quinta-feira, 11 de junho de 2015

Lucianarules: inspiração em Dida e opção peculiar pela posição de goleira

Descontraída, camisa 1 da seleção brasileira feminina conta que optou pelo gol "porque não gostava de correr". Jogadora ressalta responsabilidade em campo



Por
Direto de Montreal, Canadá


Luciana - goleira da seleção brasileira (Foto: Cíntia Barlem)Luciana diz que irmãos ajudaram a escolher posição em campo (Foto: Cíntia Barlem)


Luciana Maria Dionízio. Nome forte para uma posição que tem a responsabilidade solitária de fechar um gol. É dela a camisa 1 da seleção brasileira feminina, que disputa o Mundial, no Canadá.  Mas o lugar no campo nem sempre foi o mesmo. A "triagem" para escolha do papel que desempenharia teve um processo curioso e a ajuda dos irmãos. Fator principal? Que tal não correr muito? Extrovertida, Luciana explicou como avançou de meia-atacante a arqueira.

- Porque eu não gostava de correr. No início eu falei para o meus irmãos: "Eu quero jogar bola, mas não sei do que vou jogar". Um dos meus irmãos falou: "Se não quer correr joga de meia-atacante. Porque quando vem a bola você só dá um pique". Eu falei: "Beleza". Comecei como meia atacante, mas aí depois pensei: "Não dou conta de ficar correndo assim não. Vou para o gol". Aí fui para o gol - afirmou.

O jeito descontraído em nada tem a ver com o seu ídolo na posição. Para ela, Dida sempre foi seu modelo a seguir. Fora de campo, as personalidades dos dois são opostas. Mas, dentro das quatro linhas, Luciana procura seguir a calma sempre demonstrada pelo jogador.


- Eu sempre gostei de ver o Dida jogando. Sempre gostei pela calma dele, pela serenidade. Acho que no goleiro tem que ter isso. Calma para passar para sua zagueira, sua lateral. Com uma boa goleira e calma, o time vai para frente .

Luciana - goleira da seleção brasileira (Foto: Cíntia Barlem)
Luciana - goleira da seleção brasileira 
(Foto: Cíntia Barlem)


Luciana sabe de sua responsabilidade. Sabe mais ainda que um erro pode custar a ela um gol adversário. Mas ela não cansa de repetir com orgulho: a profissão de goleiro é diferenciada. A tristeza só bate em um momento. Com que comemorar os gols? "Não dá tempo de ir até você", dizem as companheiras. Ela não se importa. A missão principal, fechar as traves, foi cumprida.


saiba mais

- É uma responsabilidade muito grande porque o time todo depende de você. Se a gente faz uma defesa meia boca: "Ah, fez uma defesa ali". Ontem, por exemplo, não tive muito trabalho ali atrás. As meninas fizeram os gols lá na frente. Mas quando está 1 a 0 para nós e faltando dois minutos para acabar o jogo...vem uma bola ou sai um escanteio ali você fica com o coração na mão porque sabe que se sai errado você toma um gol e a culpa é sua. Se sai um gol e você vai errado no pé da menina a culpa é sua também. Mas essa profissão de goleira é diferenciada. A nossa roupa é diferenciada, nosso treinamento é diferenciado e a gente é solitário. Igual ontem quando saiu o gol só estava eu lá comemorando "eeeeee!". Todo mundo se abraçando: "Não dá tempo de ir até você". Disse: "Não tem importância". A profissão do goleiro é solitário mesmo.

O Brasil treina à tarde nesta quinta-feira já em preparação ao jogo diante da Espanha, sábado, às 17h (de Brasília). A seleção comandada por Vadão é líder do Grupo E com três pontos. As espanholas somam um. 



FONTE:
http://glo.bo/1FUi2Fi?utm_source=link&utm_medium=share-bar-desktop&utm_campaign=share-bar

Nenhum comentário: