sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Com brasileiro 'intruso', Croácia terá reencontro com o Brasil em abertura

Europeus perderam para Kaká, Ronaldo e companhia no primeiro jogo do Grupo F em 2006. Modric e Mandzukic, craques da geração, são amigos de Marcelo e Dante

Por Rio de Janeiro


Eduardo da Silva é brasileiro de sangue e origem. Torcedor do Vasco, o menino da Vila Kennedy, no Rio de Janeiro, mudou-se ainda na adolescência para a Croácia, descoberto por um grupo de olheiros do Dínamo Zagreb. Naturalizou-se e acabou convocado para a seleção. Por obra do destino, terá a oportunidade de enfrentar o seu país natal pela primeira vez na abertura da Copa do Mundo de 2014, na Arena Corinthians, no dia 12 de junho.

Eduardo ainda não havia chegado ao time principal em 2006 e acompanhou a vitória de Kaká, Ronaldo e companhia pela televisão, por 1 a 0, com golaço do craque do Milan (veja acima). Foi o último jogo entre as duas seleções, o único em Copas do Mundo - e o primeiro do Grupo F naquela ocasião. Ele terá boas chances de ser titular, já que o centroavante Mario Mandzukic, do Bayern de Munique, acabou expulso no último jogo da repescagem e será desfalque certo na estreia.

Mandzukic expulso Croácia (Foto: Getty Images) 
Mario Mandzukic foi expulso no último jogo da Croácia nas 
eliminatórias e não pegará o Brasil (Foto: Getty Images)


Outra coincidência liga Brasil e Croácia. Os dois maiores jogadores da atual geração dos europeus, o próprio Mandzukic, e Luka Modric, do Real Madrid, são grandes amigos de dois brasileiros em seus clubes: o atacante se dá bem com o zagueiro Dante, enquanto o lateral-esquerdo Marcelo é um dos parceiros do meio-campista. As brincadeiras e provocações, inclusive, já devem ter começado.

Comandada por Niko Kovac, a Croácia precisou da repescagem para garantir a sua vaga. O sorteio foi amigável e colocou a Islândia no caminho dos ex-iuguslavos, mas ainda assim foram necessários um empate e uma vitória apertada. O time ficou em segundo no Grupo A, atrás da Bélgica, e apresentou por vezes um futebol instável, com uma defesa insegura.



Veja como foi a campanha da Croácia nas eliminatórias:
12 jogos
6 vitórias
3 empates
3 derrotas
14 gols pró
9 gols contra

Última Copa do Mundo (2006):
Croácia 0 x 1 Brasil
Croácia 0 x 0 Japão
Croácia 2 x 2 Austrália

Retrospecto contra o Brasil em Copas:
13/06/2006 - Brasil 1 x 0 Croácia


eduardo da Silva gol Croácia (Foto: Reuters) 
Eduardo da Silva é carioca e defende a Croácia 
(Foto: Reuters)

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/noticia/2013/12/com-brasileiro-intruso-croacia-tera-reencontro-com-o-brasil-em-abertura.html

Nenhum comentário: