terça-feira, 8 de setembro de 2015

Atual campeão, Cilic derruba Tsonga e aguarda por Djokovic nas semifinais

Francês não havia perdido sets no torneio, mas croata se classifica por 3 a 2. Número 1 do mundo, que enfrenta Feliciano López, pode ser o adversário na próxima fase



Por
Nova York


Marin Cilic contra Jo-Wilfried Tsonga no US Open (Foto: Getty Images)Marin Cilic venceu Tsonga e está na semifinal do US Open (Foto: Getty Images)


O francês Jo-Wilfried Tsonga podia se dar ao luxo de dizer que somente ele e o suíço Roger Federer haviam alcançado as quartas de final do US Open sem terem cedido sets. Nesta terça-feira, porém, a "invencibilidade" chegou ao fim. Atual campeão do Grand Slam americano, o croata Marin Cilic derrubou o 18º do ranking pelo placar de 3 sets a 2 depois de ver uma grande reação do rival. Com as parciais de 6/4, 6/4, 3/6, 6/7(3) e 6/4 em 4h de jogo, o número 9 do mundo se classificou para as semifinais, que serão disputadas na sexta-feira.

O próximo adversário de Cilic será conhecido ainda nesta terça. O croata já sabe que pode ter que encarar o sérvio Novak Djokovic. O atual líder do ranking pega o espanhol Feliciano López por volta de 22h (de Brasília). O vencedor dessa partida será o rival de Cilic nas semifinais.


Confira a chave masculina do US Open


O SporTV transmite ao vivo o US Open pelo SporTV 2. Assinantes também podem assistir ao Grand Slam americano pelo SporTV Play na internet.


O jogo

Com os dois tenistas sacando bem, as primeiras chances de quebra demoraram a aparecer. Ambos salvaram break points até que Cilic foi mais insistente e converteu um, para em seguida confirmar o serviço e vencer o primeiro set. O croata teve mais tranquilidade diante de um Tsonga mais irregular na parcial seguinte. Com uma dupla falta, o francês entregou a quebra para o adversário no quinto game, e Cilic se certificou de não dar nenhuma chance para o oponente devolver a quebra até o final do set.

Jo-Wilfried Tsonga entrenta Marin Cilic no US Open (Foto: Getty Images)
Jo-Wilfried Tsonga lamenta um de seus pontos 
no jogo na derrota para Marin Cilic 
(Foto: Getty Images)


Precisando levar a melhor nos sets seguintes, Tsonga voltou a ser mais regular e desperdiçou bem menos pontos com erros não forçados. O equilíbrio na atuação o rendeu uma quebra no fim do terceiro set, com uma bola de Cilic na corrida para fora. O francês sacou para o set na sequência e diminuiu o placar geral da partida.

Em mais um duelo equilibradíssimo no quarto set, a disputa ficou emocionante a partir do décimo game. Depois de fazer 5/4, Cilic viu Tsonga se sentir pressionado para manter o saque . O francês errou dois pontos bobos - um voleio para fora e um erro não forçado no fundo da quadra - para ver o rival ter dois match points. Porém, Tsonga não se deu por vencido e, corajoso nas trocas de bola, conseguiu anotar quatro pontos seguidos para se manter no jogo. Somando novos erros em seu saque, Tsonga deu mais uma chance a Cilic de fechar a partida dois games depois, mas o croata tentou um drop shot e jogou na rede. A disputa seguiu para o tie-break e, mais consistente, Tsonga anotou 7-3, empatando o jogo.

Se o cenário favorecia a reação de Tsonga, Cilic mostrou muito equilíbrio e concentração no set decisivo. Depois de salvar um break point no quarto game, o croata anotou uma quebra em 0/40 no seguinte e manteve a vantagem. Com mais um match point desperdiçado e salvando um break point de Tsonga, o atual campeão contou com uma bola fora do francês para, enfim, confirmar sua vitória e manter a invencibilidade em Nova York.


FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/US-Open/noticia/2015/09/atual-campeao-cilic-derruba-tsonga-e-aguarda-por-djokovic-nas-semifinais.html

Nenhum comentário: