domingo, 15 de dezembro de 2013

Ronaldinho volta a disputar torneio da Fifa sete anos após frustrações

Derrotado pela Seleção e pelo Barcelona em 2006, quando era melhor do mundo, craque adota reclusão no Marrocos e tem confiança dos companheiros

Por Direto de Marrakesh, Marrocos

Ronaldinho Barcelona (Foto: Getty Images)Ronaldinho foi derrotado pelo Inter na decisão do Mundial de Clubes de 2006 (Foto: Getty Images)
 
O Barcelona era amplo favorito no Mundial de Clubes de 2006. Com um time poderoso, tinha ainda Ronaldinho Gaúcho, melhor jogador do mundo no ano anterior. Mas perdeu para o Internacional, rival histórico do brasileiro revelado pelo Grêmio, e frustrou os planos do craque, que já havia sido derrotado pela França nas quartas de final da Copa do Mundo daquele ano.

Passaram-se sete anos e, no Marrocos, com a camisa alvinegra do Atlético-MG, Ronaldinho volta a disputar um torneio organizado pela Fifa. É verdade que nesse intervalo ele disputou jogos válidos pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2010 e também as Olimpíadas de 2008, ambas chanceladas pela entidade. Mas em torneios realmente organizados pela entidade, sua despedida melancólica foi em 2006.

Para quem ostentava o status de grande jogador do futebol mundial, R10 perdeu os torneios mais importantes. A Copa de 2010, na África do Sul, e as Copas das Confederações de 2009 e 2013. A não ser que uma grande reviravolta aconteça, ele também não tem chance de ir à Copa do Mundo que será disputada no Brasil, no ano que vem. Luiz Felipe Scolari o considera carta fora do baralho.

Tabela Histórico Ronaldinho FIFA (Foto: FIFA)


A queda vertiginosa do Gaúcho teve início justamente depois daquela derrota pelo Barcelona. Lesões e atuações sem brilho pela seleção brasileira encerraram sua passagem pelo clube espanhol. No Milan, ele só se destacou na segunda temporada, quando teve lampejos do futebol que demonstrava na época em que foi eleito melhor do mundo.

Para mim ele é indiscutível, o melhor de todos os tempos
Réver
 
A volta ao Brasil foi confusa. O Flamengo venceu uma disputa cheia de idas e vindas com Palmeiras e Grêmio, que organizou até festa em seu antigo estádio para apresentar o jogador.
Mas após um ano e meio, e alegando salários atrasados, Ronaldinho rompeu seu contrato e acertou com o Galo, onde, definitivamente, voltou a sorrir e conquistou a idolatria da torcida e dos companheiros.

- Para mim ele é indiscutível, o melhor de todos os tempos. Ele faz com que o adversário se amedronte e fique preocupado com ele. Isso abre espaço para outros jogadores fazerem diferença. Todo mundo precisa ter atenção com ele - afirmou o zagueiro Réver.

Reverenciado, o camisa 10 chega ao Marrocos com a chance de, mais uma vez num Mundial de Clubes, fechar com chave de ouro sua volta por cima. Nas ruas do país, só se fala nele. Alguns nem sabem quais os times que vão se enfrentar, mas sabem que Ronaldinho está no país. Um movimento semelhante ao que ocorreu na África do Sul, quando a população local não se conformava com a ausência do craque na lista de Dunga para a Copa do Mundo.

ronaldinho gaucho atletico-mg marrocos mundial (Foto: Alexandre Alliatti) 
Ronaldinho Gaúcho é a grande esperança atleticana na busca 
pelo título inédito no Marrocos (Foto: Alexandre Alliatti)

Mas, pelo menos até agora, Ronaldinho tem respondido ao carinho com silêncio. Na única vez em que a delegação do Atlético saiu para conhecer pontos de Marrakesh, ele não foi. O clube alegou que sua presença tornaria impossível o passeio por conta do assédio. Nas zonas mistas (momento em que os jogadores podem ser abordados por jornalistas) organizadas antes dos treinos, ele passa pelo corredor sem dar entrevistas.
 
A expectativa é que o jogador ainda conceda uma coletiva durante o Mundial. Por enquanto, sua única manifestação tem sido dentro de campo, onde, recuperado de lesão na coxa esquerda, tem animado a todos.

 - Tenho certeza de que vai ser o campeonato do Ronaldinho. Ele está focado e concentrado. Percebemos nos treinos sua vontade de ser o protagonista da competição. Ele será fundamental na nossa ambição de conquistar o título - acredita o goleiro Victor.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/atletico-mg/noticia/2013/12/ronaldinho-volta-disputar-torneio-da-fifa-sete-anos-apos-frustracoes.html
 

Nenhum comentário: