sexta-feira, 14 de março de 2014

Invicto, Goiás acumula o melhor aproveitamento do Brasil em 2014

Alviverde conquista 84,6% dos pontos disputados e sobra no Goianão, mas técnico Claudinei Oliveira admite que testes mais fortes só começarão na Copa do Brasil

Por Goiânia

Claudinei Oliveira - técnico Goiás (Foto: Rosiron Rodrigues / Goiás E.C.)Claudinei Oliveira: dez vitórias em 13 jogos (Foto: Rosiron Rodrigues / Goiás E.C.)
 
Novo elenco, novo técnico e novo presidente. De 2013 para 2014, o Goiás trocou as peças que compõem o time, bem como as que o comandam no aspecto técnico e administrativo. Do grupo que foi quinto colocado na Série A do ano passado, só quatro titulares permaneceram - o goleiro Renan, os volantes Amaral e David, além do lateral-direito Vitor. Na presidência, Sergio Rassi substituiu João Bosco Luz. À beira do gramado, Enderson Moreira, considerado o pilar do sucesso do clube nas duas últimas temporadas, foi para o Grêmio e deu lugar a Claudinei Oliveira. Treinador que, ao menos neste início de trabalho, conseguiu manter o Alviverde em alta, ainda que com metodologia distinta em relação à do antecessor.

Com Claudinei, o Goiás chega a meados de março como o único clube invicto entre os 20 que disputam o Brasileirão da Série A. Além disso, o Alviverde tem também o melhor aproveitamento: 84,6%. Venceu dez dos 13 jogos que disputou e conseguiu avançar à fase final do Goianão garantindo a melhor campanha geral com quatro rodadas de antecedência.


Não bastasse a saída de Enderson, outro fator fazia a expectativa em janeiro não ser muito animadora: a ausência de Walter, artilheiro e ídolo da torcida, que se transferiu para o Fluminense. A mudança na gestão executiva e uma nova filosofia tática em campo, sem um atacante de referência, só aumentavam os indícios de que o primeiro semestre seria árduo. Tanto que o novo comandante admite certa surpresa pela campanha de destaque.

- Para ser sincero, eu esperava um pouco mais de dificuldade em termos de resultados. Tivemos que remontar a equipe e mudamos também a forma de jogar. O Enderson (Moreira) jogava com outro esquema, e eu adaptei para um que gosto mais. Os jogadores foram muito comprometidos, procuraram sempre fazer o melhor, e o aproveitamento se deve a isso: à vontade de fazer a coisa acontecer e ao bom ambiente que encontramos aqui no clube - diz Claudinei.

Info Goiás melhor aproveitamento Brasil 2014 (Foto: Editoria de arte) 
(Foto: Editoria de arte)

É preciso lembrar, no entanto, que o Goiás ainda não disputou outra competição que não seja o estadual, marcado pelo nível técnico questionável. Analisados friamente, os números podem mascarar fragilidades do Alviverde, e Claudinei Oliveira não esconde isso. O treinador admite que o time ainda não foi completamente testado, já que não tem a Libertadores no calendário e ainda não estreou na Copa do Brasil. 

O que vai acontecer no Brasileiro é sempre uma incógnita. Não dá para fazer muito prognóstico.  Ano passado, Atlético-PR e Goiás vinham da Série B e fizeram campeonatos brilhantes
Claudinei Oliveira

 - Pode ser que tenha a ver. Vamos ter a Copa do Brasil agora pela frente, com equipes que não conhecemos tão bem. Se passarmos pelo Botafogo-PB, teremos o Santa Cruz, que é um jogo difícil também. Nossas primeiras partidas não são tão fáceis como as de outras equipes. Então, pode ser que essa derrota aconteça. Ninguém fica invicto para sempre. Além dos 13 jogos do Goianão, tenho também três de invencibilidade nos últimos com o Santos na Série A. No total, são 16 partidas sem perder. Quanto mais, melhor, mas uma hora vai acabar. O importante é ter equilíbrio para, quando perder, não esquecer o que passou. Valorizar ao invés de criticar os atletas. E torcer parar perder quando puder. Não em um duelo decisivo.

Internacional (84,4%), Palmeiras (83,3%), Santos (82,1%) e Flamengo (79,1%) são os clubes mais próximos do Goiás no ranking de aproveitamento. O Peixe, que tem um dos ataques mais positivos do país atualmente, também tem um toque do atual treinador esmeraldino, que esteve por lá durante quase todo o Brasileirão do ano passado e participou da montagem do time alvinegro. Todos estes adversários, para Claudinei, podem ser apontados como alguns dos que entrarão mais fortes na Série A. No entanto, o técnico não descarta que surpresas possam aparecer no decorrer da disputa, como o próprio Alviverde, em 2013, bem como cita o Cruzeiro, atual campeão, como o grande time.

- O que vai acontecer no Brasileiro é sempre uma incógnita. Não dá para fazer muito prognóstico. Ano passado, Atlético-PR e Goiás vinham da Série B e fizeram campeonatos brilhantes, algo que ninguém esperava. Ninguém os apontava como candidatos à Libertadores. Apesar de vir de dois resultados negativos nessa competição, acredito que o Cruzeiro não vá cair de produção de um ano para o outro e, pelo elenco que tem, continua sendo a equipe a ser batida. Não vai mudar muito isso. É o grande candidato a protagonismo na Série A. A não ser que outra equipe qualifique muito mais o elenco. 



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/goias/noticia/2014/03/ainda-invicto-goias-tem-o-melhor-aproveitamento-do-brasil-em-2014.html

Nenhum comentário: