sexta-feira, 12 de julho de 2013

Lista reúne nove gordinhos que escreveram o nome no esporte

Longe do padrão de beleza atlética consagrado pelo pódio e
pela publicidade, personagens colecionaram títulos e vitórias

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
 
Mais alto, mais forte e... Mais gordinho? A silhueta de alguns atletas subverte o lema olímpico Citius, Altius, Fortius ("O mais rápido, o mais alto, o mais forte"). Eles batem recordes, levantam taças e fazem gols ao mesmo tempo que contradizem o ideal de beleza consagrado pelo pódio, pela publicidade e por academias de ginástica. De Maradona à francesa Marion Bartoli, mais recente campeã de Wimbledon, relembre gordinhos que deixaram a sua marca no esporte.

1. Q.I. DE EINSTEIN
A francesa Marion Bartoli brilhou num esporte que tem a russa Maria Sharapova como o maior exemplo de beleza. Ela surpreendeu o mundo do tênis ao ganhar seu primeiro Grand Slam sem perder um set sequer. Com o troféu na mão, explicou como, com um QI de gênios, despreza os padrões: "Não sou loura, tudo bem. Isso é um fato. Se eu sonhei com um contrato de modelo? Não, me desculpe".

Marion Bartoli Andy Murray Wimbledon tênis (Foto: Getty Images) 
Marion Bartoli e Andy Murray celebram suas conquistas em Wimbledon (Foto: Getty Images)
 
2. EL BÁLON DE ORO?
 Com 1,65m de altura, Maradona enfrentou um fim de carreira melancólico, com abuso de drogas e aumento de peso que o levou, ainda como jogador, aos 86 quilos. Durante a Copa de 1994, Don Diego conseguiu perder 13 quilos em poucos dias ao utilizar efedrina, substância ilícita detectada num exame antidoping que apressou a sua aposentadoria dos gramados. Em 2005, o craque chegou a incríveis 120 quilos e, após vários problemas de saúde, recorreu a uma cirurgia para redução de estômago. Com "modestos" 75 quilos e alguns cabelos brancos, Dieguito é o atual técnico da seleção iraquiana de futebol.
 
Maradona jogo Argentina (Foto: Getty Images) 
Maradona exibiu seus quilinhos em alguns jogos da Argentina (Foto: Getty Images)
 
3. 'FOFÔMENO'
Se você pudesse resumir Ronaldo em uma única palavra, qual seria? Que tal "fartura"? Maior artilheiro da história das Copas, o Fenômeno é dado a exageros. Foi eleito três vezes o  melhor jogador do mundo (1996, 1997 e 2002), ganhou 20 títulos em quatro países diferentes, marcou 548 gols na carreira, namorou inúmeras beldades e também cometeu excessos com a balança. Diagnosticado com hipotiroidismo após ser contratado pelo Milan em 2007, ele conviveu com críticas constantes sobre sua forma física até os últimos momentos com a camisa do Corinthians, em 2011. No ano seguinte, bateu uma ambiciosa meta de saúde no "Medida Certa", quadro do "Fantástico", ao atingir 101,05 quilos. Antes, inspirou personagem no Casseta & Planeta, vivido pelo próprio Bussunda.

Ronaldo treino Corinthians (Foto: Agência Estado) 
Ronaldo sobre com o calor e com seu peso em treino do Corinthians (Foto: Agência Estado)
 
4. MAIS PESADO DA HISTÓRIA?
Quatro vezes campeão da NBA, Shaquille O'Neal é um dos mais pesados jogadores a terem pisado numa quadra de basquete. Na estatísticas oficiais, o pivô mede 2,16m e pesava 147kg. Mas Kobe Bryant, com quem Shaq dividiu três títulos seguidos no Los Angeles Lakers, garante que o pivô voltava cada vez mais pesado das férias. Há quem aposte que o jogador chegou a ultrapassar a barreira dos 180 quilos. Ele protagonizou um reality show em que desafiava crianças a perder peso.
Shaquille O'Neal e seus muitos quilos a mais quando defendeu o Cleveland (Foto: Getty Images)

5. BALEIA, NÃO. HEROÍNA OLÍMPICA
A australiana Leisel Jones ganhou nove medalhas (três de ouro) ao longo de quatro edições dos Jogos, mas em Londres, ano passado, foi alvo de manchetes maldosas no seu país. "Será que que ela vai caber no maiô?", perguntava um jornal. Para o fã casual, Leisel, uma heroína olímpica, não ficou imortalizada como uma das maiores nadadoras de peito da história, mas como a "baleia australiana". A ministra de esporte da Austrália saiu em defesa da campeã.

Leisel Jones nadadora da Austrália (Foto: Getty Images) 
Leisel nos Jogos de Londres  (Foto: Getty Images)
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

6. TALENTO FORA DO PADRÃO
Desde que apareceu no vôlei, Suelen Fernanda Santana Pinto chamou atenção. Não apenas pela qualidade do passe, característica fundamental para sua posição em quadra, mas também por sua silhueta. De acordo com a CBV, a líbero Suelen mede 1,70m e pesa 89 quilos. Ela sempre conviveu com perguntas sobre seu peso e nunca se deixou abater com isso.
Terceira atleta mais eficiente no passe em toda Superliga feminina na última temporada, Suelen – que recebeu orientação do seu então time, o Campinas, para não falar mais sobre sua forma física – calou a boca de seus críticos em maio, quando foi convocada pelo técnico Zé Roberto para a seleção brasileira. Na próxima Superliga, ela vai defender o Sesi-SP.

Suelen líbero Campinas (Foto: Suelen ensaio Campinas) 
Suelen em ação durante a Superliga (Foto: Suelen ensaio Campinas)
 
7. IMORTAL RECHONCHUDO
Salvador Cabanãs está mais magro hoje do que quando foi carrasco de Flamengo e Santos, na Taça Libertadores de 2008. A silhueta mais fina é resultado da rotina de exercícios e fisioterapia que teve de seguir para recuperar os movimentos após levar um tiro na cabeça. Até hoje, a bala ainda está alojada na base do cerébro. Entre as sequelas, ele não se lembra dos 50 mil corações que partiu no Maracanã, onde fez dois gols na vitória por 3 a 0 do América do México sobre o Flamengo, eliminando a equipe carioca. É herói nacional no Paraguai.

Salvador Cabañas no amistoso do América do México contra o Paraguai (Foto: Reuters) 
Cabañas, carrasco de brasileiros (Foto: Reuters)
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

8. COLECIONADOR DE GOLAÇOS, POLÊMICAS E QUILINHOS

O polêmico José Ferreira Neto, ou simplesmente Neto, marcou época no Corinthians dos anos 90. Exímio cobrador de faltas, o canhoto da camisa 10 alvinegra colecionou golaços, desafetos e quilinhos a mais ao longo da carreira. Ansioso, descontava as angústias na comida, comportamento que rendeu lendária história na época de jogador: o consumo de fastfood durante as concentrações, o que acabou rendendo o maldoso apelido de "bacon boy". Em 2011, foi mais um a aderir a cirurgia de redução do estômago, o que possibilitou a participação numa maratona em São Paulo. Após o feito, comemorou nas redes sociais: “Corri neste domingo. Fiz um tempo bom, apesar do tornozelo baleado. Obrigado!”

Neto Corinthians (Foto: Gazeta Press) 
Neto teve problemas com peso durante a carreira (Foto: Gazeta Press)
 

9. O TANQUE DO OCTÓGONO
Poucos apelidos traduzem tão bem o lutador David Lee Abbott quanto "Tank". Inspirado em um personagem de Clint Eastwood chamado Tank Murdock, o americano era a encarnação do lutador de tela de cinema: cabeça raspada, cara de malvado, barba mal feita e 116 quilos que lhe conferiam um aspecto aterrorizante quando subia no octógono. Apesar da aparência e do peso, a carreira como lutador de UFC renderia baixa bilheteria: foram 15 derrotas e apenas dez vitórias.

Tank Abbott luta MMA (Foto: Reprodução / Sherdog.com)Tank em ação (Foto: Reprodução / Sherdog.com)
 

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/listas/noticia/2013/07/lista-reune-nove-gordinhos-que-escreveram-o-nome-no-esporte.html

Nenhum comentário: