segunda-feira, 7 de julho de 2014

Após título, Djokovic diz: "Melhor final de Grand Slam que joguei na carreira"

Sem se abalar com a derrota, após uma batalha de 5 sets e 3h59, Federer afasta rumores de uma possível despedida: "Posso alcançar mais no futuro"


Por Londres, Inglaterra


Após superar um dos melhores tenistas de todos os tempos em uma batalha de cinco sets e 3h56 na "grama sagrada" de Wimbledon, Novak Djokovic ainda está em êxtase. Além do bicampeonato, o tenista de 27 anos recuperou a liderança do ranking mundial após nove meses, desbancando o espanhol Rafael Nadal. A conquista de seu sétimo Grand Slam diante de Roger Federer, que buscava o seu 18º título em um Grand Slam, teve momentos de equilíbrio e outros dramáticos. Mas Nole soube driblar as dificuldades naquela que considera a sua "melhor final na carreira". Depois de se jogar e beijar a grama do All England Club, em Londres, ele agradeceu ao suíço por ter lhe deixado vencer desta vez em um discurso emocionado, quebrando uma série de três derrotas em finais. 

Novak Djokovic levanta troféu de campeão de Wimbledon 2014 (Foto: Reuters)
Aos prantos, Novak Djokovic levanta 
troféu de campeão de Wimbledon, 
após bater Federer (Foto: Reuters)

- Foi a melhor final de Grand Slam que eu joguei na minha carreira. É por isso que essa vitória significa tanto para mim. Em primeiro lugar, pois foi contra um grande adversário e também pelo fato de eu ter perdido as últimas três de quatro finais em Grand Slams. É claro que eu tive que trabalhar a minha confiança ao longo da partida e tinha algumas dúvidas. Hoje foi um grande teste, um desafio mental. Nós levamos um ao outro ao limite e eu não poderia me desconcentrar em nenhum momento. Por isso, essa final foi tão especial - contou Djokovic, que não segurou as lágrimas durante a cerimônia de premiação.

O sérvio agradeceu a Federer por ter lhe deixado vencer a dura batalha e enalteceu o suíço, considerado por muitos uma lenda viva do tênis mundial.
Novak Djokovic Wimbledon (Foto: Reprodução Twitter)
Novak Djokovic e a namorada, 
grávida, com os cachorros antes 
do baile (Foto: 
Reprodução/Twitter)

- Ele é um magnífico campeão, um grande exemplo de atleta e modelo para as crianças e os jovens. Eu respeito a sua carreira e tudo o que ele fez pelo esporte. Obrigado por me deixar vencer desta vez - disse Nole.

Após perder três chances de quebra, Djokovic, finalmente, levou a melhor em seu segundo match point em um jogo marcado por reviravoltas.

- Eu esperava que o Roger fosse falhar no primeiro serviço no match point. Isso não aconteceu. É por isso que ele tem 17 Grand Slams e é o atleta mais bem sucedido da atualidade. Nos momentos importantes, ele sempre mostra o seu melhor tênis. Eu tive que me reorganizar e encontrar energia para vencer o quinto set. Foi uma grande final - analisou.

Além dos dois títulos em Wimbledon, em 2011 e 2014, Djokovic tem na coleção a conquista do US Open, também em 2011 e outros quatro do Australian Open, em 2008 e seguidamente de 2011 a 2013. Com o triunfo no torneio britânico, o sérvio quebrou um jejum de 18 meses sem levar um Grand Slam. No ano passado, ele foi vice-campeão em Londres e Nova York. Há quatro semanas, mais um revés amargo: a derrota para o espanhol Rafael Nadal na final de Roland Garros. Com o feito, o "Toro Miúra" entrou para a história como o maior vencedor do torneio, com nove troféus, sendo o quinto seguido.

Djokovic come grama Wimbledon (Foto: Agência AFP)
Após título em Wimbledon, Novak 
Djokovic comeu a "grama sagrada" 
em Londres (Foto: Agência AFP)


"Posso alcançar muito mais no futuro", diz Federer

Maior campeão da história do tênis, com 17 títulos em Grand Slams, Roger Federer queria quebrar um outro recorda na "grama sagrada". Com sete conquistas em Wimbledon, o mesmo número do americano Pete Sampras e do britânico William Renshaw, o suíço poderia ser o único a vencer oito vezes o torneio britânico. Aos 32 anos, ele tornou-se o mais velho a chegar a uma final de Grand Slam desde o americano Andre Agassi que, aos 35 anos, foi vice-campeão do US Open, em 2005.

Apesar do revés, Federer teve uma atuação quase impecável no All England Club e ressaltou que o resultado não representa um ponto final em sua vitoriosa carreira.
  •  
Federer Wimbledon (Foto: Agência EFE)
Após perder duelo dramático para 
Djokovic, Federer espera bons 
resultados no futuro 
(Foto: Agência EFE)

- Não é possível garantir se eu estarei aqui outra vez, ou não, ou se há ainda mais por vir. É impossível responder a a essa questão. Mas me senti muito confortável com o meu desempenho nas últimas semanas. Isso me faz pensar que a campanha foi mais um degrau e que eu posso alcançar muito mais no futuro.

A derrota pode ter tudo um sabor amargo para Federer, no entanto, o resultado fez o ex-número um do mundo subir para a terceira posição do ranking.

- Tenho sete troféus de Wimbledon. Não é que eu precise de outro, mas teria sido lindo conquistá-lo. Estar em uma final de Wimbledon, ganhando ou perdendo, é sempre marcante e especial. Ainda mais em um jogo tão dramático como o de hoje. Foi um momento memorável ver minha esposa e minhas filhas, foi o que mais me tocou, honestamente. Fiquei triste e desapontado por perder, mas foi por pouco tempo. Estava mais feliz em ver minha família e ter o apoio do público. Eles me colocaram para cima e fizeram eu me sentir melhor.


FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/Wimbledon/noticia/2014/07/apos-titulo-djokovic-diz-melhor-final-de-grand-slam-que-joguei-na-carreira.html

Nenhum comentário: