segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Pacotão do tetracampeão: a alma lavada da dupla no campo encharcado

Cruzeiro bate Goiás por 2 a 1 no Mineirão com Ricardo Goulart e Éverton Ribeiro decisivos e Fábio fechando gol, garantindo 4º título brasileiro a duas rodadas do fim


Por
Belo Horizonte


Depois de 36 rodadas na liderança do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro assegurou o título da competição ao derrotar o Goiás por 2 a 1 neste domingo no Mineirão. Com a vitória, o time celeste chegou a 76 pontos, sete à frente do São Paulo, segundo colocado. Como faltam apenas dois jogos para o encerramento da competição, a conquista está garantida. Além da festa, a partida foi marcada por muita água no gramado - após forte chuva na região da Pampulha. Com a bola rolando, Ricardo Goulart e Éverton Ribeiro foram decisivos mais uma vez no ataque. Lá atrás, na defesa, Fábio salvou o time nos minutos finais para alegria dos mais de 57 mil cruzeirenses que foram ao Mineirão comemorar o tetracampeonato do Brasileirão.

gramado encharcado

Antes da partida, um temporal atingiu a região da Pampulha, em Belo Horizonte, onde fica o Mineirão. O sistema de drenagem do estádio não suportou a forte chuva, e várias poças surgiram no gramado. Funcionários da Minas Arena, consórcio que administra o Mineirão, usaram rodos para tentar diminuir o acúmulo de água, principalmente perto dos bancos de reservas. Segundo a administradora, uma fibra instalada no gramado a pedido da Fifa, para a Copa do Mundo, tem atrapalhado o funcionamento da drenagem. O material só será retirado do campo no fim do ano, após o encerramento da temporada de jogos.



cabeçada fulminante

Mesmo com o péssimo estado do gramado, o Cruzeiro tratou de garantir a vitória o mais rápido possível. Aos 12 minutos do primeiro tempo, Mayke cruzou da direita para uma cabeçada fulminante de Ricardo Goulart. A bola ainda bateu na trave antes de balançar as redes do Goiás.



bela polêmica

O Cruzeiro poderia ter ampliado a vantagem sete minutos depois, quando Ricardo Goulart recebeu lançamento na área do time esmeraldino. Porém, a bela auxiliar Nadine Schram Camara Bastos assinalou impedimento na jogada. O lance duvidoso gerou reclamação dos cruzeirenses.


bobeada e golaço

O jogo parecia dominado pelos donos da casa, mas a defesa da Raposa bobeou aos 22 minutos. Após cobrança de falta pelo lado esquerdo da defesa cruzeirense, Samuel recebeu livre na área e mandou no ângulo do goleiro Fábio. Um belo gol que igualou o placar no Mineirão.


tapinha não dói

Willian quase surpreendeu o goleiro Renan no fim do primeiro tempo. Depois de receber passe de Moreno, o atacante do bigode resolveu arriscar de longe. A bola desviou no zagueiro Jackson e subiu. O goleiro do Goiás não perdeu a pelota de vista e, em cima da linha, deu um tapinha para evitar o segundo gol cruzeirense, colocando para escanteio.


pênalti?

David lançou Samuel, que invadiu a área do Cruzeiro. O atacante tirou do primeiro marcador, ajeitando para o arremate. Henrique entrou de carrinho e acabou tocando o braço na bola. Os jogadores do Goiás pediram pênalti no lance, mas o árbitro Paulo Henrique de Godoy Bezerra mandou o jogo seguir.



CULPA DO REFLETOR

O Cruzeiro buscava o gol de desempate. Lucas Silva dominou na intermediária e lançou na área do Goiás. Egídio se antecipou e tentou cabecear, mas mandou a bola para fora. Após o lance, o lateral gesticulou que o refletor teria atrapalhado a conclusão da jogada.



TESTADA CAMPEÃ

Aos 17 minutos da etapa final, com o empate no Mineirão e o São Paulo vencendo o Santos, na Arena Pantanal, o titulo do Cruzeiro estava sendo adiado. O clima era de tensão no Gigante da Pampulha. Foi quando Willian cruzou da esquerda para outro gol de cabeça do Cruzeiro, dessa vez de Éverton Ribeiro - sexto do meia cruzeirense no Campeonato Brasileiro, o primeiro usando a testa para mandar para as redes.



fogo amigo

Logo depois do gol de Éverton Ribeiro, quase o zagueiro Bruno Rodrigo fez o dele, só que seria contra. Após escanteio a favor da equipe goiana, a bola desviou no defensor cruzeirense, obrigando o goleiro Fábio a se esticar todo e salvar a Raposa.


outro susto

Atrás no marcador, o Goiás foi para cima do Cruzeiro em busca do gol de empate. Aos 40 minutos da etapa final, Lima cobrou falta com veneno. Fábio foi no canto esquerdo para defender em dois tempos.


paredão

Aos 45 minutos, nova chance para o time esmeraldino. Erik bateu forte, e Fábio, de novo, fez uma defesaça. Mesmo se a bola entrasse, a auxiliar já havia sinalizado o impedimento do atacante do Goiás.


festa do tetra

Aos 48 da etapa final, o árbitro Paulo Henrique de Godoy Bezerra encerrou a partida. Foi a senha para o início da festa cruzeirense pelo tetracampeonato do Brasileirão. 



Nenhum comentário: