Alviverde conquista 84,6% dos pontos disputados e sobra no Goianão, mas técnico Claudinei Oliveira admite que testes mais fortes só começarão na Copa do Brasil
Claudinei Oliveira: dez vitórias em 13 jogos (Foto: Rosiron Rodrigues / Goiás E.C.)
Com Claudinei, o Goiás chega a meados de março como o único clube invicto entre os 20 que disputam o Brasileirão da Série A. Além disso, o Alviverde tem também o melhor aproveitamento: 84,6%. Venceu dez dos 13 jogos que disputou e conseguiu avançar à fase final do Goianão garantindo a melhor campanha geral com quatro rodadas de antecedência.
Não bastasse a saída de Enderson, outro fator fazia a expectativa em janeiro não ser muito animadora: a ausência de Walter, artilheiro e ídolo da torcida, que se transferiu para o Fluminense. A mudança na gestão executiva e uma nova filosofia tática em campo, sem um atacante de referência, só aumentavam os indícios de que o primeiro semestre seria árduo. Tanto que o novo comandante admite certa surpresa pela campanha de destaque.
- Para ser sincero, eu esperava um pouco mais de dificuldade em termos de resultados. Tivemos que remontar a equipe e mudamos também a forma de jogar. O Enderson (Moreira) jogava com outro esquema, e eu adaptei para um que gosto mais. Os jogadores foram muito comprometidos, procuraram sempre fazer o melhor, e o aproveitamento se deve a isso: à vontade de fazer a coisa acontecer e ao bom ambiente que encontramos aqui no clube - diz Claudinei.
(Foto: Editoria de arte)
É preciso lembrar, no entanto, que o Goiás ainda não disputou outra competição que não seja o estadual, marcado pelo nível técnico questionável. Analisados friamente, os números podem mascarar fragilidades do Alviverde, e Claudinei Oliveira não esconde isso. O treinador admite que o time ainda não foi completamente testado, já que não tem a Libertadores no calendário e ainda não estreou na Copa do Brasil.
O que vai acontecer no Brasileiro é sempre uma
incógnita. Não dá para fazer muito prognóstico. Ano passado, Atlético-PR
e Goiás vinham da Série B e fizeram campeonatos brilhantes
Claudinei Oliveira
Internacional (84,4%), Palmeiras (83,3%), Santos (82,1%) e Flamengo (79,1%) são os clubes mais próximos do Goiás no ranking de aproveitamento. O Peixe, que tem um dos ataques mais positivos do país atualmente, também tem um toque do atual treinador esmeraldino, que esteve por lá durante quase todo o Brasileirão do ano passado e participou da montagem do time alvinegro. Todos estes adversários, para Claudinei, podem ser apontados como alguns dos que entrarão mais fortes na Série A. No entanto, o técnico não descarta que surpresas possam aparecer no decorrer da disputa, como o próprio Alviverde, em 2013, bem como cita o Cruzeiro, atual campeão, como o grande time.
- O que vai acontecer no Brasileiro é sempre uma incógnita. Não dá para fazer muito prognóstico. Ano passado, Atlético-PR e Goiás vinham da Série B e fizeram campeonatos brilhantes, algo que ninguém esperava. Ninguém os apontava como candidatos à Libertadores. Apesar de vir de dois resultados negativos nessa competição, acredito que o Cruzeiro não vá cair de produção de um ano para o outro e, pelo elenco que tem, continua sendo a equipe a ser batida. Não vai mudar muito isso. É o grande candidato a protagonismo na Série A. A não ser que outra equipe qualifique muito mais o elenco.
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/goias/noticia/2014/03/ainda-invicto-goias-tem-o-melhor-aproveitamento-do-brasil-em-2014.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário