Misha, Athena, Fu Niu Lele, Wenlock e Mandeville fazem a festa de crianças em ponto turístico. Mascotes do Rio serão conhecidos neste domingo
Mascotes de Olimpíadas anteriores visitaram nesta sexta-feira o Pão de Açucar, um dos principais cartões postais cariocas. Eles vieram ao Rio de Janeiro para o anúncio dos mascotes oficiais dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016, que será feito neste domingo. Em dia de céu azul e muito calor, o urso Misha (Moscou 1980); Athena (Atenas 2004); Fu Niu Lele (Pequim 2008); e Wenlock e Mandeville (Londres 2012) encontraram um Morro da Urca cheio devido ao feriadão de Zumbi dos Palmares (20 de novembro).
Para evitar tumulto, eles subiram o bondinho como pessoas comuns e vestiram suas fantasias escondidos do público. Enquanto contadores de histórias falavam sobre Olimpíadas para crianças, acompanhados por músicos com flauta, violão, pandeiro e uma harpa, os mascotes apareceram de surpresa. Os personagens olímpicos dançaram e abraçaram os jovens ao som de ritmos brasileiros, como a bossa nova de Tom Jobim e Vinicius de Morais.
Mascotes olímpicos e as crianças da Vila
Olímpica de Guaratiba no Pão de Açúcar
(Foto: Rio 2016/Alex Ferro)
Até segunda-feira, os cinco vão conhecer pontos turísticos do Rio de Janeiro, interagir com as crianças e fazer o "esquenta" para o "nascimento" dos mascotes cariocas, como em uma grande cerimônia de boas-vindas. Cerca de 40 crianças da Vila Olímpica Dr. Sócrates Brasileiro, em Pedra de Guaratiba, marcaram presença no Pão de Açúcar.
- Trabalhamos na Vila Olímpica com pessoas de seis a 80 e poucos anos. Essas crianças que estão aqui estudam em uma escola modelo, aliando os estudos aos esportes. Todos ficaram muito felizes com a visita. Como eles moram em um bairro muito carente e com poucas oportunidades, muitos estão conhecendo isso tudo pela primeira vez. Já ficaram animados no caminho, passando pela Avenida Niemayer, Leblon, Ipanema, Morro da Urca, Pão de Açúcar...
Cinco não conseguiram vir. Eles estudam em tempo integral e muitos podem vir a se tornar atletas - disse João Lomeu, coordenador da Vila Olímpica de Pedra de Guaratiba.
Crianças tietam os mascotes
(Foto: André Durão)
- Gostei muito da vista, a paisagem é muito bonita. Quero que as Olimpíadas cheguem logo. Eu faço futebol e basquete e quero muito conhecer o Jefferson, goleiro do Botafogo, nas Olimpíadas. Ele vai ser o goleiro da Seleção - disse o menino.
Breno de Araújo, por sua vez, conta que ter andado de bondinho foi a melhor parte.
- Fiquei com um pouco de medo, mas foi muito legal, foi a coisa mais legal junto com os mascotes. Foi a primeira vez que eu vim aqui também. E estou dando até entrevista (risos).
O Rio de Janeiro terá um para as Olimpíadas e outro para os Jogos Paralímpicos. Eles farão sua primeira aparição pública na segunda-feira. O processo de escolha foi feito através de um concurso nacional voltado para empresas e profissionais da área de criação, em nove meses de etapa nacional. Depois, foram feitas pesquisas com criança de seis a 12 anos, público foco dos mascotes. Elas foram apresentadas a vários dos mascotes pré-selecionados.
Suas "identidades" são guardadas a sete chaves. A revelação será feita somente no domingo e, após a aparição pública na segunda-feira, uma votação será aberta no site do Rio 2016 para a escolha dos nomes. O público poderá escolher entre três pares de nomes. A decisão sai no dia 14 de dezembro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário