domingo, 29 de setembro de 2013

Luxa comemora, mas pede calma ao Flu: 'Temos que recuperar o prejuízo'

Treinador comenta série invicta do Tricolor, cita alto aproveitamento da equipe no segundo turno e ressalta poder de reação após nova virada

Por Goiânia


Já são sete jogos sem perder. Neste sábado, o Fluminense deu sequência à sua arrancada no Campeonato Brasileiro com a vitória por 2 a 1 sobre o Goiás, no Serra Dourada. O resultado levou o Tricolor do 13º ao sexto lugar na classificação - pelo menos até os jogos deste domingo - e animou o técnico Vanderlei Luxemburgo. O comandante, porém, também pediu calma e lembrou que a luta ainda é para 'sair da confusão'.

- Nosso objetivo é sair da confusão. Temos que dar um passo de cada vez. Não dá para dar um salto maior do que a perna. Teremos quatro jogos complicados, dois clássicos. É importante somar pontos. Nossa campanha no segundo turno é de time que briga por título e Libertadores. Mas nosso primeiro turno foi fraco, e ainda temos que recuperar o prejuízo - resumiu o treinador tricolor, referindo-se aos próximos adversários no Brasileiro: Botafogo, Inter, Vasco e Grêmio.

Após a vitória, a delegação do Fluminense retorna ao Rio na manhã de domingo e se reapresenta na próxima segunda-feira nas Laranjeiras. O Tricolor volta a campo na quarta para disputar o clássico contra o Botafogo, às 21h (de Brasília), no Maracanã.

Confira os outros trechos da entrevista de Vanderlei Luxemburgo:

VITÓRIA FORA DE CASA
Foi importante para as nossas pretensões, para sair de perto da parte de baixo da tabela. No primeiro tempo, mesmo com a desvantagem, o Goiás teve apenas duas chances de gol. Tivemos o domínio na etapa inicial, apesar de que com pouca contundência. Foi mais territorial. Estávamos atrás do contra-ataque. No segundo tempo eu tive que ser mais agressivo. Por causa do calendário, o Goiás estava bem cansado. Exausto com os jogos seguidos. Na quarta-feira venceu o Vasco. Por isso tentamos aproveitar a semana livre e explorar o desgaste do adversário. Coloquei o Felipe porque senti que ia abrir mais espaço para as metidas de bola. Era uma chance de contra-ataque. Foi uma vitória importante. Agora temos o clássico na quarta-feira.


ATUAÇÃO
Estávamos bem no jogo até mesmo quando saiu o gol do Goiás. Mudei o time para dar mais qualidade ao meio-campo. Comecei com três volantes para explorar o contra-ataque. No segundo tempo coloquei o Eduardo e recuei o Jean. Depois arrisquei com a entrada do Felipe. Pena que perdemos nossos dois laterais. O Bruno, além do cartão, sentiu um desconforto na coxa. Julião também está suspenso. Agora vamos pensar na melhor opção para quarta-feira.


Luxemburgo jogo Fluminense e Goiás (Foto: Nelson Perez / Fluminense. F.C.)Luxemburgo gesticula à beira do campo no jogo contra o Goiás (Foto: Nelson Perez / Fluminense. F.C.)

SAIR ATRÁS DO PLACAR
Tem gente que só procura defeito nas coisas. Eu acho que podemos olhar como uma virtude. Conseguimos a virada outra vez. Mostra que estamos no caminho certo, com o time equilibrado emocionalmente. Isso não me preocupa. É claro que gostaria de sair sempre na frente, mas vejo como uma virtude. Mostra a capacidade de reação do Fluminense, o que é importante em um campeonato importante como o Brasileirão. Conseguimos virar até mesmo fora de casa, e isso é muito bom.


RECLAMAÇÕES DE ENDERSON MOREIRA
O que o Enderson tem que me colocar nisso ai? (o técnico do Goiás reclamou de um suposto pênalti de Leandro Euzébio em Walter e disse que os árbitros tem medo de Luxemburgo) Não tenho nada a ver com isso. É um problema dele. Quando eu tenho que discutir, eu mesmo discuto.


Estamos com o elenco na conta do chá, usando muito a garotada e apostando na renovação. O Fluminense está tendo um campeonato difícil, mas o
segundo turno condiz com a grandeza do clube."
Vanderlei Luxemburgo

VAGA PARA A LIBERTADORES
Não falei isso. Disse que no segundo turno estamos com um percentual de quem busca o título ou a Libertadores. Mas tivemos o problema do primeiro turno. Se você juntar tudo, ainda estamos devendo. Não estou pensando em Libertadores agora. Nosso aproveitamento está bom e temos que continuar a recuperação para sair da confusão. O importante é sair desse bolo primeiro.


PROBLEMAS NA ESCALAÇÃO
Recuperamos bem no segundo tempo o que fizemos de ruim na etapa inicial. Esse é o Fluminense. Estamos com muitas dificuldades. É só olhar o caso desse jogo. Eu treinei com o Wagner, e ele foi vetado. Depois trabalhei com o Felipe, ele sentiu um incômodo e também não pode começar jogando. Preferi não arriscar para tê-lo por 15, 20 minutos no segundo tempo. Entrei com o Diguinho e mudei a estrutura tática. Estamos com o elenco na conta do chá, usando muito a garotada e apostando na renovação. O Fluminense está tendo um campeonato difícil, mas o segundo turno condiz com a grandeza do clube.


FELIPE E JEAN
O Felipe até aguentaria jogar os 90 minutos se não tivesse com o desconforto na coxa. Mas ele está sendo muito útil e sabe disso. Estou usando esse lado psicológico também, o deixando confortável sempre. Mas se eu precisar, ele pode ser titular a qualquer momento. Já o Jean tem uma condição física privilegiada. Ele sentiu a falta de ritmo, o que é normal. Mas a tendência é voltar a jogar o futebol que conhecemos.


Clique aqui e veja mais vídeos do Fluminense

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/fluminense/noticia/2013/09/luxa-comemora-mas-pede-calma-ao-flu-temos-que-recuperar-o-prejuizo.html

Nenhum comentário: