domingo, 9 de março de 2014

Sesi-SP leva susto, reage e sai na frente na série contra São Bernardo

Dona da segunda melhor campanha da fase de classificação, equipe da casa enfrenta dificuldades, mas vence no tie-break: 'Não queríamos ter sofrido tanto'

Por São Paulo
O adversário do outro lado da quadra nem parecia aquele que havia perdido por 3 a 0 as duas partidas da fase de classificação. Tinha um olhar diferente, uma postura agressiva e mostrava um equilíbrio de dar inveja. Parecia não se importar com o fato de estar diante de um dos favoritos ao título da Superliga masculina, dono da segunda melhor campanha da competição. Neste domingo, fora de casa, o sétimo colocado São Bernardo se agigantou. Teve chances reais de fechar o jogo 1 da melhor de três de quartas de final, mas permitiu que o Sesi-SP reagisse e levasse o confronto para o tie-break. E lá, os anfitriões não perdoaram:  3 sets a 2, parciais de 19/21, 22/20, 12/21, 21/15 e 15/9. 

serginho SESI-SP x São Bernardo (Foto: Lucas Dantas/Sesi-SP) 
Serginho vibra com mais um ponto do Sesi-SP 
(Foto: Lucas Dantas/Sesi-SP)

Mesmo com a derrota do seu time, o oposto Léozão foi o maior pontuador, com 17 acertos. Já o líbero Serginho foi eleito o melhor em quadra e recebeu o Troféu VivaVôlei.

- Playoff é um jogo diferente. Temos que parabenizar a equipe deles, que jogou bem e teve uma baixa importantíssima, que foi o Léozão e que estava muito bem. Respeitamos muito o adversário, mas não queríamos ter sofrido tanto para conseguir essa vitória. Jogamos abaixo do que vínhamos treinando e isso não pode acontecer de novo. De qualquer forma, o primeiro passo foi dado. 
Vamos para o segundo jogo ainda mais forte, pois sabemos que, em playoff, não pode haver erro. Fico feliz pela vitória, mas sabemos que jogamos abaixo e que temos que melhorar - disse Serginho.

As equipes voltam a se enfrentar na próxima sexta-feira, às 19h, desta vez em São Bernardo do Campo (SP). Em caso de triunfo do mandante, a decisão da série será em São Paulo.


O jogo
Se os anfitriões demoravam a engrenar, os visitantes aproveitavam para mostrar que estavam atentos. O saque de São Bernardo funcionava bem e o levantador Rodrigo acelerava as jogadas para se livrar do forte bloqueio do Sesi-SP.  Lucarelli e Evandro começaram a encontrar uma parede montada do outro lado da rede e viam os rivais comemorarem o comando do placar (14/11). Marcos Pacheco orientava, trocava as peças. Renan saiu do banco, fez dois pontos seguidos e fez sua equipe encostar (15/14). O empate veio pouco depois (17/17), num momento de desconcentração do São Bernardo, e foi o suficiente para o técnico Pedro Uehara parar o jogo. Na volta, o time se colocou outra vez em vantagem após um ataque de Léozão (19/18). Para ajudar, Lucarelli atacou para fora e deixou São Bernardo a um passo de fechar o set. No ataque seguinte, o jovem ponteiro se redimiu. Mas na segunda oportunidade, os donos da casa não conseguiram parar Léozão: 21/19.  

A situação não mudou muito na parcial seguinte. O Sesi-SP parava no bloqueio e não tirava proveito de uma de suas armas: o saque. Perdendo por 9/6, Marcos Pacheco reforçava a necessidade de acertar o fundamento para que o sistema pudesse funcionar. A essa altura, se o comandante conseguia manter a calma, já era possível perceber a irritação de alguns de seus jogadores. Os adversários mostravam consistência. Levavam a melhor no rali e ainda contavam com o oposto Léozão afiado nos ataques. O jogo de Lucão & Cia. não fluía. Até que duas bobeadas seguidas do São Bernardo fizeram a arquibancada acordar (18/17). O empate veio com Lucarelli e a virada com Evandro (20/19). Léozão manteve seu time vivo no set.  Em seguida, um saque na rede de Pedrinho deu a vantagem para o Sesi-SP.  Dessa vez, Evandro levou a melhor para alívio da torcida: 22/20.


saiba mais

O time do ABC paulista retomou a concentração e abriu rapidamente 11/3. Os comandados de Marcos Pacheco não esboçavam reação. Para piorar, Evandro recebia atendimento sentindo dores em um dos dedos da mão direita. O jovem Lucarelli chamava a responsabilidade. Apesar das quatro bolas viradas, o freio veio logo. O central Michael fechava os espaços na rede e o São Bernardo fazia 2 a 1: 21/12.  

Irreconhecível no set anterior, o Sesi-SP mudou a postura. Fez 5/1 e passou a pressão para o outro lado da quadra. Pedro Uehara pedia um pouco mais de atenção à marcação de Lucarelli. A facilidade de antes já não existia mais. Os anfitriões subiram de produção e ditavam o ritmo (11/6). Dois pontos seguidos de São Bernardo fizeram Pacheco pedir tempo.  Os adversários corriam atrás do prejuízo. Mesmo com câimbras na panturrilha, Léozão tinha sucesso nos ataques. Luizinho também dava sua contribuição e seu time encostava (14/13). Uma pancada de Léozão garantiu o empate. A equipe da Vila Leopoldina não se entregava. O bloqueio passou a funcionar bem. Mão também saiu entrou bem na partida. Sesi-SP mostrava mais agressividade e respirava: 21/15.

No tie-break, o levantador Sandro acionava Sidão. O central respondia e comemorava a liderança no placar (7/4). Se tudo dava certo do lado do Sesi-SP, São Bernardo perdia uma peça importante. Léozão não suportou as dores na panturrilha e foi acompanhar o resto da partida na lateral da quadra. De lá, viu sua equipe lutar, mas não conseguir evitar a derrota: 15/9.


calendário dos playoffs - quartas de final

Jogo 1
Campinas3 x 2 Canoas - em Campinas (SP)
Minas 3 x 0 Rio de Janeiro - em Belo Horizonte (MG)
Cruzeiro3 x 0 Maringá - em Contagem (MG)
Sesi-SP 3 x 2 São Bernardo - em São Paulo (SP)

Jogo 2
10/03 - 18h45m: Canoas x Campinas - em Canoas (RS)
11/03 - 21h30m: Rio de Janeiro x Minas - no Rio de Janeiro (RJ)
13/03 - 18h: Maringá x Cruzeiro - em Maringá (PR)
14/03 - 19h: São Bernardo x Sesi-SP - em São Bernardo do Campo (SP)

Jogo 3 (se necessário)
15/03 - Campinas x Canoas - em Campinas (SP)
15/03 - Minas x Rio de Janeiro - em Belo Horizonte (MG)
16/03 - Cruzeiro x Maringá - em Contagem (MG)
17/03 - Sesi-SP x São Bernardo - em São Paulo (SP)  



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2014/03/sesi-sp-leva-susto-reage-e-sai-na-frente-na-serie-contra-sao-bernardo.html

Nenhum comentário: