Massa irritado por ser tirado de treino por Marcus Ericsson em Mônaco (Foto: AP)
Após passar seus últimos anos na Ferrari no papel de
escudeiro de Fernando Alonso, Felipe Massa viu na mudança para a Williams a
possibilidade de reescrever sua história na Fórmula 1. O desempenho nos testes
de pré-temporada foram animadores: o brasileiro foi o mais veloz em uma das
sessões e nenhuma quebra em 12 dias de atividade. Mas foi começar o campeonato
que a esperança de dias melhores deu lugar à decepção. A sorte resolveu dar as
costas ao brasileiro. Tudo começou na etapa de abertura, na Austrália, quando
foi tirado logo na primeira curva da prova. Neste sábado, a série de
infortúnios de Massa ganhou mais um capítulo: abandonou o treino
classificatório em Monte Carlo após ser atingido pelo sueco Marcus Ericsson. Neste
domingo, no GP de Mônaco, a partir das 9h de Brasília, o brasileiro largará em
16º e tentará, nas apertadas ruas do principado, espantar de vez a maré de azar.
A série de incidentes que fogem de seu alcance tem impedido
Massa de conseguir o melhor resultado possível. O que reflete diretamente na
tabela de classificação. Apesar do equilíbrio de performance com seu
companheiro Valtteri Bottas, Massa é apenas o 12º com 12 pontos, enquanto o
finlandês é o sétimo com 34.
Relembre a "maré de azar" de Massa:
koba "kamikaze" na Austrália
A maré começou logo na primeira etapa, em Melbourne. A
Williams havia se mostrado muito veloz nos treinos e pintava como segunda
força, atrás da Mercedes. Mas a chuva que caiu no treino classificatório
evidenciou o ponto fraco do FW36: o carro sofria com falta de pressão
aerodinâmica em condições extremas.
Largando em nono, Massa mirava uma corrida de recuperação.
Desejo que durou poucos metros. Na primeira curva, ele foi o único acertado em
cheio por Kamui Kobayashi, que veio do fim do grid com sua Caterham sem rumo.
Irritado, o brasileiro pediu a punição ao japonês, que justificou a manobra
"kamikaze" por uma falha no freio, identificada logo depois na
análise do carro. Companheiro de Massa, Valtteri Bottas comprovou o bom
rendimento da Williams na Austrália: largou em 15º e apesar de ter batido no
muro, teve tempo de ir para os boxes, voltar em último e escalar o pelotão para
fechar em quinto.
Kamui Kobayashi acerta em cheio a
Williams de Felipe Massa na largada
da Austrália (Foto: Reuters)
"faster than you" na malásia
Na etapa seguinte, na Malásia, a chuva durante o treino
classificatório voltou a atrapalhar a vida de Massa e Bottas. Na corrida, o
brasileiro foi confrontado com um grande "fantasma" de sua carreira.
Nas voltas finais, ouviu pelo rádio a frase "Valtteri está mais rápido que
você", mensagem que inevitavelmente remeteu ao famoso episódio do
“Fernando está mais rápido que você”. Mas diferentemente do GP da Alemanha de 2010, o brasileiro se
recusou a deixar o parceiro passar e cruzou em sétimo. A atitude gerou um
desconforto inicial na equipe, que, dias depois, pediu desculpas a Massa.
No Bahrein, enfim, um
fim de semana sem incidentes. Na corrida que entrou para a história pelas
diversas disputas, Massa duelou com Bottas durante toda a prova e repetiu o
sétimo lugar, logo à frente do finlandês.
Felipe Massa e Valtteri Bottas na
Malásia: novo capítulo de "Faster
than you" (Foto: AFP)
lambança da williams em pit stop na china
Mas a paz do piloto brasileiro durou pouco. Na quarta etapa
do ano, na China, Massa viu uma lambança da Williams prejudicar completamente
sua corrida. Em seu primeiro pit stop, na volta 11, os mecânicos da equipe se
confundiram e trocaram os pneus traseiros entre si. Ao perceberem o equívoco,
eles se corrigiram, mas tiveram muita dificuldade para fixar as rodas
corretamente por as terem forçado antes. Com isso, o brasileiro ficou uma
“eternidade” nos boxes, caindo para a última posição. No fim, completou em 15º,
longe da zona de pontuação.
Na Espanha, quinta corrida do ano, Massa não pôde culpar a
sorte. Após errar na classificação, ele se viu com a nona posição do grid,
enquanto Bottas largaria na quarta colocação. A má posição no treino custou
caro. Sem conseguir sair do meio do pelotão, o brasileiro sofreu para
administrar o desgaste dos pneus, tentou uma estratégia de três pit stops e
acabou, mais uma vez, fora dos pontos, em 13º.
Mecânicos da Williams se enrolaram no
pit stop de Felipe Massa na China
(Foto: Divulgação/Williams)
sueco erra e tira massa de treino em mônaco
Neste sábado, em Mônaco, novamente um carro da Caterham
cruzou seu caminho. Dessa vez o algoz foi Marcus Ericsson, durante o Q1, a
primeira parte do treino classificatório. Com um tempo que lhe garantia uma
vaga no Q2, Massa vinha em uma volta de desaceleração quando viu a aproximação
do sueco da Caterham. O brasileiro deixou o caminho aberto na Mirabeau, mas
Ericsson se precipitou, errou a freada e atingiu a Williams, levando ambos para
o guard rail. Sem conseguir religar o motor, Massa não pôde levar o carro de
volta aos boxes. Com isso, foi impedido de participar do Q2 e terá que largar,
neste domingo, na 16ª colocação.
Em Mônaco, foi a vez de Marcus
Ericsson atrapalhar a vida do
piloto brasileiro (Foto: Getty Images)
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2014/05/mare-de-azar-de-massa-tem-batida-na-1-curva-erro-no-pit-e-sueco-barbeiro.html
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