terça-feira, 29 de julho de 2014

Com 22kg a menos, Mauro retoma paixão pela corrida e faz maratona

Niteroiense de 34 anos se recupera de fratura na tíbia e um problema sério no joelho, emagrece com reeducação alimentar, corre, malha e se supera


Por Rio de Janeiro

O niteroiense Mauro Sant'Ana cruzou a linha de chegada da Maratona do Rio, no último domingo, depois de correr por mais de quatro horas. Encarou todas as dificuldades da prova de 42km, que teve largada no Recreio dos Bandeirantes e chegada no Aterro do Flamengo. Ele deixou 22kg para trás ao adotar hábitos saudáveis, melhorar a alimentação e, claro, se dedicar aos treinos de corrida. (Confira no vídeo acima as melhores imagens da Maratona do Rio)

- Ao completar a maratona, me senti muito feliz e com aquela sensação de dever cumprido. Esse ano foi especial, pois tinham amigos que estavam correndo a primeira maratona. Eu fico realizado quando faço a prova e tenho a oportunidade de vibrar com a conquista de todos os que treinaram conosco - afirmou.

Mauro maratona euatleta (Foto: Getty Images)
Medalha no peito e sensação de dever 
cumprido após sua segunda Maratona 
do Rio (Foto: Getty Images)

Mauro conta que participava de algumas provas quando mais novo, mas não treinava muito e fazia por distração. Isso até sentir um problema sério no joelho e na tíbia, que o impediram de treinar e fazer qualquer outro esporte.

eu atleta montagem antes e depois (Foto: Editoria de Arte)
O antes e depois: Mauro emagrece 
22kg e retomaa paixão pela corrida 
de rua (Foto: Editoria de Arte)

- Um dia estava trabalhando em casa, sentado, e percebi que minha barriga tinha "dobrado" e, literalmente, caído. Foi quando a ficha caiu e percebi que estava bem acima do meu peso ideal. Isso foi em 2002, quando eu tinha acabado de fazer 34 anos. Estava com 105kg - lembrou.

Para emagrecer, Mauro procurou ajuda de uma nutricionista, voltou a malhar e fazer exercícios aeróbicos, como a corrida.

- No começo, foi complicado, pensei em desistir várias vezes, pois estava pesado e cansava facilmente, mas continuei. Fiz uma reeducação alimentar e hoje só como comida saudável. Não tomo refrigerantes, não como doces, e tento comer arroz integral, frango, peixe e outros produtos light. Agora, estou com 83kg, com 22kg perdidos. Pretendo chegar aos 78kg.

Em quase dois anos, foram várias corridas de 5 e 10km, além das Meias da Ponte, Golden Four, Mizuno Half Marathon e duas vezes a Maratona do Rio.

- Minha vida mudou totalmente, além de me sentir muito melhor fisicamente. O nosso ego também melhora e nos sentimos mais bonitos. Com a corrida, tive a oportunidade de fazer amizades que levarei para a vida toda. O mundo da corrida te proporciona amizades verdadeiras e muitas histórias de superação.

Mauro euatleta  (Foto: Getty Images)
Mauro na Meia da Mizuno: niteroiense 
se recupera de fratura na tíbia e volta 
a correr (Foto: Getty Images)

Mauro aproveita para passar dicas às pessoas que estão acima do peso ou precisam mudar de hábitos e ganhar em saúde. Ele cita os fatores fundamentais para a transformação.

- São coisas importantes como foco, força de vontade, disciplina, dedicação e comprometimento. Minha dica pra quem quer iniciar essa mudança é que procure um nutricionista e um profissional de esportes e estipule metas. Ao ver sua melhora mês a mês a satisfação é enorme - encerrou.


saiba mais

Nenhum comentário: