segunda-feira, 28 de março de 2016

Djokovic supera ímpeto de português e enfrenta Thiem nas oitavas em Miami



Após bom primeiro set de João Sousa, sérvio contra as ações no segundo para avançar na competição; próximo adversário é uma das revelações da atual temporada




Por
Direto de Miami, EUA



Há aquele provérbio popular que diz que "A sorte acompanha os bons". A bola tocada na fita no último ponto, que morreu na quadra de João Sousa, nem precisaria ter acontecido para que Novak Djokovic tivesse chegado à sua vitória diante do tenista português neste domingo no Masters 1000 de Miami. No entanto, são aqueles momentos em que o público apenas pensa que há uma dose de merecimento em lances como esse. Disparando nove aces e 22 winners, o sérvio venceu por 2 sets a 0, parciais de 6/4 e 6/1 em 1h18 de jogo e carimbou seu passaporte para as oitavas de final da competição.

Novak Djokovic vence João Sousa no Masters 1000 de Miami (Foto: Reuters)
Novak Djokovic vence João Sousa na tarde 
deste domingo em Miami (Foto: Reuters)



As arquibancadas do estádio do Crandon Park estiveram um pouco mais vazias que o normal neste domingo, possivelmente em virtude da Páscoa. Foi possível notar através dos gritos dos torcedores que havia um bom número de brasileiros e muitos apoiavam o português João Sousa, claro, pela ligação entre os países. Ainda assim, foi impossível para os presentes não aplaudir e vibrar com Djokovic, que protagonizou belas jogadas plásticas ao longo do confronto.

Na próxima fase, Djokovic terá um desafio contra uma das principais promessas do atual circuito do tênis. O adversário será o austríaco Dominic Thiem (14º no ranking), de apenas 22 anos, que atropelou Yoshihito Nishioka também neste domingo com duplo 6/2 e chega credenciado por uma vitória sobre Rafael Nadal no ATP de Buenos Aires, além do título da competição, e também com uma conquista no ATP de Acapulco, ambos em fevereiro.

- Ele é um dos jogadores mais fortes no fundo de quadra. Neste momento do tênis, vamos falar no último ano, ele tem chegado com frequência às quartas e semifinais, está jogando muito bem nas condições que temos aqui. Na verdade, até em condições um pouco mais lentas. Ele coloca muita rotação na bola, especialmente em seu saque, coloca muito efeito. Ele é rápido e tem fortes golpes no fundo, um bom backhand para construir os pontos. Eu nunca joguei contra ele, mas ele tem feito um ano e meio incrível na sua vida, os resultados estão mostrando isso. Neste ano, ele é um dos melhores do mundo em termos de resultado. Venceu Nadal no saibro, boas vitórias, títulos. É um dos jogadores da próxima geração que temos que ficar de olho. Vai estar muito motivado para mostrar seu melhor. Espero estar pronto para ele - disse Djokovic.

Novak Djokovic x João Sousa, tênis, Masters 1000 Miami (Foto: Reuters)Sérvio começou a partida vestindo um boné, mas tirou ainda no primeiro set (Foto: Reuters)


O jogo
O português João Sousa mostrou desde o princípio que não se entregaria facilmente na difícil partida contra o melhor do mundo. Porém, se manter em alto nível durante toda a partida é um feito praticamente impossível para a maioria dos tenistas. Para Novak Djokovic não. Enquanto sacava muito bem, o sérvio dificultava o serviço de Sousa e chegou à quebra no sétimo game com devoluções bastante profundas para fazer 4/3. Logo em seguida, porém, o português se mostrou valente, protagonizou um longo game diante de Djokovic e, após quatro oportunidades, devolveu o break num escorregão do rival para empatar a partida. Mas o número 1 do ranking cresce nos momentos de dificuldade. Tirou o boné, como se mostrasse que levaria a partida mais a sério, voltou a quebrar o saque do português e rapidamente confirmou para fechar o primeiro set em 6/4.
Djokovic manteve a intensidade no segundo set, sobretudo nas devoluções. Fosse no forehand ou no backhand, ficava difícil para João Sousa conter o ímpeto de seu rival. Ele ainda o fez no primeiro game, quando saiu de um 0/40 e conseguiu confirmar o seu saque. Mas, depois disso, o que se viu foi o sérvio se impondo cada vez mais e se mostrando muito à vontade em quadra, enquanto o português já dava sinais de instabilidade emocional. Com três quebras, Djokovic anotou os seis games em sequência para fazer 6/1 e carimbar passaporte para as oitavas de final em Miami.


FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/masters-1000/noticia/2016/03/djokovic-supera-impeto-de-portugues-e-enfrenta-thiem-nas-oitavas-em-miami.html

Nenhum comentário: