segunda-feira, 26 de maio de 2014

Com Jaque de volta, Brasil aquece para Mundial no Torneio de Montreux

Competição na Suíça, desta terça até domingo, servirá de preparação para o Grand Prix e para a principal missão da temporada: conquistar o inédito título mundial


Por Rio de Janeiro

Vôlei Brasil José Roberto Guimarães (Foto: Alexandre Arruda / CBV)José Roberto Guimarães prepara sua equipe para Montreux (Foto: Alexandre Arruda / CBV)

A principal missão da seleção brasileira feminina de vôlei em 2014 é trazer para o país a única conquista que ainda falta: o título mundial. Até a competição da Itália, entre setembro e outubro, o grupo do técnico José Roberto Guimarães terá dois treinos de luxo. O primeiro deles começa nesta terça-feira, no Torneio de Montreux, na Suíça. Reforçado pela bicampeã olímpica Jaqueline, que volta às quadras após ser mãe pela primeira vez, e mesclando novos nomes com jogadoras já consagradas, o Brasil tenta começar a importante temporada no alto do pódio. O país é o atual campeão e busca o seu sétimo troféu na competição. A estreia será nesta terça-feira, contra as donas da casa, a partir das 11h30. O SporTV transmite ao vivo.

Os últimos dois ciclos olímpicos da seleção feminina de vôlei foram marcados por glórias. Em Pequim 2008, veio a primeira medalha de ouro olímpica. Quatro anos mais tarde, em Londres 2012, a dose foi repetida, e o Brasil tornou-se bicampeão. O país também acumulou títulos do Grand Prix: nove no total, conquistados entre 1994 e 2003. O importante troféu de campeão mundial, no entanto, ainda falta na estante. Para chegar à Itália, em setembro, o mais bem preparada possível, a equipe de Zé Roberto quer aproveitar o Torneio de Montreux esta semana e o Grand Prix, em agosto.

- O que a gente não pode pensar é para já. A gente está pensando no Grand Prix e no Mundial, que é o principal objetivo nesta temporada. Para aquecimento, para início, vai ser bom. Montreux sempre foi marcado pela qualidade das equipes que participam. A Rússia é a única que vai com a equipe B. Todos os outros times estão indo completos. É importante pegar de cara uma competição como essa já para ter um parâmetro – ressaltou José Roberto Guimarães.

Jaqueline, vôlei, treino em Saquarema (Foto: Alexandre Arruda/CBV)
Jaqueline volta a competir pela seleção 
depois de mais de um ano parada 
(Foto: Alexandre Arruda/CBV)

Oito seleções participam do Torneio de Montreux, na Suíça, desta terça-feira até domingo. No grupo A, além do Brasil, estão Suíça, China e Rússia. O grupo B é formado por Estados Unidos, Japão, Alemanha e República Dominicana. Na primeira fase, todo mundo joga contra todo mundo do seu grupo, e os dois melhores classificados de cada avançam para as semifinais. 

Para esta primeira competição, um mês depois do fim da longa temporada de disputas da Superliga feminina, José Roberto Guimarães preferiu mesclar a equipe. Poupou algumas das estrelas do país (as centrais Fabiana e Thaísa, a oposta Sheila e a líbero Fabi), chamou novos nomes, como Carol e Andréia, e outras jogadoras que já passaram pela seleção há muito tempo, como Nathália Martins e Ana Tiemi.

- Montreux é para dar chance a essas jogadoras que nunca estiveram na seleção brasileira e para conhecer os times que serão nossos adversários mais para frente - reforçou o treinador.

Vôlei Brasil Natália Martins e Gabi (Foto: Alexandre Arruda / CBV)
Natália Martins volta à seleção, e Gabi 
segue como destaque do grupo (Foto: 
Alexandre Arruda / CBV)

Entre os destaques do grupo convocado pelo treinador, estão Gabi, Natália, Tandara e a bicampeã olímpica Jaqueline. A competição marca a volta da esposa de Murilo às quadras depois do nascimento do seu filho Arthur, de cinco meses. 

- Apesar de ter novas caras esse ano, com certeza está dando certo. Essa mescla da juventude com a experiência, ainda com a Jaque voltando agora, acho muito importante, principalmente para essa competição. As seleções estarão também passando por essa renovação. A gente joga contra grandes seleções, mas sabemos que é uma preparação muito importante para o Grand Prix e para o Mundial. Queremos buscar esse título para começar bem o ano – afirmou Gabi.

os jogos do brasil

Terça-feira (27/05)
11h30 - Brasil x Suíça (SporTV 2)

Quarta-feira (28/05)
13h30 - Brasil x China (SporTV 2)

Quinta-feira (29/05)
13h30 - Brasil x Rússia (SporTV 2)


saiba mais


FONTE:

Nenhum comentário: