sábado, 26 de março de 2016

Médico da FIA, sobre acidente de Fernando Alonso: "Salvou por pouco"



Jürgen Lindemann acredita que espanhol nasceu de novo e ainda se mostra surpreso com a capacidade dos pilotos em se recuperarem psicologicamente




Por
Rio de Janeiro



McLaren de Fernando Alonso ficou destruída em acidente no GP da Austrália (Foto: Divulgação)McLaren de Fernando Alonso ficou destruída em acidente no GP da Austrália (Foto: Divulgação)


O bicampeão mundial Fernando Alonso pode levantar as mãos para o céu por ainda estar vivo. O acidente a 310 quilômetros por hora no Grande Prêmio da Austrália por pouco não foi fatal. Essa é a avaliação do médico da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), Jürgen Lindemann. Em entrevista ao alemão "Der Spiegel", o profissional falou que o piloto da McLaren "escapou por pouco".

- Quando um piloto experiente como Alonso é visto nas imagens voando pelo ar e sai ileso, pode dizer para si mesmo: este carro é o veículo mais seguro possível. Mas não se esqueça de uma coisa: ele teve sorte, se salvou por pouco - disse Lindemann.


+“Como em uma gigante máquina de lavar”, diz Alonso sobre acidente+McLaren tem prejuízo de R$ 1,2 milhão com acidente de Fernando Alonso
+Após susto na Austrália, Alonso brinca com capa de jornal: "Falando de mim"
+Mistério, batida em Interlagos, quebra-mola... Relembre acidentes de Alonso 
+Alonso destrói McLaren em acidente cinematográfico: "Gastei uma vida"


Uma das cenas mais impressionantes foi ver Alonso sair do carro e caminhar pelos boxes, minutos depois do grave acidente. Lindermann diz que o espanhol está longe de ser um super-herói, mas que é capaz de suportar a dor mais do que uma pessoa "normal".

Fernando Alonso após acidente no GP da Austrália (Foto: Reuters)
Fernando Alonso sai caminhando após acidente 
no GP da Austrália (Foto: Reuters)


- Eu não estava presente lá, mas certamente doía seus músculos e ossos. Isso dura uma semana e depois acaba. Esses caras são altamente treinados e muito elásticos. Podem encarar bem algo assim.

Se fisicamente a recuperação é rápida, psicologicamente pode demorar um pouco mais para voltar à realidade. Quando isso não acontece, surpreende até mesmo os mais entendidos.

- Alguns podem não dormir ou acordar todos suados. É algo psíquico, que implica em estresse para a mente. (A melhor forma de superar) é descansar, relaxar os músculos, comer light e dormir bem. E depois voltar para o carro o mais rápido possível. Sempre me assombra a forma como eles superam isso. Algo impensável para nós.

Quem também se assustou com o acidente do espanhol foi o chefão da categoria, Bernie Ecclestone. Em entrevista, o dirigente disse que só ficou mais calmo quando o viu saindo do carro.
- Eu fiquei sem ar. Mas, quando o vi saindo do carro, soltei um suspiro de alívio. Isso mostrou o quanto avançamos em matéria de segurança nos últimos anos. Os fabricantes devem imitar o que fazemos. Lamentavelmente, as medidas que salvam os pilotos são caras. Mas a indústria está avançando.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2016/03/medico-da-fia-sobre-acidente-de-fernando-alonso-salvou-por-pouco.html

Nenhum comentário: