domingo, 12 de outubro de 2014

Goiás mostra eficiência, vence por 3 a 0 e mantém o Coritiba no Z-4

Disciplinado taticamente, time goiano finaliza menos da metade das vezes do Coxa, mas ganha e pode colocar adversário novamente na lanterna


 A CRÔNICA


por GloboEsporte.com

A vitória do Goiás por 3 a 0 sobre o Coritiba neste sábado pode ser resumida em uma palavra: eficiência. Mesmo sem ter maior posse de bola, mesmo com menos da metade das finalizações do adversário (oito contra 19), o time goiano teve precisão no momento certo e conquistou mais três pontos importantes no Campeonato Brasileiro. O placar talvez não traduza o que foi a partida no Serra Dourada, até porque o goleiro Renan fechou o gol mais uma vez e fez quatro defesas difíceis, mas os donos da casa foram premiados pela tranquilidade de Jackson, David e Erik, os autores dos gols.


saiba mais

O Goiás fica provisoriamente na nona colocação, com 37 pontos, e se afasta da zona de rebaixamento. Poderá ser ultrapassado pelo Sport neste domingo. Seu próximo adversário pelo Brasileiro será o Grêmio, novamente no Serra Dourada, no sábado. Antes, na quarta, recebe o Emelec pela partida de volta das oitavas da Copa Sul-Americana.

O Coritiba vê ampliar o seu péssimo retrospecto fora de casa neste nacional: venceu apenas uma vez em 14 partidas. E corre o risco de voltar à lanterna justamente no dia em que completa 105 anos. Já foi ultrapassado pelo Botafogo, que bateu o Corinthians, e pode ser superado por Vitória e Criciúma neste domingo. Seu próximo adversário será o Figueirense, no Orlando Scarpelli, no dia 19 (domingo).

Goiás apresenta suas armas: Renan e contragolpe

O começo do jogo foi equilibrado. O Goiás ameaçou primeiro com Esquerdinha, mas o Coxa deu o troco com Norberto, que fez boa jogada individual e chutou forte para boa defesa de Renan. O goleiro, mais uma vez, seria o ponto de desequilíbrio na partida. O Goiás abriu o placar logo aos nove minutos em jogada típica. David cobrou falta para dentro da área, e aí os papéis se inverteram: acostumado a atacar, Joel falhou no tempo de bola e permitiu que o zagueiro Jackson finalizasse de cabeça. Vanderlei defendeu, mas o próprio Jackson pegou o rebote e marcou.

Apesar do gol sofrido, o Coxa não se desesperou e aumentou a posse de bola e o número de finalizações. O problema era a barreira chamada Renan. Aos 24 minutos, ele fez defesa incrível em chute de Alex dentro da área. O preço do abafa foi alto demais. Os paranaenses deram ao Goiás outra arma bastante utilizada, o contra-ataque. Logo após a defesa de Renan, Erik foi lançado em velocidade. Thiago Mendes puxou a marcação, e David, como elemento surpresa, apareceu livre para receber assistência de Erik e finalizar de primeira: Goiás 2 a 0.

Marquinhos Santos tentou mudar o placar com as entradas de Elber e Keirrison nas vagas de Baraka e Martinuccio na volta do intervalo, mas não era a noite do Coritiba. A semelhança entre primeira e segunda etapas foi tamanha que logo o Goiás ampliou o marcador mesmo sem ter maior presença no ataque. O Coxa rondava a área esmeraldina e foi surpreendido novamente. Samuel, que fez apenas um gol pelo Goiás e até tem irritado parte da torcida, surpreendeu pelo posicionamento. Quase sempre no campo de defesa e contribuindo com a marcação, ele lançou Thiago Mendes com precisão. O volante, boa arma de ataque, cruzou para Erik marcar com estilo, de letra. O Coritiba sentiu o baque e diminuiu o ímpeto. Quando conseguiu superar Renan, Keirrison viu o zagueiro Jackson evitar o gol de honra em cima da linha.

Coritiba Goiás (Foto: Divulgação/ Site oficial Coritiba)
Goiás vence e complica o Coritiba 
no Brasileirão (Foto: Divulgação/ 
Site oficial Coritiba)




FÇNTE:

Nenhum comentário: