quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Grato a Guga, Thiago Monteiro quebra jejuns e tenta vencer mais uma no Rio


Com passagem por CT de Larri e ajuda do ex-número 1 do mundo, cearense de 21 anos se destaca com vitória sobre Tsonga e enfrenta Cuevas nesta quinta-feira




Por
Rio de Janeiro





(OBS. DO BLOG:
PARA ASSISTIR O VÍDEO  CLIC 
NO  LINK  DA  FONTE NO FIM 
DA MATÉRIA ABAIXO)






Em sua estreia em torneios ATP, Thiago Monteiro viveu na última quarta-feira o momento mais importante da ainda curta carreira. Um dia depois de provocar a eliminação do francês Jo-Wilfried Tsonga (9º do ranking) na primeira rodada do Aberto do Rio, no Jockey Club Brasileiro, o ex-número 2 do ranking juvenil tem o desafio de avançar ainda mais na competição. O duelo é contra o uruguaio Pablo Cuevas (45º), fechando a programação da quadra Guga Kuerten nesta quinta-feira, pelas oitavas de final. Mas antes de tentar continuar fazendo história, o cearense de 21 anos não se esquece de como um ídolo do tênis fez parte de sua trajetória: Gustavo Kuerten.

Thiago deixou Fortaleza em 2008 rumo a Balneário Camboriú (SC), onde passou a treinar com Larri Passos. Até 2014, ele permaneceu no centro de treinamento do ex-técnico de Guga e o Instituto Guga Kuerten (IGK) o ajudou na transição. Mesmo treinando atualmente no Rio de Janeiro na equipe de João Zwetsch, capitão do Brasil na Copa Davis, Thiago faz questão de relembrar a ajuda que recebeu do IGK. O tricampeão de Roland Garros não só lhe deu conselhos dentro de quadra como também, por meio da entidade, o ajudou em assuntos como busca de patrocínios (são oito atualmente) e planejamento de torneios.

Thiago Monteiro, Aberto do Rio (Foto: Fotojump)
Thiago Monteiro sorridente em coletiva de 
imprensa depois da vitória sobre Tsonga 
no Aberto do Rio (Foto: Fotojump)


- O Guga na minha carreira foi muito importante. O instituto dele é como uma agência na minha carreira, eles começaram a cuidar de questões de patrocínio, de torneios e tudo mais. Ele (Guga) tem me ajudado, tem feito muito por mim no tênis. Desde novo treinar com um cara que já foi número 1 do mundo me dava muita confiança, muita tranquilidade. Ele até comentava comigo sobre esses jogos tipo o de hoje (quarta), sobre quando ele foi campeão de Grand Slam pela primeira vez (Roland Garros em 1997) onde não era o mais cotado e acabou surpreendendo a todos. Eu procurei me prender um pouco nisso e em algumas zebras que aconteceram ultimamente - recordou o brasileiro, atual número 338 do mundo.

Fato é que a vitória sobre Tsonga representa muito não só para Thiago como para o tênis brasileiro. A última vez que um tenista do país derrotou um top 10 foi quando Thomaz Bellucci venceu o ATP 250 de Gstaad de 2012 derrotando o sérvio Janko Tipsarevic na final. E mais: um tenista ranqueado fora do top 300 não ganhava um top 10 desde o triunfo do francês Albano Olivetti sobre o americano Mardy Fish em Marselha, em 2012. O sorteio do Aberto do Rio, que para muitos era ingrato para Thiago, acabou se tornando um presente para o cearense.

Pablo Cuevas, Aberto do Rio (Foto: Fotojump)Pablo Cuevas é o próximo adversário de Thiago Monteiro no Aberto do Rio (Foto: Fotojump)

- Me preparei pensando que seria uma oportunidade incrível de poder enfrentar um top 10 no meu primeiro jogo de ATP. Fiquei feliz para poder ver como estava meu nível de tênis, a diferença do meu jogo contra esses caras. Foi até uma surpresa saber que você tem condições de chegar nesse nível. Essa vitória foi muito importante, me fez acreditar muito mais no meu jogo. O sorteio acabou sendo bom de modo geral. Conseguir a vitória sobre um cabeça (de chave) foi fantástico para mim.
Número 45 do mundo, Cuevas é um tenista pior ranqueado que Tsonga. Porém, Thiago sabe que não deve se ater a ranking ao entrar em quadra em busca da vaga nas quartas de final. Ele próprio é prova disso.

- O Cuevas é um jogador fantástico. Também é agressivo, tem uma esquerda muito boa, apesar de ser de uma mão. É um jogador completo. A minha estratégia vai ser um pouco a de hoje, tentar jogar mais com meu forehand sobre o backhand dele, tentar fazer mexê-lo bastante. Não sei até que ponto o físico cascudo dele pode aguentar, mas ele também está bem acostumado com isso tudo. Também teve algumas lesões na carreira e voltou com tudo, esteve no top 30. Todos os jogos da chave são muito duros. Essa vitória vai me trazer um pouco de confiança.


PROGRAMAÇÃO DESTA QUINTA-FEIRA

Quadra Guga Kuerten:
14h15 - David Ferrer (ESP) x Albert Ramos Viñolas (ESP)
17h - Iñigo Cevantes (ESP) x Alexandr Dolgopolov (UCR)
18h30 - Rafael Nadal (ESP) x Nicolas Almagro (ESP)
em seguida - Thiago Monteiro (BRA) x Pablo Cuevas (URU)

Quadra 1:
13h - Santiago Giraldo (COL) x Guido Pella (ARG)
14h30 - Paula Gonçalves (BRA) x Johanna Larsson (SUE)
em seguida - Marcelo Melo/Bruno Soares (BRA) x Orlango Luz/Fabiano de Paula (BRA)
em seguida - Thomaz Bellucci/Marcelo Demoliner (BRA) x Aljaz Bedene (GBR)/Albert Ramos Viñolas (ESP)

Quadra 2:
14h30 - Ana Bogdan (ROM) x Lara Arruabarrena (ESP)
em seguida - Paolo Lorenzi (ITA) x Federico Delbonis (ARG)
em seguida - Dusan Lajovic (SER)/Dominic Thiem (AUT) x Alexandr Dolgopolov (UCR)/Daniel Muñoz de la Nava (ESP)

Quadra 4
14h30 - Christina Mchale (EUA)/Anna Tatishvili (EUA) x Alizé Lim (FRA)/Francesca Schiavone (ITA)
em seguida - Petra Martic (CRO) x Marina Erakovic (NZL)

Quadra 5
13h - Guillermo Durán (ARG)/Philipp Oswald (AUT) x Rogério Dutra Silva (BRA)/João Souza (BRA)
14h30 - Silvia Soler-Espinosa (ESP) x Danka Kovinic (MNE)
em seguida - Anastasia Rodionova (AUS)/Stephanie Vogt (LIE) x Mariana Duque-Mariño (COL)/Tatjana Maria (ALE)
em seguida - Veronica Cepede Royg (PAR)/María Irigoyen (ARG) x Paula Cristina Gonçalves (ARG)/Sanaz Marand (EUA)


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2016/02/grato-guga-thiago-monteiro-quebra-jejuns-e-tenta-vencer-mais-uma-no-rio.html

Nenhum comentário: