terça-feira, 13 de agosto de 2013

Trapalhadas na largada e na chegada marcam a final da marcha atlética

Campeã Lashmanova se confunde no fim e, por pouco, não deixa o título escapar. Sokolova também se atrapalha, erra direção e é desclassificada

Por GLOBOESPORTE.COM Moscou

Os últimos 400 metros da prova de 20km da marcha atlética do Mundial de Moscou, nesta terça-feira, foram marcados por situações inusitadas. Duas atletas russas pareciam perdidas na reta final do percurso. Grande favorita ao ouro, a líder Elena Lashmanova se confundiu na chegada, parou de marchar achando que a prova já havia acabado e quase deixou o título escapar de suas mãos. Sokolova, que vinha na terceira colocação, também se enganou, mas não teve a mesma sorte que a compatriota. A russa errou a direção e acabou sendo desclassificada, deixando a medalha de bronze para a chinesa Hong Liu.

A largada também foi marcada por trapalhadas. A sul-coreana Jeongeun Jeon tropeçou, foi ao chão e quase derrubou as concorrentes que corriam junto no pelotão inicial.

Elena Lashmanova marcha atlética mundial de atletismo (Foto: Agência AP) 
Lashmanova vence, mas quase é ultrapassada pela compatriota na chegada (Foto: Agência AP)
 
Sem direção na reta final, e ouro quase escapa

Elena Lashmanova marcha atlética mundial de atletismo (Foto: Agência AFP) 
Lashmanova não acredita nas trapalhadas nareta final da marcha (Foto: Agência AFP)
 
Atual campeã olímpica e recordista mundial da prova, Lashmanova liderou quase todo o percurso. Mas, quando entrou no Estádio Olímpico de Moscou, faltando apenas 400 metros para o fim, se atrapalhou. Primeiro, a atleta errou a linha de chegada. Quando olhou para trás e percebeu que a rival continuava marchando, deu meia volta e retomou o ritmo. Depois de contornar o estádio, mais uma vez se confundiu nos últimos metros e, por pouco, não foi ultrapassada pela compatriota Anisya Kirdyapkina. Já a russa Sokolova não teve a mesma sorte e foi eliminada. Ela também confundiu o local da chegada, começou a andar em outra direção e, quando percebeu o equívoco, já era tarde.

Na marcha atlética, o atleta tem que sempre manter pelo menos um dos pés em contato com o chão.
Apesar da confusão, Elena Lashmanova cruzou em primeiro com o 1h27m08s e ficou com a medalha de ouro, seguida pela russa Kirdyapkina, em 1h27m11s, que terminou com a prata. O bronze foi para a chinesa Hong Liu, com 1h28m10s.

A cansativa prova também foi marcada por quedas. Na largada, a coreana Jeongeun Jeon tropeçou nas outras participantes e caiu. Na chegada, a tcheca Drahotova, que chegou a brigar pela liderança, desabou no chão de tanto cansaço depois de cruzar a linha e precisou de atendimento médico.

 
 
Sul-coreana tropeça, cai na largada e quse derruba as rivais no pelotão

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/atletismo/noticia/2013/08/atrapalhadas-na-chegada-marcam-final-da-marcha-atletica-em-moscou.html

Nenhum comentário: