terça-feira, 13 de agosto de 2013

Vettel elege McLaren de Senna como seu carro favorito e lista os 10 mais

Além do modelo com o qual o brasileiro correu em 1993, bólidos de Fangio, Fittipaldi e Piquet também são escolhidos como os melhores pelo campeão

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Em meio às férias da Fórmula 1, o tricampeão Sebastian Vettel listou os10 melhores carros do esporte na sua opinião. Segundo o jornal alemão “Sport Bild”, o piloto da RBR votou na McLaren MP4-8, com a qual Ayrton Senna correu em 1993, como o seu favorito. Confira quais os outros bólidos que o atual campeão escolheu.

1. McLaren MP4-8, 1993
- Absolutamente meu carro favorito. Foi o primeiro que tive em modelo de escala. Não era o melhor carro, mas ainda assim Senna conseguiu triunfar em cinco corridas. Com a MP4-8, Ayrton venceu em Interlagos, Donington, Monte Carlo, Suzuka e Adelaide, mas perdeu o título para Alain Prost da Williams.

Ayrton Senna McLaren 1993 Monte Carlo (Foto: Getty Images) 
Ayrton Senna na McLaren MP4-8 em Monte Carlo, em 1993 (Foto: Getty Images)
 
2. Red Bull RB6, 2010
- Este carro era uma máquina, o melhor do ano. Se não tivéssemos conquistado o título, teria sido uma grande decepção. Com seu primeiro triunfo no Mundial, Vettel se tornou o campeão mais jovem da história da Fórmula 1, superando Lewis Hamilton.
RBR RB6 com a qual Vettel conquistou seu primeiro título  (Foto: Getty Images) 
RBR RB6 com a qual Vettel conquistou seu primeiro título (Foto: Getty Images)
 
3. Red Bull RB7, 2011
- O carro com o qual ganhei meu segundo título. Era completo: confiável e rápido em todos os circuitos. Com 19 provas, Vettel subiu 17 vezes no pódio. Ele venceu 11 vezes, chegou em segundo em cinco oportunidaes e uma em terceiro.

RBR RB7 do segundo título de Sebastian Vettel (Foto: Getty Images)Visualmente, o RB7 pouco difere do seu antecessor (Foto: Getty Images)
 
4. Brabham BT46B, 1978
- O carro de Niki Lauda que possuía um ventilador gigante na traseira. Após a vitória na Suécia ele foi banido. A Brabham BT46B correu pela primeira vez no GP da Suécia, em 1978. Provocou muitos debates por causa da hélice na traseira antes de ser banido.

Brabham BT46B ficou conhecido pelo enorme ventilador na traseira, mas acabou banido (Foto: Getty Images) 
Brabham BT46B ficou conhecido pelo enorme ventilador na traseira, mas acabou banido (Foto: Getty Images)
 
5. Lotus 72, 1970
- Lindo, mas trágico. Jochen Rindt se tornou Campeão Mundial com este carro, mas ele bateu durante um treino em Monza. A Lotus 72 foi usada, com algumas variações, entre 1970 até 1975, ganhando dois títulos no Mundial de Pilotos e três no Mundial de Construtores. Além de Rindt, Emerson Fittipaldi conquistou o título com este carro, em 1972.

Emerson Fittipaldi pilota a Lotus (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com) 
Emerson Fittipaldi pilota a Lotus 72 (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
 
6. Ferrari F2002, 2002
- Esta Ferrari era uma vencedora nata. Michael Schumacher parecia brincar com a competição. Não assusta que já fosse campeão antecipado na França. A F2002 foi lançada na terceira prova de 2002 e usada até a quarta corrida do ano seguinte. Das 19 provas, o carro triunfou em 15.

Ferrari F2002 de Michael Schumacher (Foto: Getty Images) 
Ferrari F2002 de Michael Schumacher (Foto: Getty Images)
 
7. McLaren MP4-13, 1998
- Este carro correu com pneus que ainda tinham os sulcos, então eu me lembro bem. Era um design muito bonito do Adrian Newey e parecia vestir Mika Hakkinen como uma luva. O finlandês venceu oito vezes com o MP4-13 ao longo de 1998, culminando com a primeiro de dois títulos mundiais.

McLaren MP4-13 com a qual Hakkinen foi campeão mundial (Foto: Divulgação/Facebook) 
McLaren MP4-13 com a qual Hakkinen foi campeão mundial (Foto: Divulgação/Facebook)
 
8. Williams FW14, 1992
- Mais um carro fantastico do Newey. Nigel Mansell foi um campeão dominador. Creio que o modelo, que tinha suspensão ativa, andava como se estivesse em sobre trilhos. O britânico venceu nove corridas com o FW14, terminando 52 pontos à frente do companheiro, Riccardo Patrese.

Ayrton Senna pega a famosa carona com Nigel Mansell no GP da Inglaterra de 1991 (Foto: Getty Images) 
Senna pega a famosa carona com Nigel Mansell no GP da Inglaterra de 1991 na FW14 (Foto: Getty Images)
 
9. Mercedes W196, 1954
- Uma lenda com o qual a Mercedes voltou a correr na Fórmula 1. Juan Manuel Fangio foi, naturalmente, o campeão daquele ano. Fangio venceu seis corridas, das nove, em 1954. No ano seguinte, o ídolo argentino conquistaria mais um título com o mesmo carro.

carro Fangio mais caro (Foto: Reprodução / Twitter) 
A Mercede de Juan Manuel Fangio (Foto: Reprodução / Twitter)
 
10. Brabham BT52B, 1983
- Este carro deu à BMW o último título, com Nelson Piquet. Era dito que o carro tinha mais do que 1500 cv de potência, fazendo dele um foguete. Eu adoraria tê-lo pilotado. Piquet venceu Prost para conquistar o título de 1983 por apenas dois pontos.


Nelson Piquet Brabham BT52 (Foto: Getty Images) 
Nelson Piquet e a Brabham BT52 (Foto: Getty Images)
 
FONTE:
 

Nenhum comentário: