segunda-feira, 7 de março de 2016

Sharapova cai em exame antidoping e diz: "Eu não posso culpar ninguém"


Tenista anuncia que foi flagrada pela substância Meldonium no Aberto da Austrália: "Eu assumo total responsabilidade". ITF anuncia suspensão provisória para o dia 12




Por
Los Angeles



A russa Maria Sharapova convocou uma coletiva de imprensa nesta segunda-feira, em um hotel em Los Angeles, para anunciar que foi flagrada no exame antidoping pela substância Meldonium durante o Aberto da Austrália, em janeiro. Segundo a tenista, atual número 7 do mundo, a Federação Internacional de Tênis (ITF) enviou uma carta informando sobre o exame na última semana.

Maria Sharapova tênis coletiva (Foto: Kevork Djansezian/Getty Images)
Maria Sharapova anunciou ter sido flagrada 
em exame antidoping (Foto: Kevork 
Djansezian/Getty Images)

- Eu assumo total responsabilidade. É importante dizer que a substância não estava na lista de banidas até o ano passado. Eu tomei legalmente pelos últimos dez anos. Em janeiro, as regras mudaram, e a substância foi proibida e eu não sabia. É o meu corpo, é o que eu coloco dentro dele. Não posso culpar ninguém que esteja treinando comigo - declarou Sharapova, contando também que havia recebido em dezembro a nova lista de substâncias proibidas, mas não a olhou.

Organizadora dos Grand Slams, a ITF explicou o caso em comunicado oficial. A amostra pelo qual Sharapova foi pega no doping foi coletada no dia 26 de janeiro. A tenista foi notificada no dia 2 de março e admitiu a descoberta do meldonium. A entidade anunciou que a russa será suspensa provisoriamente no dia 12 de março até a definição do caso pela Agência Mundial Antidoping (Wada).

Sharapova afirmou que tomava o medicamento Mildronate, que continha a substância Meldonium, desde 2006, para tratar uma deficiência de magnésio e evitar a diabetes. Até o ano passado, a substância era permitida pela Wada.
Mildronate, substância Meldonium (Foto: Reprodução)Mildronate, medicamento tomado por Sharapova que contém Meldonium (Foto: Reprodução)


- Eu comecei a tomar esse medicamento em 2006. Eu tinha alguns problemas de saúde na época, ficava doente o tempo todo, Meu corpo era falho em magnésio, há um histórico de diabetes na família e havia sinais de diabetes. Esse era um dos medicamentos, junto com vários outros, que eu tomava.

Em 2015, a Wada incluiu o Meldonium na lista de observação para determinar os efeitos na performance e o quantitativo de atletas que faziam uso. Em 2016, ele entrou na lista de substâncias proibidas como um "modulador metabólico", devido “ao uso de atletas para aumentar a performance”, segundo a Wada. De forma geral, ele é usado para tratar doenças como isquemia, que decorre da falta de circulação de sangue no corpo.

- O Meldonium é uma substância tomada via oral, por comprimidos, que aumenta a contração do ventrículo. Ele favorece a contração do músculo cardíaco e é usado com o fim de melhorar a capacidade cardíaca. Normalmente, as substâncias que são incluídas principalmente no item de hormônios e moduladores metabólicos exercem relativa influência. Melhora o desempenho, mas é difícil dizer o quanto. Varia de atleta para atleta, da dose tomada, do metabolismo do atleta - explicou Eduardo de Rose, membro do Comitê Executivo da WADA, em contato com o GloboEsporte.com.

No início do ano, o ciclista russo Eduard Vorganov também foi flagrado pela mesma substância. A suspensão não foi anunciada pela Federação Internacional de Ciclismo, mas poderia variar entre 15 a 45 dias.

Maria Sharapova coletiva doping (Foto: Reuters)Maria Sharapova chega para a coletiva em Los Angeles (Foto: Reuters)


Antes da coletiva de imprensa, o boato que circulava pelo mundo do tênis era que Sharapova anunciaria sua aposentadoria. Ela, no entanto, reagiu com bom humor e negou qualquer possibilidade de deixar as quadras neste momento.

- Eu cometi um erro grande e decepcionei meus fãs e o esporte. Não quero terminar minha carreira desse modo e espero que eu tenha outra chance de jogar este jogo. Se eu fosse anunciar minha aposentadoria, não seria num hotel de Los Angeles e nesse carpete feio - disse a tenista de 28 anos.
O presidente da Associação de Tênis Feminino (WTA), Steve Simon, lamentou o episódio.
- Eu estou muito triste de ouvir as notícias sobre Maria. Maria é uma líder e eu sempre soube que ela é uma mulher de grande integridade. Apesar disso, como Maria sabe, é responsabilidade de todo jogador de saber o que eles colocam em seus corpos e saber se isso é permitido. Esse assunto está agora nas mãos do Programa Anti-Doping de Tênis e terá  o procedimento padrão. A WTA vai apoiar as decisões tomadas ao longo do processo - declarou o dirigente.

Sharapova é bicampeã de Roland Garros (2012 e 2014) e também conquistou a taça no Aberto da Austrália (2008), Aberto dos EUA (2006) e Wimbledon (2004).


FONTE:

Nenhum comentário: