem preparado fisicamente e espero que as ondas fiquem melhores - comentou Medina.

Gabriel Medina em ação na 1ª fase da etapa de Bells Beach, no Circuito Mundial de Surfe (Foto: Divulgação/WSL)
Gabriel Medina em ação na 1ª fase da etapa 
de Bells Beach, no Circuito Mundial de 
Surfe (Foto: Divulgação/WSL)


Como as condições do mar foram piorando ao longo das primeiras seis baterias, a Liga Mundial de Surfe (WSL) decidiu encerrar a disputa nesta manhã de sexta na Austrália após a realização da bateria de Mineirinho. Uma nova chamada será feita nesta sexta-feira, às 18h (de Brasília). A janela de realização em Bells vai até o dia 5 de abril.

Dois brasileiros haviam competido antes de Medina e Mineirinho. E os dois ficaram em terceiro lugar na suas baterias e caíram para a repescagem: Caio Ibelli e Italo Ferreira. O paulista foi o pior na bateria 1, que foi vencida pelo australiano Davey Cathels, enquanto o potiguar foi o último colocado no confronto em que o americano Kanoa Igarashi se deu melhor e passou para a terceira fase. O Brazilian Storm conta com oito surfistas em Bells Beach: Adriano de Souza, Gabriel Medina, Italo Ferreira, Caio Ibelli, Alex Ribeiro, Miguel Pupo, Wiggolly Dantas e Jadson André.


Lesionados, Filipe Toledo, que vai ficar das próximas duas etapas, e Alejo Muniz são desfalques.

+ Confira o ranking do Circuito Mundial de 2016 após a primeira etapa
+ Algoz de Toledo e Mineiro deixa visual irreverente por seriedade rumo top 5

+ Exames de Filipe Toledo confirmam lesão no fêmur e trauma em músculo
+ Filipinho lamenta estar fora de Bells e Margaret: "Assistir vai ser doloroso" 

Nas primeiras ondas, logo no início da bateria, Gabriel e Conner acabaram caindo após executarem duas manobras. As notas foram bem baixas: 1,73 para o paulista e 2,03 para o americano. Vencedor da triagem internacional, Timothee Bisso, de Guadalupe, abriu com uma direita que lhe rendeu nota 2,67.

Medina deixou claro que a sua tática era conseguir uma boa nota no primeiro terço dos 30 minutos de disputa e dropou duas ondas. Na primeira, ele caiu novamente, mas, na seguinte, o campeão mundial de 2014 encaixou três batidas para descolar nota 6,70 e assumir a ponta, com 7,90, seguido de perto por Coffin, que somara um 4,67 na sua segunda onda.

Depois de um início movimentado, o mar deu uma acalmada. Gabriel teve paciência e esperou quase 15 minutos para surfar mais uma onda. A espera valeu. Mesmo dropando uma direita sem tanta qualidade, Medina soube fazer manobras boas no ponto crítico da onda e fechar com tranquilidade para receber nota 7,67 dos juízes, passando a liderar com 13,84 pontos.

Apesar de não ter um somatório tão alto, o fenômeno de Maresias obrigou Conner Coffin a correr atrás de uma nota 9,17 na reta final da bateria, enquanto Timothee Bisso precisava de duas ondas que somassem 13,85 pontos. Conner conseguiu 6,27, mas não passou disso. Já Bisso teve como melhor onda um 5,60. Vitória de Gabriel e vaga na terceira fase.


Mineirinho passa por Bourez e vencedor da triagem
Duas baterias depois de Medina, foi a vez de o atual campeão mundial entrar em ação. Vencedor da etapa de Bells em 2013 e único brasileiro a obter o feito, Mineirinho começou com
três manobras simples em uma direita e recebeu nota 5,00. Ao mesmo instante, o local Tim Stevenson demonstrou um surfe um pouco mais potente e ganhou 5,33 abrindo a disputa na ponta. Estranhamente lento, o taitiano Michel Bourez descolou apenas 3,00 no seu primeiro movimento.

O mar piorou bastante, a ponto de a Liga Mundial de Surfe anunciar no meio da bateria que ela seria a última do dia em Bells Beach. Adriano somou apenas 1,60 na sua segunda onda e acabou vendo Michel Bourez  também passar à sua frente. O taitiano mandou bem e tirou nota 6,00 para somar 9,00 pontos e assumir a dianteira, enquanto Stevenson recebeu 2,50, pa


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/radicais/surfe/mundial-de-surfe/noticia/2016/03/paciente-medina-derrota-gringos-e-avanca-terceira-fase-em-bells-beach.html

Nenhum comentário: