segunda-feira, 26 de maio de 2014

Bellucci bate alemão em cinco sets e finda jejum de três anos em R. Garros

Pela primeira rodada do Grand Slam francês, número 1 do Brasil e 108 do mundo sofre bastante, mas consegue vencer Benjamin Becker (69º do ranking) por 3 sets a 2


Por Paris, França

Thomaz Bellucci x Becker Roland Garros (Foto: EFE)Thomaz Bellucci suou para vencer nesta segunda em Roland Garros (Foto: EFE)

Foi suado e em cinco sets. Mas, após três anos, Thomaz Bellucci voltou a sentir o gosto de uma vitória em Roland Garros. Número 1 do Brasil e 108 do mundo, o paulista novamente apresentou os tradicionais altos e baixos e precisou de cinco sets para acabar com o jejum nesta segunda-feira. Ele bateu o alemão Benjamin Becker (69º) por 3 a 2, com parciais de 6/2, 6/4, 3/6, 4/6 e 6/2, em 2h55, pela primeira rodada do Grand Slam francês.

O último triunfo do paulista no saibro parisiense, no qual jamais passou das oitavas de final, havia acontecido na segunda rodada da edição de 2011, quando ele bateu o italiano Andreas Seppi. Na sequência, Thomaz acabou sendo derrotado pelo francês Richard Gasquet. Em 2012, ele não passou da primeira rodada, ao cair diante do sérvio Viktor Troicki. E, no ano passado, uma lesão no abdômen fez com que o brasileiro não pudesse atuar na competição conquistada três vezes por Gustavo Kuerten. 

- Ufa! Poderia ter sido mais fácil. Acabei deixando ele entrar no jogo, depois de um game muito ruim no terceiro set e me restou vencer na raça mesmo. Foi muito bom mentalmente ter conseguido ficar no jogo no quinto set, principalmente depois de ter perdido o terceiro e quarto sets com um quebra de vantagem. Jogo no saibro é assim, mesmo com quebra na frente nada está decidido. Também foi muito positivo ter aguentado fisicamente bem os cinco sets - disse Bellucci.


saiba mais

Na segunda rodada, Bellucci vai encarar o o italiano Fabio Fognini (15º), que bateu também nesta segunda-feira o alemão Andreas Beck (123º) por 3 sets a 0 (6/4, 6/4 e 6/1). Thomaz está em desvantagem no confronto direto com Fognini. O brasileiro perdeu os dois jogos disputados entre eles: nas quartas de final do ATP 250 de Munique (ALE), neste ano, e nas mesma fase do ATP de Santiago (CHI), em 2011.

- Jogo duro de novo. O Fognini vem fazendo uma boa temporada. É favorito pelo ranking que está agora, mas posso levar isso de uma maneira positiva, jogando mais solto e deixando a pressão para ele - avaliou.


O jogo
Bellucci começou bem a partida, pressionou bastante o serviço de Becker e chegou a ter de cara um break point. Mas o paulista desperdiçou a chance e o alemão acabou abrindo 1/0. Em seu primeiro game de serviço, Thomaz aplicou bons golpes de esquerda e rapidamente igualou o placar, demonstrando estar bastante concentrado. Os tenistas confirmaram os seus serviços e o jogo ficou empatado 2/2. Eis que, no quinto game, Bellucci conseguiu mandar nos pontos e acabou quebrando Becker pela primeira vez na partida (3/2). Embalado, o paulista de Tietê demonstrou estar com o total controle da partida e venceu os três games seguintes para fechar o primeiro set em 6/2, após 31 minutos de ação.

Fazendo o seu oponente correr bastante, o número 1 do Brasil pressionou bastante o saque de Becker no primeiro game, mas não conseguiu quebrar o rival. Porém, isso aconteceria logo. Viriam três games seguidos vencidos por Bellucci. Agressivo e colocando o alemão para se movimentar, o paulista abriu 3 a 1 com certa tranquilidade. Depois, dominando os pontos com bons serviços, Thomaz, que sacou de forma bem aberta, conseguiu confirmar os seus serviços sem sustos e, assim, bastou a quebra no terceiro game para ele conseguir fechar o segundo set em 6/4. Para vencer a segunda parcial, o brasileiro precisou de 32 minutos, só um minuto a mais do que o tempo gasto no primeiro set.

Assim como acontecera até ali, Bellucci continuou sendo o senhor da partida no terceiro set. Com a esquerda calibrada e uma agressividade digna de quem tentar abreviar a partida, Thomaz não conseguiu quebrar Becker no primeiro game. Mas isso aconteceu já no terceiro game, pouco depois dele vencer com bolas perfeitas o seu game de serviço. Porém, no quarto game, Bellucci deu uma bobeada e foi quebrado pela primeira vez na partida, deixando o oponente empatar em 2/2. Foi a senha para que alemão percebesse que ainda tinha forças para tentar complicar a vida de Thomaz. Aproveitando o fato de o brasileiro ter perdido a concentração, Benjamin quebrou mais uma vez o serviço do número 1 do Brasil e, depois, sem grande esforço, acabou vencendo o terceiro set por 6/3, também em 32 minutos.

Quando parecia que Bellucci poderia esmorecer, ele se recuperou mentalmente, demonstrou a mesma superioridade dos dois primeiros sets e venceu os três primeiros games do quarto set, com direito a uma quebra de saque. Com 3/0, o paulista voltou a jogar mais solto e a sacar bem. Essa combinação fez com que ele recuperasse também a confiança e passasse a arriscar mais bolas vencedoras. Mas, como de costume, basta uma sequência de erros para Thomaz perder a cabeça. E isso aconteceu no sétimo game, quando Benjamin Becker, que chegou a perder por 4/1, aproveitou o primeiro break point para devolver a quebra e, demonstrando mais força mental do que Bellucci, ele venceu cinco games seguidos e fechou o quarto sete em 6/4, empatando o jogo em 2 sets a 2 e levando a decisão para a quinto e decisiva parcial.

No quinto set, Bellucci iniciou sacando e não decepcionou. Com um serviço de qualidade, ele logo abriu 1 a 0. Na sequência, o brasileiro pressionou bastante o saque de Becker, mas acabou não aproveitando a chance de quebrar o oponente.  Thomaz não demonstrava a mesma apatia dos terceiro e quarto sets. Becker acusava cansaço, mas se esforçava bastante. E o europeu não conseguiu segurar o sul-americano no quinto game. Bellucci tinha três break points, mas só precisou de um para quebrar o saque do rival e abrir 4 a 2. Depois disso, Thomaz não vacilou mais e venceu os dois games seguintes para fechar o set em 6/2 e a sua partida em 3 sets a 2 para avançar à segunda rodada de Roland Garros e voltar a triunfar no saibro parisiense após três anos de jejum.

Thomaz Bellucci x Becker Roland Garros (Foto: EFE)
Thomaz Bellucci rebate a bola durante 
o seu triunfo sobre Benjamin Becker 
(Foto: EFE)

teliana tem estreia adiada
Única brasileira na chave de Roland Garros, a pernambucana Teliana Pereira não pôde fazer a sua estreia nesta segunda-feira. Por conta do atraso na programação causado pela chuva em Paris, o duelo da número 1 do Brasil e 94 do mundo contra a tailandesa Luksika Kumkhum  (114ª) foi transferido para esta terça-feira


FONTE:

Nenhum comentário: