quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Olimpíadas 2016: Comitê indica as sedes do futebol e inclui Manaus

Capital do Amazonas se junta a Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Salvador. Decisão dos locais ainda depende do aval final da Fifa até março


Por
Rio de Janeiro



Manaus vai se juntar a São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Brasília e, claro, Rio de Janeiro, como cidades-sede aptas para receber o torneio de futebol masculino e feminino dos Jogos Olímpicos de 2016. O anúncio foi feito nesta quinta-feira na sede do Comitê Rio 2016, na Cidade Nova, e a única novidade - que já havia sido antecipada pelo governador José Melo -  na relação foi a capital do Amazonas. As sedes anunciadas estão, por enquanto, apenas indicadas a receber o evento. Ainda dependem de um aval final da Fifa. A escolha terá que ser feita até março, quando começa o período de pedidos de ingressos para as competições.

Evento Olimpiadas - Futebol -  Nuzman, Pezão e Marim, (Foto: Marcio Iannacca)
Marin, Pezão, Nuzman e General Marco 
Aurélio, diretor executivo de Operações 
(Foto: Marcio Iannacca)


- A CBF tem sido parceira e trabalhando junto a essas cidades. Os comitês organizadores têm ligação direta com todas as federações internacionais e propomos as sedes das competições. O futebol é o esporte mais importante do Brasil e do mundo. Vimos isso na Copa do Mundo. Tivemos a indicação de quatro cidades: São Paulo, Belo Horizonte, Salvador e Brasília. Depois de um trabalho profundo, o Comitê também aprovou Manaus. Nada é mais emblemático no mundo do que o Amazonas. Os Jogos são do Brasil, realizados no Rio. Ficamos contentes em encaminhar Manaus para Fifa. Essa é a proposta do Comitê. Agora nós aguardaremos - disse Carlos Arthur Nuzman, presidente do Rio 2016.

De acordo com Nuzman, o Comitê Rio 2016 não recebeu nenhuma recomendação da Fifa para não indicar Manaus. Em entrevista ao Arena SporTV, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke não ficou animado com a possibilidade de incluir a capital do Amazonas, que seria muito longe do Rio.   

As outras sedes do futebol já eram conhecidas. Falta definir se o estádio de São Paulo será a Arena Corinthians ou a Arena Palmeiras. Por ter sido um dos estádios da Copa do Mundo, a arena corintiana deverá ser a escolhida. Além da Arena Amazonas, em Manaus, Salvador terá a Fonte Nova, Belo Horizonte terá o Mineirão, Brasília o Mané Garrincha e o Rio, Maracanã e Estádio Nilton Santos - este último confirmado nesta quinta-feira

Arena Amazônia (Foto: Divulgação)
Manaus recebeu partidas da Copa do Mundo 
do ano passado (Foto: Divulgação)


O torneio masculino de futebol dos Jogos Olímpicos terá 16 seleções divididas em quatro grupos na primeira fase. Começa no dia 4 de agosto e terá a final no dia 20. Na competição feminina serão 12 equipes divididas em três grupos, com início marcado para o dia 3 - será a primeira disputa dos Jogos, dois dias antes da cerimônia de abertura. O Rio de Janeiro vai sediar um grupo do torneio masculino e um do feminino. O Comitê dos Jogos Olímpicos afirmou ter pedido ao presidente da CBF que solicitasse com a Fifa que sorteio das chaves seja realizado no Brasil, assim como ocorreu na Copa de 2014.


FONTE:
http://glo.bo/1F1DVan

Nenhum comentário: