sábado, 24 de maio de 2014

Maré de azar de Massa tem batida na 1ª curva, erro no pit e sueco barbeiro

Série de incidentes que fogem de seu alcance atrapalham brasileiro a conseguir bons resultados no ano. Neste sábado, em Mônaco, Felipe foi tirado de treino por Ericsson


Por Monte Carlo, Mônaco

felipe massa monaco circuito formula 1 (Foto: AP)Massa irritado por ser tirado de treino por Marcus Ericsson em Mônaco (Foto: AP)

Após passar seus últimos anos na Ferrari no papel de escudeiro de Fernando Alonso, Felipe Massa viu na mudança para a Williams a possibilidade de reescrever sua história na Fórmula 1. O desempenho nos testes de pré-temporada foram animadores: o brasileiro foi o mais veloz em uma das sessões e nenhuma quebra em 12 dias de atividade. Mas foi começar o campeonato que a esperança de dias melhores deu lugar à decepção. A sorte resolveu dar as costas ao brasileiro. Tudo começou na etapa de abertura, na Austrália, quando foi tirado logo na primeira curva da prova. Neste sábado, a série de infortúnios de Massa ganhou mais um capítulo: abandonou o treino classificatório em Monte Carlo após ser atingido pelo sueco Marcus Ericsson. Neste domingo, no GP de Mônaco, a partir das 9h de Brasília, o brasileiro largará em 16º e tentará, nas apertadas ruas do principado, espantar de vez a maré de azar.

A série de incidentes que fogem de seu alcance tem impedido Massa de conseguir o melhor resultado possível. O que reflete diretamente na tabela de classificação. Apesar do equilíbrio de performance com seu companheiro Valtteri Bottas, Massa é apenas o 12º com 12 pontos, enquanto o finlandês é o sétimo com 34.

Relembre a "maré de azar" de Massa:

koba "kamikaze" na Austrália

A maré começou logo na primeira etapa, em Melbourne. A Williams havia se mostrado muito veloz nos treinos e pintava como segunda força, atrás da Mercedes. Mas a chuva que caiu no treino classificatório evidenciou o ponto fraco do FW36: o carro sofria com falta de pressão aerodinâmica em condições extremas.

Largando em nono, Massa mirava uma corrida de recuperação. Desejo que durou poucos metros. Na primeira curva, ele foi o único acertado em cheio por Kamui Kobayashi, que veio do fim do grid com sua Caterham sem rumo. Irritado, o brasileiro pediu a punição ao japonês, que justificou a manobra "kamikaze" por uma falha no freio, identificada logo depois na análise do carro. Companheiro de Massa, Valtteri Bottas comprovou o bom rendimento da Williams na Austrália: largou em 15º e apesar de ter batido no muro, teve tempo de ir para os boxes, voltar em último e escalar o pelotão para fechar em quinto. 

Kamui Kobayashi caterham felipe massa williams largada gp da austrália (Foto: Agência Reuters)
Kamui Kobayashi acerta em cheio a 
Williams de Felipe Massa na largada 
da Austrália (Foto: Reuters)

"faster than you" na malásia

Na etapa seguinte, na Malásia, a chuva durante o treino classificatório voltou a atrapalhar a vida de Massa e Bottas. Na corrida, o brasileiro foi confrontado com um grande "fantasma" de sua carreira. Nas voltas finais, ouviu pelo rádio a frase "Valtteri está mais rápido que você", mensagem que inevitavelmente remeteu ao famoso episódio do “Fernando está mais rápido que você”. Mas diferentemente do  GP da Alemanha de 2010, o brasileiro se recusou a deixar o parceiro passar e cruzou em sétimo. A atitude gerou um desconforto inicial na equipe, que, dias depois, pediu desculpas a Massa.

No Bahrein, enfim, um fim de semana sem incidentes. Na corrida que entrou para a história pelas diversas disputas, Massa duelou com Bottas durante toda a prova e repetiu o sétimo lugar, logo à frente do finlandês.     
 
Felipe Massa Valtteri Bottas Williams GP da Malásia (Foto: AFP)
Felipe Massa e Valtteri Bottas na 
Malásia: novo capítulo de "Faster 
than you" (Foto: AFP)

lambança da williams em pit stop na china

Mas a paz do piloto brasileiro durou pouco. Na quarta etapa do ano, na China, Massa viu uma lambança da Williams prejudicar completamente sua corrida. Em seu primeiro pit stop, na volta 11, os mecânicos da equipe se confundiram e trocaram os pneus traseiros entre si. Ao perceberem o equívoco, eles se corrigiram, mas tiveram muita dificuldade para fixar as rodas corretamente por as terem forçado antes. Com isso, o brasileiro ficou uma “eternidade” nos boxes, caindo para a última posição. No fim, completou em 15º, longe da zona de pontuação.

Na Espanha, quinta corrida do ano, Massa não pôde culpar a sorte. Após errar na classificação, ele se viu com a nona posição do grid, enquanto Bottas largaria na quarta colocação. A má posição no treino custou caro. Sem conseguir sair do meio do pelotão, o brasileiro sofreu para administrar o desgaste dos pneus, tentou uma estratégia de três pit stops e acabou, mais uma vez, fora dos pontos, em 13º.

Felipe Massa pit stop Williams GP da China (Foto: Divulgação/Williams)
Mecânicos da Williams se enrolaram no 
pit stop de Felipe Massa na China 
(Foto: Divulgação/Williams)

sueco erra e tira massa de treino em mônaco

Neste sábado, em Mônaco, novamente um carro da Caterham cruzou seu caminho. Dessa vez o algoz foi Marcus Ericsson, durante o Q1, a primeira parte do treino classificatório. Com um tempo que lhe garantia uma vaga no Q2, Massa vinha em uma volta de desaceleração quando viu a aproximação do sueco da Caterham. O brasileiro deixou o caminho aberto na Mirabeau, mas Ericsson se precipitou, errou a freada e atingiu a Williams, levando ambos para o guard rail. Sem conseguir religar o motor, Massa não pôde levar o carro de volta aos boxes. Com isso, foi impedido de participar do Q2 e terá que largar, neste domingo, na 16ª colocação.

batida Massa e Ericsson monaco circuito formula 1  (Foto: Getty Images)
Em Mônaco, foi a vez de Marcus 
Ericsson atrapalhar a vida do 
piloto brasileiro (Foto: Getty Images)


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2014/05/mare-de-azar-de-massa-tem-batida-na-1-curva-erro-no-pit-e-sueco-barbeiro.html

Nenhum comentário: