sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Com ataque afiado, Brasil teme fuso, poluição e Messi contra a Argentina

Técnico Dunga aposta em boa fase dos atacantes no Superclássico, mas aponta problemas de jogo na China que vão muito além de Messi e cia.


Por Pequim, China

Dunga, Treino da Seleção Brasileira (Foto: Heuler Andrey / Mowa Press)Dunga ainda se preocupa com a influência do fuso nos atletas (Foto: Heuler Andrey / Mowa Press)


É apenas a segunda convocação de Dunga em sua nova passagem pela seleção brasileira. Será somente o terceiro jogo. Mas, que jogo! Logo de cara, a Argentina pela frente em 90 minutos que valem título, com troféu e tudo. A edição do Superclássico das Américas deste ano acontece neste sábado, em Pequim. A cidade parece um detalhe irrelevante, mas não é. Ela pode atrapalhar os planos.

Se, por um lado, Dunga tem jogadores em ótima fase, por outro, teme que peculiaridades locais coloquem em risco o rendimento da Seleção. Segundo ele, o grupo ainda não conseguiu, por exemplo, assimilar o fuso, que é de 11 horas a mais em relação ao horário de Brasília.

- Eles acordam às três ou quatro da manhã, assim como nós todos. Seria interessante ter mais trocas - protestou Dunga contra o regulamento do Superclássico, que só permite três substituições.

Lamentações à parte, o Brasil tem jogadores em total ascensão. Basta notar que, desde os primeiros amistosos deste ciclo com o novo comandante, Neymar, Diego Tardelli e Robinho abriram o leque de gols e começaram a distribuir.

O parceiro de Messi no Barça fez oito gols em sete partidas. Tardelli, animado com o retorno à Seleção, também desencantou: jogou seis vezes e marcou quatro. O reserva Robinho teve índice animador: cinco gols em seis confrontos.

A boa fase na temporada, que se reflete em gols nos atacantes, também atinge outros setores. Oscar e Willian balançam redes com a camisa do Chelsea, mas com números mais discretos. O zagueiro Miranda é um dos artilheiros do Atlético de Madrid no Espanhol, e David Luiz voltou a jogar no PSG com um gol em cima do Barcelona.

Dunga, é claro, comemora o momento de seus atletas, mas não vê facilidade alguma no duelo com os argentinos. O técnico sabe que o decorrer da temporada europeia, com mais jogos, e de alto nível, ajuda os atletas a terem rendimento superior ao que foi demonstrado nos amistosos contra Colômbia e Equador, quando ainda esquentavam os motores.


neymar oscar treino seleção brasileira (Foto: Mowa Press)
Dunga aposta nos gols de Neymar  
(Foto: Mowa Press)


 Porém, ressalta o número de cortes que precisou fazer na lista final (Marquinhos, Ramires, Fernandinho e Ricardo Goulart deram lugar a Juan, Souza, Rômulo e Kaká).

- Estão melhores, sem dúvida, mas tem que colocar o fuso horário nisso aí. E se você acha que estão em melhores condições por estarem no futebol europeu, lembro que houve uma série de lesões. Eles só vão estar em forma depois que jogarem 15 ou 20 partidas, e ainda não conseguiram por conta das lesões.

A péssima qualidade do ar de Pequim, que, nesta semana, atingiu índices próximos daquilo que é considerado trágico, e superiores aos recomendados pela Organização Mundial de Saúde, também é uma preocupação de Dunga. Essa, pelo menos, deverá atrapalhar, igualmente, brasileiros e argentinos.


BRASIL: Jefferson, Danilo, Miranda, David Luiz e Filipe Luís; Luiz Gustavo, Elias, Willian e Oscar; Neymar e Diego Tardelli. Técnico: Dunga

ARGENTINA: Romero, Zabaleta, Demichelis, Fernández e Rojo; Mascherano, Pereyra e Di Maria; Pastore; Aguero e Messi. Técnico: Gerardo Martino

Data: 11/10/2014 (sábado) Horário: 9h05 (de Brasília) Local: Ninho do Pássaro, em Pequim (CHN) Árbitro: Fan Qi (CHN) Auxiliares: Huo Weiming e Mu Yuxin (CHN)
Transmissão: a TV Globo, o Sportv e o GloboEsporte.com exibem a partida ao vivo. O site também acompanha em Tempo Real.

SUPERCLÁSSICO: NA TV GLOBO E NO GLOBOESPORTE.COM


Brasil e Argentina entrarão em campo no próximo sábado, a partir das 9h05 (horário de Brasília). O jogo, centésimo da história, cem anos depois, vale o troféu do Superclássico das Américas. A Seleção conquistou as últimas duas edições, em 2011 e 2012.  O confronto será transmitido ao vivo pela TV Globo e GloboEsporte.com com narração de Galvão Bueno e comentários de Juninho Pernambucano, Casagrande e Arnaldo Cezar Coelho. O site também acompanha o duelo em Tempo Real. Confira ao lado um vídeo com imagens marcantes de duelos entre Brasil e Argentina.


FONTE:
http://glo.bo/1svlnZs

Nenhum comentário: