segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Perfeito, Cilic bate Nishikori e fatura o seu primeiro Grand Slam da carreira

Eficiente no saque, croata de 1,98m e 25 anos tem noite impecável e derruba japonês por triplo 6/3, levando o título do US Open, em Nova York


Por Nova York



Confiante e certeiro, Marin Cilic em momento algum deu chances para Kei Nishikori. Sacando como de costume, com força e angulando bastante, trocando bolas com precisão e vibrando muito, o número 12 do ranking mundial venceu o japonês por 3 sets a 0, parciais de 6/3, 6/3 e 6/3, e conquistou o US Open, erguendo pela primeira vez um Grand Slam (ele já havia sido campeão de Roland Garros em 2005, entre os juvenis). O título de Cilic quebra um tabu. Ao vencer o rival, número oito do mundo, o croata torna-se o primeiro tenista fora do top 10 a triunfar em um Grand Slam desde 2004, quando Gaston Gaudio, então 44º do ranking da ATP, foi campeão em Roland Garros, na França. O título também foi o primeiro de um croata em um Grand Slam desde Goran Ivanisevic, técnico de Cilic e campeão em Wimbledon, em 2001.

Marin Cilic Us Open final (Foto: Agência AP)
Marin Cilic levanta o troféu de 
campeão do US Open 
(Foto: Agência AP)


- Isso é resultado de um trabalho duro, mas o mais importante é que sempre me diverti com o Goran, e jogar o melhor tênis da minha vida nesse torneio, ao lado deles, é especial. Você nunca sabe quando os nervos vão aflorar, os dois estavam nervosos no começo do primeiro set, mas tive a sorte de salvar os break points e senti que estava no caminho certo. Para todos os jogadores que trabalham duro no circuito, isso é uma esperança - frisou Cilic.

No caminho para o título, Marin Cilic, de 1,98m e 25 anos, derrotou com sobras a lenda suíça Roger Federer, nas semifinais, vencendo por 3 sets a 0. Também bateu Tomas Berdych, Gilles Simon, Kevin Anderson, Illya Marchenko e Marcos Baghdatis. O croata perdeu apenas três sets em toda a campanha em Nova York e levou para a casa US$ 3 milhões (R$ 7,2 milhões). A conquista de Cilir nos Estados Unidos voltou a representar um primeiro título de Grand Slam através do US Open, como aconteceu com Andy Murray (2012) e Del Potro (2009).

Kei Nishikori Us Open final (Foto: Agência Reuters)
Kei Nishikori lamenta o revés
(Foto: Agência Reuters)


O jogo

Surpreendentes nas fases anteriores, derrotando nas semifinais Federer e Djokovic, Marin Cilic e Kei Nishikori começaram o duelo confirmando seus saques. Cilic abriu 1 a 0 com dificuldade, sem encaixar seu potente saque. Em seguida, Nishikori igualou. Entrando no jogo e acertando o serviço, Cilic fez 2 a 1. Com a mesma facilidade, o japonês colocou 2 a 2. O croata, então, começou uma sequência arrasadora. Fez 3 a 2 no saque, quebrou o serviço de Nishikori e depois confirmou o seu, abrindo 5 a 2 e ficando bem perto da vitória no primeiro set. O japonês ainda esboçou uma reação, mas o croata repetiu a eficiência no saque, fechando em 6/3.

Sem repetir a agressividade demonstrada contra Djokovic, nas semifinais, Kei Nishikori teve seu serviço quebrado já no terceiro game do segundo set, com Cilic abrindo 2 a 1. No game seguinte, o croata escapou de um revés de 15/40 e manteve seu saque. O japonês, sem se entregar, fez 3 a 2, mas Cilic devolveu com quatro aces e ainda quebrando o serviço do rival, colocando 5 a 2 no placar. Tentando a reação, Nishikori chegou a quebrar o saque do croata, mas Cilic devolveu na sequência e fechou de novo em 6/3.

Comandando as ações, Cilic começou o terceiro set no mesmo ritmo. Abriu 1 a 0, viu Nishikori colocar 1 a 1, mas logo fez 2 a 1, em bela jogada encobrindo o japonês. Sacando, o asiático praticamente jogou a toalha ao ter o saque quebrado: 3 a 1. Sem titubear, o croata manteve a eficiência no saque e nas devoluções, e logo tinha 4 a 1. Nishikori colocou-se novamente no jogo ao confirmar seu saque e fazer 4 a 2. Confiante, Cilic abusou da técnica para fugir de uma quebra no game seguinte: confirmou o serviço com uma deixadinha e uma paralela funda, belíssima: 5 a 2. O japonês ainda fez 5 a 3, mas Cilic voltou a sacar, repetiu a eficiência do jogo todo: triplo 6/3 e fim de papo.

Marin Cilic Us Open final (Foto: Agência Reuters)
Marin Cilic foi praticamente perfeito 
na decisão do US Open 
(Foto: Agência Reuters)


FONTE:

Nenhum comentário: