segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Na primeiro partida sem treinador, Federer estreia com vitória na Basileia

Suíço sofre quebra com dupla falta e apresenta baixo aproveitamento de segundo serviço no primeiro set, mas avança com tranquilidade às oitavas

Por Basileia, Suíça e Valência, Espanha

tênis roger federer basileia (Foto: AFP) 
Em casa, Federer tenta abrir vantagem para
concorrentes para o ATP Finals (Foto: AFP)
 
Roger Federer fez nesta segunda-feira a primeira partida sem o comando do treinador americano Paul Annacone, com quem rompeu uma parceria que durava três anos. E, apesar de poucas falhas bobas, saiu de quadra com a vitória, na estreia no ATP 500 da Basileia, na Suíça. Com as parciais de 6/4 e 6/2, em 1h11m, o número 6 do mundo derrotou o francês Adrian Mannarino (#62) e se classificou para as oitavas de final. O uzbeque Denis Istomin (#48) ou o argentino Horacio Zeballos (#51), que se enfrentam nesta terça, será o próximo adversário do tenista da casa.
Federer teve uma estreia tranquila, salvo alguns deslizes. O ex-líder do ranking começou a partida quebrando o saque de Mannarino, mas permitiu o empate em 2/2 ao cometer uma dupla falta. O suíço se recuperou, se impôs com belas jogadas, conquistou uma segunda quebra e fechou o primeiro set, onde teve um aproveitamento de apenas 50% nos pontos de segundo serviço.

Na segunda parcial, a tarefa foi um pouco mais fácil. O francês vendeu duro uma quebra após ter defendido o saque com sucesso duas vezes, lutando bastante contra o ex-número 1. Mesmo com o esforço do adversário, o suíço o quebrou duas vezes seguidas e garantiu a classificação.

Federer tem a chance de, na Basileia, construir uma boa vantagem na corrida para o ATP Finals. Atual oitavo melhor tenista da temporada (e sétimo na zona de classificação, devido ao abandono de Andy Murray), o suíço tem 90 pontos de frente para o francês Jo-Wilfried Tsonga, primeiro tenista fora do G-8 e que não está em ação nesta semana para não forçar o joelho esquerdo, recém-recuperado de lesão. A vitória na estreia rende mais 45 pontos para o ex-número 1 do mundo, que pode chegar à soma de 500 se for campeão em casa.
Soares vence em Valência

Segunda melhor dupla da temporada e já garantida no ATP Finals, Bruno Soares e Alexander Peya deixaram para trás a eliminação nas quartas de final no ATP 250 de Viena, na semana passada. Na estreia no ATP 500 de Valência, na Espanha, nesta segunda-feira, o brasileiro e o austríaco venceram por 2 sets a 0, parciais de 6/4 e 7/6(2), os espanhóis Pablo Andujar e Guillermo Garcia-Loprez.

- Bela estreia aqui (em Valência). Jogo duro contra dois caras muito sólidos. Feliz com mais uma vitória e cada dia que passa jogando melhor - comemorou o brasileiro, no Twitter.

Atuais campeões do torneio, Soares e Peya estão a três vitórias de defender com sucesso o título.
 Nas quartas de final, eles pegam ou os alemães Philipp Kohlschreiber e Florian Mayer ou o americano John Isner e o espanhol Feliciano López, que se enfrentam na tarde desta segunda.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/10/na-primeiro-partida-sem-treinador-federer-estreia-com-vitoria-na-basileia.html

Nenhum comentário: