domingo, 21 de fevereiro de 2016

Espanhóis surpreendem Melo/Soares, e final de duplas fica sem brasileiros


Pablo Carreño Busta e David Marrero fazem grande partida, aproveitam falhas dos favoritos e carimbam passaporte para a decisão contra colombianos Cabal e Farah




Por
Rio de Janeiro


Bruno Soares Rio Open (Foto: Fotojump)Bruno Soares durante a partida contra os espanhóis neste sábado (Foto: Fotojump)


O domingo de decisões do Aberto do Rio não contará com jogadores brasileiros. Últimos remanescentes do país na competição e francos favoritos ao título na chave de duplas, Marcelo Melo e Bruno Soares foram eliminados do torneio na noite deste sábado no Jockey Club Brasileiro ao serem surpreendidos pelos espanhóis David Marrero e Pablo Carreño Busta por 2 sets a 0, parciais de 6/2, 3/6 e 10-7. Os rivais, que saíram do qualifying, atuaram de forma consistente, contando com a experiência de Marrero - finalista em 2014 - e exploraram bastante os erros de Bruno para alcançarem a decisão contra os colombianos Robert Farah e Juan Sebastián Cabal.

- A semana inteira meu primeiro saque não entrou. Hoje não foi diferente e não sei por quê. Eu não sei a explicação disso. Não acho que a gente jogou mal os outros games tirando meus dois saques no primeiro set. No segundo set a gente conseguiu manter meu saque e colocamos um pouco de pressão neles. No final do segundo set a gente encaixou nosso jogo. A bola aqui fica rápida, voa demais, é dificil ter controle da situação. Os pontos foram muito curtos. No tie-break, a gente não jogou mal, mas não fizemos por merecer. Fizemos duas duplas faltas, não executamos bem alguns pontos. No geral, não foi um bom jogo, mas faltou um detalhezinho - explicou Bruno após a partida.

Campeões do torneio em 2014, Farah e Cabal eliminaram outra dupla brasileira neste sábado. No confronto anterior, na Quadra 1, eles derrotaram Thomaz Bellucci e Marcelo Demoliner por 2 sets a 0, com duplo 6/4. Curiosamente, David Marrero reencontrará os colombianos, assim como aconteceu em 2014. Naquela decisão, o espanhol atuou ao lado de Marcelo Melo, quando foram vice-campeões do Aberto do Rio.


O jogo

Foi um primeiro set para esquecer para Bruno Soares e Marcelo Melo. Logo no terceiro game, no saque de Bruno, Carreño Busta conseguiu boas devoluções e anotou a quebra numa excelente paralela. Os espanhóis seguraram os pontos quando tinham o saque, com Marrero fechando bem a rede. Novamente, os brasileiros foram surpreendidos em mais um saque de Bruno, e viram os rivais abrirem 5/2. Em seguida, os espanhóis abriram larga vantagem, os brasileiros salvaram dois set points, mas não teve jeito: Marrero fechou a parcial com um smash.

Marcelo Melo e Bruno Soares contra Carreño Busta e Marrero no Aberto do Rio (Foto: Fotojump)
Marcelo Melo e Bruno Soares contra 
Carreño Busta e Marrero no Aberto 
do Rio (Foto: Fotojump)


O segundo set foi amarrado e os espanhóis mantinham um alto nível. Enquanto isso, Bruno e Marcelo sofriam, mas iam confirmando seus serviços. A igualdade perdurou até o oitavo game: os brasileiros tiveram duas chances de quebra, Carreño Busta e Marrero salvaram a primeira, mas Bruno Soares mandou uma ótima devolução para anotar a quebra e fazer 5/3. No saque de Marcelo Melo, a dupla da casa empatou a partida com 6/3 na parcial.

No match tie-break, os brasileiros se viram atrás do placar quando Marcelo Melo cometeu uma dupla falta e os espanhóis aproveitaram o serviço para abrirem 4-1. Sem margem para erros, Bruno e Marcelo reagiram e chegaram a devolver a mini quebra para diminuírem o prejuízo em 5-4. Carreño Busta e Marrero logo voltaram a ficar em vantagem numa boa devolução no fundo, abrindo 6-4. Marcelo Melo cresceu na rede e colocou os brasileiros novamente no jogo. Mas, Soares, em um dia não muito inspirado cometeu dupla falta. Os espanhóis tinham dois saques com 8-7 de vantagem. Carreño Busta trocou bola com Marcelo na rede e ganhou o primeiro ponto. Na sequência, Marrero sacou bem aberto e deu números finais ao confronto com 10-7.


COLOMBIANOS SUPERAM BELLUCCI E DEMOLINER E VÃO A FINAL

Depois de terem alcançado a final do ATP de Quito há duas semanas, Thomaz Bellucci e Marcelo Demoliner seguiram o bom momento da parceria, chegando à semifinal do Aberto do Rio na chave de duplas. No entanto, diante dos colombianos Robert Farah e Juan Sebastián Cabal, campeões do Aberto do Rio em 2014 e juntos há bastante tempo no circuito, os brasileiros não conseguiram repetir o feito, sendo derrotados por 2 sets a 0, com duplo 6/4.

- Foi uma partida difícil. Demoliner e Bellucci vêm jogando bem, fizeram final em Quito e aqui foram até a semifinal. Hoje jogamos bem, entramos concentrados e estrategicamente bem - afirmou Cabal após o confronto.

Aberto do Rio, Rio Open - Thomaz Bellucci e Marcelo Demoliner contra Juan Sebastián Cabal e Robert Farah (Foto: Thiago Quintella)
Thomaz Bellucci e Marcelo Demoliner falharam na 
devolução e foram eliminados 
(Foto: Thiago Quintella)


Bellucci e Demoliner começaram bem no confronto, trocando quebras de serviços com os colombianos. No entanto, aos poucos, Cabal e Farah dominaram as ações e mostraram um maior entrosamento como duplas para dominar taticamente os brasileiros. Assim, eles conseguiram anular as devoluções da dupla da casa e facilitaram as coisas, sobretudo no segundo set. Mesmo com o apoio dos torcedores, os brasileiros não conseguiram quebrar os rivais no período no final e pararam nas semis. Cabal e Farah voltam à decisão e encaram Marcelo Melo e Bruno Soares na luta pelo título.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2016/02/espanhois-surpreendem-melosoares-e-final-de-duplas-fica-sem-brasileiros.html

Nenhum comentário: