sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Em Portugal, americano completa segundo giro na água, não no ar, assim como havaiano em 2012. Mineirinho acha que foi apenas uma volta e meia; Scooby discorda


Por Direto de Peniche, Portugal



Aos 42 anos, ele se reinventa e dita novos rumos para o esporte. Nesta sexta-feira, durante um treino em Portugal, Kelly Slater deu um aéreo 720º com rotação inédita. Todos tiraram o chapéu para o americano, mas muitos divergiram sobre a manobra (assista no vídeo ao lado). Integrante do Circuito Mundial, Adriano de Souza, o Mineirinho, acha que foi um 540º, ou seja, um giro e meio. A Associação de Surfe Profissional (ASP) concorda, assim como o site "Surfline". O big rider Pedro Scooby viu de outra forma: duas voltas completas. Do mesmo lado está a "Stab", conceituada publicação de surfe.

A manobra é inédita porque foi executada na rotação inversa ao sentido em que o surfista estava. A dúvida se dá pelo fato de ele ter completado a segunda volta quando sua prancha já estava na água (e não mais no ar): 720º ou 540º?Slater saiu do mar rindo à toa: "Não tenho um nome para ela... é um aéreo".

O GloboEsporte.com mostra a manobra quadro a quadro: analise!

seq 720 slater (Foto: arte esporte)
Sequência da manobra de Slater 
(Foto: arte esporte)


Slater deixa o esconderijo para treinar

Em desvantagem diante de Gabriel Medina na briga pelo título mundial, Slater, dono de 11 canecos, arrumou logo um jeito para deixar o mundo inteiro falando sobre ele. O americano costuma se esconder nos dias em que o campeonato está paralisado. Procura sempre um pico com poucos surfistas e, se possível, poucos fãs. Mas em Peniche, décima das 11 etapas da temporada, a tática foi diferente.

 Aos 64 anos, Slater vai completar o flip
Mineirinho

 No pico de Baleal, perto de Supertubos, palco da etapa do WCT, ele dividia as ondas com alguns companheiros. Pegou uma direita e, vendo que ela ia se fechar, voou o mais alto que pôde. Mineirinho tinha visto cena parecida, no Havaí. Desta vez, Slater foi além.

- Quando eu iniciei no surfe, em 1994, o aéreo 540 era a manobra na época. Lembro que ele a completou em Haleiwa, em ondas com mais de dez pés (três metros). Em 2014, simplesmente o cara completa um 540 full rotation. Aos 64 anos, ele vai completar o flip - disse Mineirinho.

Para Pedro Scooby, trata-se de um aéreo 720 graus inédito. E disse que a manobra de Slater foi bem diferente da executada pelo havaiano Albee Layer em 2012. Veja aqui as duas manobras
 - Foi histórico, a primeira vez que um surfista acerta um 720 full rotation. O havaiano deu um double alley oop, que é mais rápido e simples. Esse 720 do Kelly foi histórico, foi a primeira vez no mundo do surfe que alguém executa essa manobra. O Kelly já enterrou umas quatro gerações e continua se superando cada vez mais e acompanhando a evolução das novas gerações. Por isso, ele é o Kelly Slater - disse Scooby.

As revistas especializadas também divergiram quanto ao nome da manobra. Todas, porém, se renderam a mais uma peripécia do americano.

- Se não é a coisa mais selvagem sobre uma prancha em ondas com menos de 3m, é o top-3.
Vida longa, Slater, nosso rei, inspiração de todas as inspirações. Vida longa ao surfe de aéreos - escreveu a Stab, especialista em manobras.

Montagem Slater Capas de Jornais (Foto: Reprodução)
Capas de sites especializados divergem 
(Foto: Reprodução)


FONTE:

Nenhum comentário: