sábado, 15 de março de 2014

Perfeito, Osasco bate o Rio e fecha primeira fase da Superliga invicto

Com campanha perfeita em 26 jogos, time paulista iguala marca do Sorocaba, da temporada 1995/1996, e encara nas quartas de final da competição o Brasília

Por Rio de Janeiro

Foram 26 jogos contra 13 equipes. De setembro do ano passado até esta sexta-feira, todos tentaram, mas ninguém conseguiu derrotar o Osasco na Superliga feminina de vôlei. O atual campeão Rio de Janeiro, no Ginásio do Maracanãzinho, bem que teve sua segunda chance, assim como os demais, mas foi mais uma vítima a sucumbir a potência e frieza do líder da competição, que com a vitória por 3 sets a 0, parciais de 24/22, 21/11 e 21/19, chegou a sua 26ª vitória, fechando a primeira fase da Superliga invicta e igualando o feito histórico da equipe do Sorocaba, que na temporada 1995/1996 também venceu 26 jogos seguidos. Nos playoffs, nas quartas de final, Osasco, de Sheilla, Thaisa & cia, encara Brasília, enquanto o Rio de Janeiro, terceiro colocado ao final da fase de classificação, duela contra o Pinheiros.

- Respeitamos muito o Rio de Janeiro, um rival tradicional da Superliga e atual campeão, mas sabemos da nossa responsabilidade e viemos dos vestiários para vencer mais um jogo. A partir e agora, porém, é um novo campeonato, e tudo que foi feito pelo Osasco, que é histórico, fica como números e realmente como história, apenas. Zera tudo e não podemos errar nos playoffs - disse o técnico Luizomar de Moura.
vôlei Rio de Janeiro x Osasco (Foto: Luiz Pires / Fotojump) 
Roberta e Juciely tentam parar o ataque do 
Osasco, com Caterina (Foto: Luiz 
Pires / Fotojump)
 
Melhor em quadra, Gabi recebeu o troféu Vivavôlei das mãos do campeão peso-pena do UFC, o brasileiro José Aldo Júnior, que acompanhou o duelo entre os dois times das arquibancadas do Maracanãzinho, ao lado da esposa. Thaisa e Sanja foram as maiores pontuadoras do Osasco, com dez pontos cada, enquanto Sheilla marcou nove vezes. Do lado do Rio de Janeiro, Gabi foi o destaque, também fazendo dez pontos.


O jogo
Com as duas torcida fazendo muito barulho, Rio de Janeiro e Osasco começaram errando no saque, mas aos poucos, na primeira perna do set, o time de melhor campanha da Superliga foi se soltando. Com Thaisa na bola de meio, e o bloqueio de Sanja, o líder abriu 4 a 2 em três minutos. Na ponta, Gabi ainda cravou em cima do bloqueio do Osasco, mas as visitante logo se acertaram e abriram 7 a 4. Com dificuldade em virar as bolas, o Rio sofria também com a bola de segunda de Fabíola, como quando o Osasco fez 10 a 5 e fez Bernardinho parar o jogo de novo. Na sequência, com Carol bem no saque, o bloqueio funcionando e erros do Osasco que a arbitragem não perdoou, o Rio encostou e virou para: 14 a 12. E aí quem parou o jogo foi Luizomar de Moura. Sacando bem, o time de Bernardinho mantinha a ponta na base dos contra-ataques, com Gabi e Sarah, e chegou a ter 20 a 18. Osasco apertou, empatou em 20 a 20, e mostrando poder de reação, virou em 24/22, saindo na frente após bola fora do Rio.

vôlei Luizomar e Bernardinho Rio de Janeiro x Osasco (Foto: Luiz Pires / Fotojump) 
Luizomar de Moura comemora mais um ponto 
do Osasco em cima do Rio (Foto: 
Luiz Pires / Fotojump)


vôlei Rio de Janeiro x Osasco (Foto: Fernando Maia / MPIX) 
Rio ainda tentou reação, mas não 
conseguiu suportar a força do líder da Superliga (Foto: Fernando 
 Maia / MPIX)
 
O segundo set começou mais equilibrado que o primeiro. Acordado pela tentativa de reação do set inicial, o Rio de Janeiro manteve o Osasco sempre próximo do marcador. Se de um lado Thaisa virava as bolas de meio e Fabíola achava bem Sheilla e Gabi, do outro Fofão encontrava Juciely e Mihalojic, assim, no primeiro tempo técnico, a vantagem do líder era mínima: 7 a 6. Da parada em diante, porém, o Rio se perdeu, errou muito na recepção, e no saque de Gabi, viu o Osasco abrir 14 a 8, quando Bernardinho foi obrigado a parar o jogo. Errando tudo que tentava, com Mihajlovic, Gabi ou Sarah, o Rio era vítima da sua ineficiência, e em 17 minutos de set já havia jogado a toalha com 18 a 9 no placar. Dois minutos depois, com Gabi na bola de fundo, o Osasco fechou em 21/11, em 20 minutos.

No terceiro set, Osasco seguiu mandando no jogo. No primeiro tempo técnico, vencia por 7 a 6. No seu melhor estilo, Bernardinho tentava trazer o time de volta ao jogo, e teve êxito no início, com Gabi empatando em 8 a 8 com oito minutos do terceiro set. Brigando ponto a ponto, o Rio chegou ao segundo tempo técnico à frente, vencendo por 14 a 13. Iguais, Osasco e Rio levavam o jogo ponto a ponto, com o duelo empatado em 18 a 18. Com Thaisa no centro, o líder chegou ao match point e fechou o jogo em 21/19, com Sheilla.

- Enfrentamos o líder da competição, um time forte, não é líder à toa, e nosso contra-ataque não funcionou, mas estamos nos playoffs, temos que nos concentrar e vamos para decidir no mata-mata - disse a líbero Valeskinha, que atuou no lugar de Fabi, titular e ídolo no Rio, mas que sentiu um incômodo na coxa no treino da manhã e foi poupada para os playoffs.

Escalações
Rio de Janeiro: Gabi, Sarah Pavan, Fofão, Juciely, Roberta, Carol e Valeskinha. Técnico: Bernardinho. Entraram: Mihajlovic, Amanda, Régis e Bruna.
Osasco: Sheilla, Fabíola, Sanja, Adenízia, Thaisa, Caterina e Camila Brait. Técnico: Luizomar de Moura. Entraram: Ana Maria, Lia, Marjorie e Gabi.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2014/03/rio-de-janeiro-osasco.html

Nenhum comentário: