sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Nadal se recupera de ''batalha'' de 4h, aplica pneu e vence na Austrália

Depois de jogo longo e cansativo na rodada anterior, espanhol mostra tênis de alto nível, sofre no fim, mas avança para as oitavas de final após superar israelense


Por
Melbourne, Austrália


saiba mais

Rafael Nadal precisava recuperar suas energias. Se na rodada anterior batalhou por mais de quatro horas na quadra de Melbourne, desta vez ele tentou de agilizar os trabalhos. E no começo, conseguiu.  Pressionou, ditou o ritmo do jogo e aplicou, inclusive, um pneu. Apesar de diminuir bem o ritmo no terceiro set, fez valer toda a sua superioridade para vencer o israelense Dudi Sela (número 106), por 3 sets a 0 (6/1, 6/0 e 7/5). Com o triunfo, ele se garantiu nas oitavas de final do Aberto da Austrália, onde enfrentará o sul-africano Kevin Anderson (15). 

Após a partida, Nadal afirmou que está se sentindo livre de lesões para o decorrer do Grand Slam, mas que ainda precisa alcançar seu melhor de ritmo de jogo. Ele apontou uma melhora em sua performance e brincou ao ser questionado sobre o que teria feito para se recuperar da partida anterior.

- Dormi (risos). O último jogo foi um dos momentos difíceis que passei em quadra. Não estava em condições muito boas, tive a sorte de ganhar. Cheguei a pensar que ia ter que pegar um voo de volta para Mallorca. É difícil comparar. Joguei muito melhor - disse o espanhol, que considerou normal o equilíbrio do terceiro set.

Nadal, Australian Open (Foto: EFE)
Nadal atropelou o adversário e não passou 
sustos na partida (Foto: EFE)


O jogo

O espanhol não quis dar chances. Isso ficou claro desde o começo da partida. Dudi Sela mostrou ser um adversário aguerrido e conseguiu encostar no placar mesmo depois de levar um 40 -0. Mas de nada adiantava, um Nadal que jogava de forma inteligente soube se aproveitar de cada erro do israelense, quebrando o rival e aplicando de cara um 4/0.  O espanhol acertou o braço no saque e ainda contava com os erros do oponente.

O calor da Austrália e o sufoco sofrido no último jogo, onde o espanhol batalhou por mais de quatro horas, fizeram com que Nadal lutasse também para encurtar a duração do jogo. Dudi Sela só conseguiu se encontrar em quadra e confirmar seu serviço em 4/1. Mas o set já estava todo nas mãos do oponente. Em 28 minutos, Nadal fechou o set em 6/1 com uma nova quebra do saque e com bom aproveitamento nas bolas vencedoras.

A tônica permaneceu a mesma no segundo set. A agressividade da Rafael Nadal era evidente e, sem cerimônia, ele voltou a quebrar o primeiro saque do rival na etapa. Com um tênis de alto nível, cometia poucos erros e dificultava qualquer intenção de Sela, que pouco pôde fazer apesar de não entregar os pontos. O espanhol seguiu impondo seu ritmo de jogo. 

Nadal, Australian Open (Foto: EFE)
Nadal aplicou passeio no primeiro e no segundo 
set, mas teve dificuldades na última etapa 
(Foto: EFE)


Israelense consegue equilibrar e jogo muda no terceiro set

Em um lance curioso, o israelense conseguiu salvar um bola que parecia impossível. No entanto, Nadal pediu o desafio e confirmou que havido sido fora. Com bom humor, Dudi Sela gesticulou reclamando. Causou risadas da plateia e do próprio oponente. O clima amistoso entre os rivais, entretanto, não impediu o passeio. Por mais que Sela tenha salvado três set points, Nadal fechou o segundo set aplicando um pneu no rival: 6/0.

Uma virada para Dudi Sela, naquele momento, seria muito complicada. Mesmo sabendo disso, o israelense não quis entregar os pontos de forma definitiva. Continuou tentando frear o massacre do rival. E, desta forma, enfim voltou a confirmar seus saques no terceiro set. Carismático, ganhava o apoio da torcida. Rafael Nadal ''ajudou'' ao diminuir o ritmo, e o israelense tratou de se aproveitar. A etapa ficou mais equilibrada, e o espanhol chegou a salvar dois break points.

O equilíbrio permaneceu no terceiro set. Cada ponto se tornava um disputa longa. Mesmo errando mais, via o rival o atacando durante seu serviço. O cansaço passou a atrapalhar o israelense, e Nadal usou sua frieza e experiência para não deixar o jogo complicar. Em uma etapa que durou mais que os dois primeiros sets (66 minutos), o espanhol fechou em 7/5.



Outro jogo da chave masculina

Mais cedo, o australiano Nick Kyrgios (nº 53) havia vencido Malek Jaziri (75), da Tunísia. O placar da partida foi de 3 sets a 0 (6/3, 7/6 (8) e 6/1). Agora, ele enfrenta o italiano Andreas Seppi (46), que eliminou ninguém menos que Roger Federer, segundo do ranking mundial. 


FONTE:
http://glo.bo/1CrRVb6

Nenhum comentário: