segunda-feira, 7 de março de 2016

Emanuel dá últimos passos antes de adeus: "Cada segundo vai se eternizar"


Em última semana da carreira, maior jogador do vôlei de praia disputa o Grand Slam do Rio de Janeiro e admite que reserva nos Jogos pesou na hora de tomar decisão



Por
Rio de Janeiro



Cada passo ganha o peso de ser o último. Nesta segunda-feira, Emanuel acordou antes do normal para o treino. Na cabeça, o pensamento de se despedir de cada detalhe que fez parte de sua rotina nos últimos 25 anos. No Grand Slam do Rio de Janeiro, disputado nesta semana nas areias de Copacabana, o maior nome da história do vôlei de praia dá adeus com a missão de eternizar cada momento.

Aos 42 anos, Emanuel anunciou a aposentadoria das areias. Escalado como reserva para os Jogos Olímpicos do Rio, em agosto, preferiu evitar a espera pelo chamado e adiantou o adeus. Com as principais duplas do mundo na disputa, o Grand Slam do Rio serve como despedida à altura do campeão. E, por isso, cada momento tem um sentimento diferente.

Emanuel coletiva Grand Slam Rio (Foto: João Gabriel Rodrigues)
Emanuel se despede das areias nesta semana 
(Foto: João Gabriel Rodrigues)


- Tudo pela última vez. Acordei mais cedo, tomei meu café e fui para o treino antes das 9h. Comecei a pensar que a rotina vai acabar. Tive o último bate-papo, amanhã (terça) vou fazer o último treino preparatório. Cada segundo vai se eternizar. As pessoas não sabem nem o que dizer. Chegam perto de mim e não sabem o que falar. É uma sensação diferente, mas entendo. Entendo meus amigos, a organização. Cada momento agora vale por mil segundos - disse, durante coletiva de imprensa do evento, ao lado de Ricardo e da dupla Duda e Elize Maia.

A cobrança, ele diz, vem a todo momento. Pegas de surpresa, pessoas que fazem parte da rotina de Emanuel se assustaram com o anúncio da aposentadoria.

- No dia seguinte do anúncio, já foi difícil. Até o porteiro do meu prédio olhou para mim e disse: “Vai parar? Por que não disse antes?”. Essas coisas não são assim, tem que tomar uma decisão e firmar. Sei que as pessoas querem demonstrar o carinho, mas também sei que as pessoas queriam que eu continuasse jogando. E eu também gostaria. Mas acho que esse é o momento, parar em alto nível, atual campeão brasileiro. Gostaria de manter minha carreira reta e da melhor forma possível. Disse para um tio que ia parar, e ele me disse: “Pois pare. Eu quero que meu herói continue sendo meu herói”. Eu não gostaria de chegar

Emanuel coletiva Grand Slam Rio (Foto: João Gabriel Rodrigues)Grand Slam do Rio começa nesta 
terça-feira, com a fase classificatória 
(Foto: João Gabriel Rodrigues)


O fato de estar escalado para a reserva dos Jogos do Rio também pesou. Emanuel não queria passar pela situação de ter de esperar que alguém se machucasse para poder disputar mais uma edição das Olimpíadas. Nos Jogos, o Brasil será representado por Bruno Schmidt/Alison e Evandro/Pedro Solberg.

- Eu não gostaria de ficar na torcida para alguém se machucar para poder jogar as Olimpíadas. Isso não está na minha nobreza, não tenho esse sentimento. Sempre fui muito estrategista. Pensei: sou reserva. Para jogar, alguém tem de se machucar. Se eu não jogasse as Olimpíadas, o próximo grande evento seria o Mundial em 2017. Ou seja, teria de ficar um ano esperando.

Emanuel vai dar adeus às areias ao lado do parceiro Ricardo. E o amigo, que ainda não sabe como será após o Grand Slam, disse estar pronto para ajudar a fazer com que a despedida seja a melhor possível.

- Primeiro, estou tentando curtir ao máximo essa semana e, depois, me programar. Foi uma surpresa para todos que estão envolvidos no vôlei de praia. Mas é uma decisão que só o atleta tem essa coragem de tomar. Acredito que ainda sou meio covarde nesse lado (risos). Não quero pensar no futuro, quero pensar no momento, ajudar da melhor forma.

As areias de Copacabana já deram alegrias a Emanuel. Em 1997, ao lado de Loiola, foi campeão do Grand Slam disputado na praia carioca. Fazer a despedida no local, segundo ele, é especial.
- Para mim, Copacabana tem muito simbolismo. Não só por ser a praia mais famosa do Rio de Janeiro, mas pela a importância para o vôlei de praia. Eu lembro que tudo começou aqui, os grandes eventos lotavam. É gostoso lembrar disso, que já fui vitorioso aqui. Tem uma mística que me faz muito bem.

O Grand Slam do Rio tem início nesta terça-feira, com a fase classificatória. A fase de grupos, disputada na quarta e na quinta, definirá as duplas classificadas para o mata-mata, na sexta-feira. As quartas e semifinais serão realizadas no sábado, enquanto a final e a disputa do terceiro lugar serão jogadas no domingo.


FONTE:

Nenhum comentário: