segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Com novo público recorde, Federer vence Gasquet, e Suíça fica com título

Diante de 27.448 torcedores, número 2 do mundo faz 3 a 1 para Suíça na decisão contra França, e país conquista Copa Davis pela primeira vez


Por  
  Lille, França



Com mais de 15 anos de carreira profissional, agora Roger Federer já pode gritar para o mundo que ele e a Suíça conquistaram uma Copa Davis. O número 2 do mundo foi responsável por decretar o título da equipe, em cima da França. Neste domingo, ele derrotou Richard Gasquet, 26º colocado do ranking da ATP, por 3 sets a 0 - 6/4, 6/2 e 6/2, em 1h52 - na quadra de saibro montada no estádio Pierre Mauroy, em Lille, aplicando o terceiro triunfo da Suíça na série melhor de cinco partidas da final.

O título da Copa Davis significa tanto para Federer que, logo depois do último ponto da partida, ele desabou no chão, bastante emocionado. Após festejar com o restante da equipe, ficou com os olhos marejados e regeu a torcida suíça presente em Lille. Ao comentar o título inédito, porém, Federer foi humilde diante dos microfones.

tenis marco chiudinelli roger federer severin luthi stan wawrinka michael lammer copa davis final (Foto: EFE)
Equipe suíça levanta pela primeira vez o troféu 
de campeão da Copa Davis (Foto: EFE)


- Eu ganhei o suficiente na minha carreira, não precisava nada para "cortar da lista" ou algo do tipo. Estou feliz por ter conseguido ficar calmo e jogar uma boa partida. Isso (o título) não é para mim. Isso é para os garotos - disse Federer, dono de 82 títulos de simples (17 Grand Slams), oito de duplas, campeão olímpico de duplas e agora campeão da Copa Davis com a Suíça.

O duelo também marcou um novo recorde de público de um jogo na Copa Davis e de uma partida oficial na história do tênis. Foram 27.448 espectadores, superando em apenas 16 pessoas o comparecimento da última sexta-feira.

Essa foi a terceira vez que Federer entrou em quadra em Lille. Na primeira, contra Gael Monfils na sexta-feira, o suíço jogou mal e foi dominado pelo adversário, perdendo a partida por 3 sets a 0. Antes, na abertura da série, Stan Wawrinka havia superado Jo-Wilfried Tsonga por 3 sets a 1. No sábado, Federer e Wawrinka substituíram Marco Chiudinelli e Michael Lammer e derrotaram Gasquet e Julien Benneteau, recolocando a Suíça em vantagem para o último dia da final. O adversário de Federer neste domingo seria Tsonga, mas o capitão Arnaud Clément fez a troca horas antes da partida. De acordo com o presidente da Federação Francesa de Tênis, Jean Gachassin, Tsonga estava com dores no cotovelo.


saiba mais

A Suíça nunca havia conquistado a Copa Davis, e o troféu era um dos poucos de grande escalão que Federer jamais havia levantado na carreira. Até este ano, o máximo que a equipe conseguira no torneio foi ser vice-campeã em 1992, perdendo na final para os Estados Unidos de Andre Agassi, Pete Sampras, Jim Courier e John McEnroe.

Derrotada, a França segue com nove títulos da Copa Davis, o mais recente em 2001, sobre a Austrália de Lleyton Hewitt. De lá para cá, o time foi finalista em 2002 (derrota para a Rússia de Marat Safin e Yevgeny Kafelnikov), em 2010 (derrota para a Sérvia de Novak Djokovic) e agora em 2014.

tenis torcida suiça lausanne copa davis final (Foto: EFE)
Torcida em Lausanne pula e comemora o triunfo 
de Federer sobre Gasquet (Foto: EFE)


O jogo

Assim como atuou nas duplas, Gasquet não conseguiu ser eficiente em quadra. Logo no terceiro game de jogo, Federer ganhou uma quebra. Jogando bem à vontade, o suíço pôde até desperdiçar um break point no sétimo game e dois set points no nono que não fizeram falta. Ao sacar para o set, o ex-número 1 facilmente confirmou o serviço de zero, ficando em vantagem no confronto.

tenis roger federer copa davis final (Foto: Reuters)
Federer se emociona ao conquistar o ponto do
título da Copa Davis para a Suíça 
(Foto: Reuters)


Federer teve vida ainda mais fácil na segunda parcial. Começou o set com quebra e depois fez 5/2 ao levar a melhor em todos os pontos do game de serviço do oponente. Manteve a invencibilidade na sequência e fechou o set, pondo a Suíça a uma parcial do título.

Pressionado, Gasquet teve disposição para salvar quatro break points logo no primeiro game do terceiro set. O tenista da casa até passou a jogar mais de igual para igual com o número 2 do mundo, mas no quinto game deu a quebra de vantagem para o suíço, ao espirrar a esquerda e jogar a bola para fora. Dois games depois, Gasquet voltou a errar e a dar outra quebra para Federer. Agora o suíço sacava para o jogo e rapidamente chegou ao triplo match e converteu de primeira, com uma bela deixadinha no ponto da vitória. Com a conquista inédita, Federer caiu no chão como se não acreditasse no que aconteceu e emocionado foi comemorar com toda a equipe suíça a façanha.

tenis frança suiça copa davis final estadio pierre mauroy (Foto: EFE)
Estádio Pierre Mauroy recebeu um novo público 
recorde do tênis neste domingo (Foto: EFE)
A campanha da Suíça na Copa Davis 2014:


Oitavas de final: Sérvia 2 x 3 Suíça, em Novi Sad (quadra dura e coberta)
Ilija Bozoljac 0 x 3 Roger Federer - 6/4, 7/5 e 6/2
Dusan Lajovic 1 x 3 Stan Wawrinka - 6/4, 4/6, 6/1 e 7/6(7)
Filip Krajinovic/Nenad Zimonjic 1 x 3 Marco Chiudinelli/Michael Lammer - 7/6(3), 3/6, 7/6(2) e 6/2
Dusan Lajovic 2 x 1 Michael Lammer - 6/3, 3/6 e 6/4
Filip Krajinovic 2 x 0 Marco Chiudinelli - 6/4 e 6/4

Quartas de final: Suíça 3 x 2 Cazaquistão, em Genebra (quadra dura e coberta)
Stan Wawrinka 1 x 3 Andrey Golubev - 7/6(5), 6/2, 3/6 e 7/6(5)
Roger Federer 3 x 0 Mikhail Kukushkin - 6/4, 6/4 e 6/2
Roger Federer/Stan Wawrinka 1 x 3 Andrey Golubev/Aleksandr Nedovyesov - 6/4, 7/6(5), 4/6 e 7/6(5)
Stan Wawrinka 3 x 1 Mikhail Kukushkin - 6/7(4), 6/4, 6/4 e 6/4
Roger Federer 3 x 0 Andrey Golubev - 7/6(0), 6/2 e 6/3

Semifinal: Suíça 3 x 2 Itália, em Genebra (quadra dura e coberta)
Roger Federer 3 x 0 Simone Bolelli - 7/6(5), 6/4 e 6/4
Stan Wawrinka 3 x 0 Fabio Fognini - 6/2, 6/3 e 6/2
Marco Chiudinelli/Stan Wawrinka 2 x 3 Simone Bolelli/Fabio Fognini - 7/5, 3/6, 5/7, 6/3 e 6/2
Roger Federer 3 x 0 Fabio Fognini - 6/2, 6/3 e 7/6(4)
Michael Lammer 1 x 2 Andreas Seppi - 6/4, 1/6 e 6/4

Final: França 1 x 3 Suíça, em Lille (quadra de saibro e coberta)
Jo-Wilfried Tsonga 1 x 3 Stan Wawrinka - 6/1, 3/6, 6/3 e 6/2
Gael Monfils 3 x 0 Roger Federer - 6/1, 6/4 e 6/3
Julien Benneteau/Richard Gasquet 0 x 3 Roger Federer/Stan Wawrinka - 6/3, 7/5 e 6/4
Richard Gasquet 0 x 3 Roger Federer - 6/4, 6/2 e 6/2
Gael Monfils x Stan Wawrinka - não disputado



FONTE:
http://glo.bo/11KnLkk



Nenhum comentário: