sábado, 6 de dezembro de 2014

Nicholas corta pão, leite e açúcar para se manter competitivo aos 34 anos

Nadador mais velho da delegação brasileira fecha o Mundial de Doha com dois ouros e uma prata: "Faço um trabalho sério com minha nutricionista", enfatiza


Por
Direto de Doha, no Catar


Nicholas Santos (Foto: Acervo pessoal)Nicholas Santos briga contra a balança para manter a forma (Foto: Acervo pessoal)


No início da década passada, Nicholas dos Santos disputou alguns Campeonatos Brasileiros de igual para igual com Gustavo Borges e Fernando Scherer. Mais de dez anos depois, o nadador continua na seleção brasileira e conquistando resultados muito bons. No Mundial em piscina curta, que termina este domingo em Doha, no Catar, subiu ao pódio três vezes. Foram duas medalhas de ouro nos revezamentos 4x50m medley misto e 4x50m medley masculino, além da prata nos 50m borboleta. Ele explica o segredo para chegar aos 34 anos "com corpo de 20":

- Eu me cuido bem, tenho uma dieta controlada. Resumindo, não como nada com leite, glúten ou açúcar. Cortei o pão. Faço um trabalho sério com minha nutricionista, pois tenho que me preocupar com a recuperação entre as provas. Demoro muito para recuperar as energias - disse o brasileiro, superado apenas pelo sul-africano Chad Le Clos, de 22 anos, na final dos 50m borboleta.

A dieta do velocista é quase toda orgânica, com muito leite de arroz. Há dois anos, ele fez um exame para ver quais alimentos não faziam bem ao corpo e foram detectados o glúten, o leite e o açúcar.  Às vezes, Nicholas foge um pouco da rigidez do regime.


saiba mais

 - Quando acaba uma competição eu como doce sim, sem problema, mas quando eu estou focado em um resultado, faço tudo certinho.

O Mundial, para Nicholas, está encerrado, mas o nadador ainda não pode se esbaldar na comida. Dentro de dez dias, disputa o Open de natação, no Rio de Janeiro, competição válida como primeira seletiva para os Jogos Pan-Americanos de Toronto e para o Mundial em piscina longa do ano que vem, na Rússia. 

- Estou com a cabeça nas Olimpíadas, quero ir para a minha quarta edição de Jogos Olímpicos. Já fiz três destes ciclos, é loucura, mas vale a pena. Só que tenho que focar nos 100m borboleta, que é a prova olímpica - disse, referindo-se ao fato de não a prova dos 50m borboleta, na qual foi vice em Doha, não fazer parte do programa das Olimpíadas.

Revezamento misto 4x50m - Medalha de ouro (Foto: Satiro Sodré/SSPRESS)Revezamento misto 4x50m, em que Nicholas foi ouro (Foto: Satiro Sodré/SSPRESS)


Nicholas esteve nos Jogos de Atenas 2004, Pequim 2008 e Londres 2012, e o melhor resultado foi a semifinal nos 50m livre na China, quando ficou em 16º lugar.

O Mundial em piscina curta de Doha segue até domingo. As eliminatórias acontecem na madrugada (4h30, de Brasília), e as finais a partir das 13h. O GloboEsporte.com faz a cobertura em Tempo Real e o SporTV transmite todas as provas ao vivo, com a narração de Jader Rocha e comentários de Alexandre Pussieldi e Mariana Brochado. Os assinantes do canal podem assistir às provas pela internet, pelo SporTVPlay.

Nicholas Santos, Mundial de Natação Doha (Foto: Satiro Sodré / SSpress)
Nicholas Santos com a prata dos 50m 
borboleta (Foto: Satiro Sodré / SSpress)


FONTE:

Nenhum comentário: